FIFA e governo federal inspecionam a Arena Pantanal.

Estádio de Cuiabá está com mais de 90% da construção finalizada. Previsão de entrega é para o mês de fevereiro.
Arena Pantanal



Uma comitiva formada por integrantes da FIFA, do Comitê Organizador Local (COL) e do governo federal visitou, no fim da tarde desta segunda-feira (20.01), as obras da Arena Pantanal, em Cuiabá. O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, os ex-jogadores Bebeto (membro do COL) e Cafu, o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e o secretário extraordinário da Copa do Mundo em Mato Grosso, Maurício Guimarães, fizeram a inspeção na construção, que está com mais de 90% dos serviços concluídos.

A inspeção faz parte de uma série de visitas a três estádios da Copa do Mundo nesta semana. Na manhã desta segunda-feira, a comitiva esteve na Arena Corinthians, em São Paulo, e seguirá nesta terça-feira (21.01) para a Arena da Baixada, em Curitiba.

Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas no acabamento da cobertura, áreas internas, pavimentação externa, estrutura de tecnologia da informação e instalação das cadeiras. Cerca de 1300 trabalhares atuam no canteiro de obras. A entrega da obra está prevista para o final do mês de fevereiro.

A montagem dos telões da Arena Pantanal teve início no último final de semana. Serão dois placares de alta resolução, com aproximadamente 76 m2 cada, colocados em diagonal atrás dos gols, para que a luz do sol não interfira na qualidade da imagem. Os primeiros dos aproximadamente 42.900 assentos já começaram a ser instalados.

Entrevista coletiva

O legado para a cidade e a situação do gramado foram os principais pontos da entrevista coletiva que a comitiva concedeu após a visita. “Tenho a convicção de que Cuiabá constrói o maior legado entre todas as cidades que receberão jogos da Copa. Entre várias outras, temos as obras do Aeroporto Marechal Rondon, o Corredor Mario Andreazza e o VLT, mesmo que esse seja entregue após o torneio”, disse o ministro Aldo Rebelo. “Este ano, a cidade e o estado serão ainda mais reconhecidos pela sua história, cultura e belezas naturais. Não tenho dúvida de que a Copa será um sucesso aqui”, completou Rebelo.

Comitiva inspeciona o local


O secretário-geral da FIFA falou sobre o prazo de entrega do estádio. “Todos estamos trabalhando para que todas as instalações estejam prontas e em boas condições para a Copa do Mundo. Posso confirmar que quando o estádio é entregue no prazo previsto nos deixa uma situação confortável, mas temos todos de trabalhar juntos neste momento. Aqui em Cuiabá, a previsão de entrega é para o final de fevereiro. Estamos acompanhando as questões do gramado e dos assentos”, afirmou Jérôme Valcke.

Sobre o gramado, o ex-jogador Bebeto ressaltou a importância da qualidade final. “O campo é a coisa mais importante para o jogador. Em três Copas que joguei, a primeira preocupação dos atletas era sempre reconhecer o gramado. Se o campo está bom, evitamos lesões e temos impressão muito boa durante as transmissões pela televisão”, disse Bebeto. “Estaremos em cima para que o gramado esteja em boas condições no prazo correto, já que o estádio está maravilhoso”, completou.

O governador Silval Barbosa também comentou sobre o campo de jogo. “Muita coisa está diferente aqui na arena desde a última visita dessa comitiva, há três meses. Temos quatro empresas trabalhando em conjunto na obra. Uma está concluindo a arena, outra está responsável pelo gramado e outras duas com tecnologia da informação e energia. Fomos atrás do que há de melhor no país na questão do gramado e temos certeza de que a grama da Arena Pantanal e dos dois Centros Oficiais de Treinamento (da Barra do Pari e da Universidade Federal do Mato Grosso) estarão próximas da perfeição”, afirmou Barbosa.

Quatro partidas durante a Copa

Cuiabá receberá seleções de cinco continentes diferentes nas quatro partidas do Mundial. O primeiro duelo na Arena Pantanal será em 13 de junho, entre Chile e Austrália, partida válida pelo Grupo B. O confronto seguinte será no dia 17 de junho, entre Rússia e Coreia do Sul, pelo Grupo H. O terceiro confronto na Arena Pantanal reunirá a Nigéria e a estreante Bósnia-Herzegovina, no dia 21 de junho, pelo Grupo F. Por fim, Cuiabá se despede com o jogo da Colômbia, cabeça de chave do Grupo C, contra o Japão, em 24 de junho.

Fonte: Ministério dos Esportes