Estimativas da FBHA apontam que setor de hospedagem terá resultado positivo durante a Copa do Mundo

A ocupação dos estabelecimentos de hospedagem, que abrangem hotéis, pousadas, albergues, pensões e motéis, aponta resultados positivos para o setor nas 12 cidades-sede durante a Copa do Mundo.

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) acredita que o número de quartos ocupados pelos turistas que virão para os dias de jogo alcançou as expectativas dos empresários. De acordo com as estimativas da FBHA, o Rio de Janeiro lidera o ranking com 98% de ocupação, seguido por Recife, com 90%.

A tabulação dos dados pela FBHA considera os períodos de reserva para os dias de jogos, três diárias: a que antecede, o dia da partida de futebol e o dia seguinte. São Paulo, com 65% de ocupação, terá provavelmente um índice menor do que registra nos meses de junho e julho. Durante a Copa, a cidade deixará de receber os eventos e os congressos de negócios que mantêm a boa ocupação da hotelaria.

“Cada cidade-sede tem especificidades que estão determinando o número de reservas. De um modo geral, podemos dizer que a taxa de ocupação é positiva, apesar dos percalços que o setor enfrentou durante a preparação para o Mundial de Futebol, analisa Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

De acordo com Sampaio, em alguns casos a ocupação pode ser considerada muito boa, como Brasília, 70%, já que julho é período de recesso do Congresso Nacional e, consequentemente, os hotéis têm baixas reservas, e também Porto Alegre, com 80%, por causa da proximidade com países da América do Sul a cidade receberá muitos turistas da região, além de ter uma agenda de jogos que desperta grande interesse de torcedores.

Belo Horizonte terá uma taxa de ocupação de 62%; Cuiabá, 65%; Salvador, 68%; Fortaleza, 75%; Natal, 70%; Manaus, 65%, Curitiba, 60%.

A FBHA, com representatividade em âmbito nacional nos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, utilizou como base para a tabulação dos números os dados dos sindicatos patronais filiados à instituição, 66 em todo o País, e também dados dos escritórios regionais da FBHA de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, e ainda da ABIH-SP, ABIH-MG e ABIH-BA.


Fonte: Assessoria