Guilherme Paulus avalia o legado da Copa para o turismo brasileiro

Guilherme Paulus: eventos foram antecipados, fortalecendo o 1º. Quadrimestre do ano

O Brasil precisa aprender a gerar retorno, estamos a frente de uma excelente oportunidade. Em relação ao segmento do turismo de eventos, segundo a expertise do empresário, também teve seus benefícios com a Copa. Apesar dos meses de junho e julho terem demonstrado uma queda no movimento em grandes centros como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, o evento serviu para agitar os meses que normalmente seriam de baixa temporada, como janeiro, fevereiro, março e abril. Na opinião de Paulus, o mundial de futebol fez com que grandes eventos fossem antecipados para o primeiro semestre do ano, significando uma melhora favorável de rendimentos nessa época também.

Em recente entrevista com um dos maiores empresários do turismo da América Latina, Guilherme Paulus, que atualmente preside o Conselho da CVC e da GJP Hotels & Resorts, a Copa do Mundo deixará para o Brasil um legado sem precedentes no que se refere à indústria turística. Segundo ele, o País teve uma forte exposição de mídia antes do mundial e vê a importância de sediar o megaevento uma oportunidade ímpar e, ao mesmo tempo, situações que a nação deverá aproveitar neste legado.

Sendo o Brasil um dos países mais favoráveis para a atividade turística ao apresentar tantas cidades históricas e praias paradisíacas como também grandes centros urbanos, Paulus, dono de uma vasta experiência no setor turístico e proprietário da marca hoteleira que conta com 1600 colaboradores em 14 unidades espalhadas pelo País, diz ser uma ocasião favorável ao segmento e salienta a importância de não deixar passar em branco este período e usufruir dos benefícios. O maior legado que a Copa deixará será a visibilidade do País para o mundo: “A FIFA divulgou as cidades-sedes muito antes de o mundial começar, sem dúvida, esse reconhecimento ficará pra sempre. O Brasil precisa, mais do que nunca, aproveitar esta oportunidade e investir no turismo, toda e qualquer cidade possui uma atração turística, é só saber explorar”, comenta.

Levando em consideração a onda de manifestações pela qual o Brasil tem enfrentado, ele opina com tranquilidade: “Assim como na França, Estados Unidos e outros países, os protestos existiram, mas nem por isso a imagem das nações perante o grande evento foi prejudicada”. Ainda segundo ele, os aspectos bons se sobressaíram tirando de foco as manifestações. “Isso ficou internamente, as manifestações não trouxeram um impacto negativo para o País”, comenta.

Ao ser questionado sobre como a Serra Gaúcha deverá explorar essa mídia toda, região na qual o empresário começou a investir nos anos 2000, ele faz uma reflexão e conta que naquela época, Gramado não era bem explorada e três dias eram suficientes para conhecê-la. “Hoje, uma semana é pouco tempo para desfrutar o que a região oferece, pois houve um crescente investimento no turismo como também em infraestruturas”, diz. De acordo com as palavras de Paulus, é evidenciado o que há anos se descobriu em Gramado, que através do turismo, o município evoluiu consideravelmente nos últimos tempos, e não é à toa que hoje é reconhecido como o terceiro destino preferido no país, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, encomendada pelo Ministério do Turismo. Com toda essa evolução não somente na Serra, o empresário visa alcançar 48 hotéis em funcionamento até 2018.

Conforme Paulus, a região deve investir em divulgações e abusar da aparição mundial: “Gramado é uma região com muito potencial, sendo bem trabalhada com diferentes exposições, a demanda se cria automaticamente.” Neste período da Copa do Mundo o município acomodou pelo menos três delegações, sendo elas da Austrália, Honduras e Argélia, com isso, Paulus salienta: “A recepção se tornou possível através da união de agências de viagens, hotéis e companhias aéreas, aproximação necessária para potencializar a promoção do destino”. Ao mesmo tempo, Gramado está cada vez mais se adequando para um melhor atendimento aos visitantes, de acordo com a Secretaria de Turismo, a cidade possui hoje uma rede hoteleira com cerca de 11.500 leitos, 1164 empresas comerciais, 244 indústrias, 140 bares e restaurantes, uma estrutura capaz de atender mais de 10 mil pessoas simultaneamente, números estes que a consolida e a torna reconhecida no exterior atualmente.

Em relação ao segmento do turismo de eventos, segundo a expertise do empresário, também teve seus benefícios com a Copa. Apesar dos meses de junho e julho terem demonstrado uma queda no movimento em grandes centros como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, o evento serviu para agitar os meses que normalmente seriam de baixa temporada, como janeiro, fevereiro, março e abril. Na opinião de Paulus, o mundial de futebol fez com que grandes eventos fossem antecipados para o primeiro semestre do ano, significando uma melhora favorável de rendimentos nessa época também.

A internacionalização do Brasil está mais próxima do que se imaginava, Guilherme Paulus enfatiza a importância das cidades e regiões participarem de feiras de turismo visando negócios e divulgações, bem como, parcerias, ele cita como exemplo o Festuris – Festival de Turismo de Gramado: “É uma feira que reúnem-se principais vendedores de turismo do Brasil e do exterior, facilitando assim uma melhor negociação dos interessados”.

Para finalizar, assim como na África do Sul, a Copa deixou um legado estrutural que alavancou o ânimo socioeconômico dos cidadãos sul-africanos, a mesma oportunidade está batendo na porta dos brasileiros. Segundo Paulus, a hora de agir será após o apito final em 13 de julho, quando o Brasil ficará à espera da repercussão de seu sucesso e reconhecimento, motivados ainda pelas Olimpíadas no Rio em 2016. Oportunidades como essas trazem novas perspectivas a uma população que necessitava uma injeção de ânimo para impulsionar o desenvolvimento do País. O povo está entusiasmado com toda a inovação que agitou o País verde e amarelo, o País do futebol. “O Brasil precisa aprender a gerar retorno, estamos a frente de uma excelente oportunidade”, finaliza Guilherme Paulus.


Fonte: Festuris