MG: ICMS Turístico é apresentado em audiência entre Setur e ALMG

Minas Gerais terá a oportunidade de realizar um trabalho que ficará como legado para os mineiros, principalmente após a realização do mundial.

O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, em audiência com o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, da ALMG, Tenente Lúcio (à esq.) e Ulysses Gomes, membro da Comissão (à dir.)
O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, recebeu, nesta quarta-feira (23), em Belo Horizonte, o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Tenente Lúcio, e o membro efetivo da Comissão, deputado estadual Ulysses Gomes. Durante audiência, o secretário apresentou projetos e programas prioritários para a Secretaria de Estado de Turismo, como ICMS Turístico, infraestrutura turística, Copa de 2014 e Destinos Indutores.

Para o secretário, o foco é trabalhar em harmonia com a Assembléia na busca de soluções para o segmento turístico mineiro. “O governador Antonio Anastasia tem ressaltado a importância da Assembléia Legislativa para discutir temas e buscar soluções. Queremos fazer a gestão ouvindo os deputados, as comissões que representam a população de Minas Gerais”, afirmou.

O presidente da Comissão, Tenente Lúcio, solicitou ao secretário a realização de um grande seminário na Assembléia Legislativa para tratar de assuntos que permeiam a atividade turística em Minas Gerais. “Pretendemos desenvolver um trabalho em parceria, principalmente com vistas à Copa de 2014. Não podemos deixar de solicitar, também, atenção aos municípios que têm potencial para se tornar sub-sede do mundial”, frisou o deputado.

Copa 2014 - Minas Gerais terá a oportunidade de realizar um trabalho que ficará como legado para os mineiros, principalmente após a realização do mundial. Agostinho Patrus Filho explicou à Comissão a importância do Estudo de Competitividade, realizado há três anos, nos 22 Destinos Indutores mineiros. “Este estudo serve de base para prepararmos e traçarmos nossas políticas com vistas ao fortalecimento dos municípios”, reforçou.

O secretário considera que Belo Horizonte é a cidade sede mais bem preparada para a receber a competição. “Temos o melhor projeto, estamos cumprindo todos os prazos e a reforma do Mineirão é referência internacional”, e ressaltou que a escolha das sub-sedes depende do chefes das delegações internacionais que estarão no país durante os jogos. “Os municípios que investirem e se prepararem para a recepção dessas seleções terão mais chances de se tornarem base camps”, ponderou.

Infraestrutura - Outra preocupação importante destacada durante a audiência é com relação às necessidades de infraestrutura que atenda ao crescimento do fluxo de passageiros, principalmente por via aérea. Agostinho Patrus Filho destacou que o volume de passageiros que se deslocou em 2010 por via aérea, em uma distância superior a 800km, pela primeira vez no Brasil, se equiparou ao número de turistas que viajaram via terrestre.

“Atualmente o país aponta crescimento de 24% do fluxo de passageiros nos aeroportos. Em Minas Gerais, os aeroportos da Pampulha e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves registraram crescimento de 27% neste movimento. O brasileiro está migrando do ônibus para o avião. É essencial o crescimento aeroportuário para atendermos à demanda já existente”, finalizou.