Delegacia do Turista e Procon ampliarão atendimento na Copa

A Delegacia de Polícia do Turista (DPTUR), que há 3 anos está instalada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, irá ampliar seu atendimento durante a Copa do Mundo 2014.

Encontro também definiu um serviço volante em hotéis e pontos turísticos












A Delegacia de Polícia do Turista (DPTUR), que há 3 anos está instalada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, irá ampliar seu atendimento durante a Copa do Mundo 2014. Com equipes itinerantes, estará presente na Estação Rodoviária de Porto Alegre, no estádio Beira-Rio em dias de jogos, na área da fan fest, na praça de serviços do chamado Caminho do Gol (entre Centro Histórico e o estádio da Copa), na Arena do Grêmio, que será campo de treinamento, e no hotel Vila Ventura, em Viamão, onde estará baseada a seleção do Equador. Além disso, haverá um serviço volante em hotéis e pontos turísticos da cidade. 

A informação foi dada aos integrantes da Câmara Temática Turismo e Hotelaria Copa 2014, que se reuniu nesta quinta-feira, 27, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), pela titular da DPTUR, delegada Camila Defáveri. “A segurança é um fator de grande valor para o turista quando ele escolhe o destino”, ponderou a delegada. Coordenador da reunião, o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, reforçou a importância de a DPTUR estar também no Acampamento Farroupilha que terá edição extraordinária durante o Mundial. “Este será um espaço de forte atração de turistas e a presença da delegacia será um suporte fundamental”, afirmou.

A pauta do encontro contemplou também as ações preparadas pelo Procon de Porto Alegre para a Copa. A representante do órgão, Regina Barcelos, adiantou que a atual equipe de fiscais será duplicada, de 12 para 24 agentes. Além do site e da sede do órgão localizada na rua dos Andradas, o turista poderá procurar pelo serviço na unidade móvel que ficará estacionada a 2 quilômetros do estádio Beira-Rio nos dias em que houver jogos na capital. Neste local, o atendimento será feito por 12 fiscais, três advogados e 34 estagiários.

Cama & Café - Espaço de troca de informações sobre os projetos em andamento por diferentes entidades e segmentos do trade, a reunião ainda serviu para que a presidente da Associação Brasileira de Bacharéis, Profissionais e Estudantes de Turismo (ABBTUR-RS), Rita Michelon, apresentasse aos dirigentes de entidades, empresários e profissionais de turismo que integram o colegiado a modalidade de hospedagem alternativa Bed & Breakfast (Cama e Café) que passa a diversificar a oferta de leitos em Porto Alegre.

Comum na Europa e Estados Unidos, o novo segmento tem potencial para gerar renda em um novo segmento de atividade turística na cidade. A modalidade é procurada por turistas que abrem mão da gama de serviços de um hotel para se hospedar na casa de moradores, encontrar um clima familiar, espaço para trocas culturais e diárias com preços menores que incluam apenas os serviços de café da manhã e limpeza. “O conceito é que o turista se sinta em casa, conheça a cidade e a cultura local a partir da convivência com pessoas que residem no lugar”, explicou Rita, ressaltando que o proprietário do imóvel interessado em hospedar visitantes deve residir na casa ou apartamento e participar de oficinas de capacitação para melhor cumprir seu papel de anfitrião.

Lançado em 13 de fevereiro a partir da parceria estabelecida entre a SMTUR e a ABBTUR-RS, o Cama & Café já conta com 50 residências pré-cadastradas, 10 em fase de aprovação por técnicos da empresa Noratur, parceira do programa, e duas já oferecidas como hospedagem no site da Bed & Breakfast Brasil (B&B Brasil) que atua neste segmento há 5 anos em 17 estados. O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS), Abdon Barretto Filho, considerou “bem-vinda” a diversificação da oferta de hospedagem, mas manifestou preocupação de que o novo segmento gere uma concorrência “desigual” especialmente com os pequenos hotéis. “Os hotéis pagam impostos, por isso entendemos que a modalidade Cama & Café deve atuar no mercado com isonomia em relação a eles”, afirmou.

O enquadramento da modalidade Cama & Café assim como a dos hostels como atividades econômicas no município, visando ao seu licenciamento com base no Sistema Brasileiro de Classificação Hoteleira, já vem sendo tratado pela SMTUR desde o ano passado em um processo encaminhado junto à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic).

Fonte: Secretaria de Turismo de Porto Alegre