Equador deverá fazer amistoso em Porto Alegre durante a Copa

O Equador deverá fazer pelo menos um amistoso em Porto Alegre, entre o segundo e o terceiro jogo da Copa (15 e 20/06).
Assinatura do Convênio entre a Federação Equatoriana de Futebol, Município de Viamão e Hotel Villa Ventura



O prefeito José Fortunati, acompanhado dos secretários da Copa, João Bosco Vaz, e do Turismo, Luiz Fernando Moraes, participou nesta quarta-feira, 15, da solenidade de assinatura do convênio entre a prefeitura de Viamão, o Hotel Vila Ventura e a seleção do Equador. O ato foi realizado no restaurante do próprio hotel, definindo oficialmente o empreendimento como Centro de Treinamento da Seleção do Equador durante a Copa do Mundo Fifa 2014. 

Antes da cerimônia, Fortunati se reuniu com o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, e o cônsul do Equador, Fernando Quintana. Participaram da cerimônia, também, o presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Luis Chiriboga, e o treinador da seleção, Reinaldo Rueda, colombiano com passagens pelas seleções da Colômbia (2003) e de Honduras (2006), entre outras autoridades do país. (fotos) (vídeo)

Luis Chiriboga havia anunciado no dia 7 de janeiro a decisão de concentrar sua equipe de futebol no Vila Ventura, depois de três visitas ao local para conhecer a estrutura. Ele antecipou, ainda, que o Equador deverá fazer pelo menos um amistoso em Porto Alegre, entre o segundo e o terceiro jogo da Copa (15 e 20/06), possivelmente no dia 17, contra um adversário ainda não definido, como forma de agradecer à capital gaúcha. E confirmou a chegada da delegação ao Estado para o dia 9 de junho.

“Porto Alegre está irmanada a Viamão, no intuito de fazer com que a estada, não apenas da delegação, mas de todos os mais de seis mil turistas equatorianos se sintam em casa. A partir de agora, somos todos La Tri”, afirmou Fortunati, invocando o apelido pelo qual é chamada pela torcida a seleção. O cônsul Fernando Quintana adiantou ao prefeito que, na próxima semana, o embaixador do Equador no Brasil, Eduardo Mora-Anda, virá a Porto Alegre para acertar parcerias turísticas, culurais e econômicas com a cidade.

O Vila Ventura foi uma das instalações selecionadas pela Fifa como Acomodação Oficial para a Copa do Mundo de 2014. Desde o final de 2012, o hotel encontra-se em processo de expansão e melhorias, com obras que abrangem a construção de 78 novos apartamentos – 24 dos quais já estão em prontos desde outubro – além de novos vestiários, salas de apoio e a ampliação de espaços já existentes, como uma sala de imprensa com capacidade para 800 pessoas.

O Vila Ventura já conta com um campo de futebol de medidas oficiais, sendo que um segundo campo está sendo preparado para sob os padrões exigidos pela Fifa. O campo de futebol está com a com a drenagem e irrigação prontas e o gramado será colocado durante o mês de janeiro, já tendo condições de uso a partir de fevereiro.

O Equador está no grupo E, mesmo de França e Honduras que se enfrentam em Porto Alegre, e jogará em Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro.

Domingo 15/06/2014 - 13h - Suíça x Equador (estádio Mané Garrincha - Brasília)

Sexta-feira 20/06/2014 - 19h - Honduras x Equador (Arena da Baixada - Curitiba)

Quarta-feira 25/06/2014 - 17h - Equador x França (Maracanã - Rio de Janeiro)

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre