Canais
Copa 2014
publicado em 15 de julho de 2014 - 11h18

Mais de 435 mil pessoas curtiram os 24 dias de Fan Fest

Contando com o último dia do evento neste domingo, 13, mais de 437 mil torcedores passaram pela Fan Fest de Porto Alegre desde o primeiro dia de Copa do Mundo.

Adriana Machado :: da sucursal do Portal Eventos em Porto Alegre/ RS
 Pessoas de diversos lugares do mundo estavam integradas e se divertindo




Futebol e música numa grande confraternização cosmopolita: esse pode ser o resumo do que foram os 24 dias de Fan Fest no Anfiteatro Pôr do Sol. Pessoas dos mais diversos lugares do mundo estavam integradas de maneira jamais vista na capital gaúcha. Mesmo com o final dos jogos da Copa no Beira-Rio, a Fan Fest seguiu promovendo a integração entre os povos, mostrando um misto de bandeiras e cores de países de todos os continentes. Contando com o último dia do evento neste domingo, 13, mais de 437 mil torcedores passaram pela Fan Fest de Porto Alegre desde o primeiro dia de Copa do Mundo. A Fan Fest exibiu todos os 64 jogos da competição em um telão LED HD de 80 metros quadrados. 

Valorização da cultura local - A estrutura armada para o evento tinha capacidade para 20 mil pessoas, que puderam acompanhar 70 shows, entre eles 64 atrações gaúchas, ao longo dos 24 dias de atividades dentro da arena que contou, ainda, com praça de alimentação e área de hospitalidade. "Foi um projeto muito bem organizado, um evento lindo, que mostrou a cara da nossa cidade ao mundo", afirmou Gianluca Farias, 21, enquanto curtia a última das apresentações artísticas.

Recordes - A média de público alcançou 18 mil pessoas por dia, sendo que chegou ao recorde de 46 mil 'fanfesteiros' em 22 de junho, data da partida Argélia x Coreia do Sul em Porto Alegre. Enquanto isso, o maior número de pessoas simultâneas foi durante a transmissão de Argentina x Nigéria, quando 19 mil estavam dentro do anfiteatro e mais 10 mil assistiam ao jogo no telão instalado no lado externo da Fan Fest.

De Porto Alegre para o mundo - A assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Alegre atendeu na Fan Fest 118 veículos de comunicação nacionais e internacionais. Do total, 58 foram estrangeiros e outros 60 nacionais. O evento recebeu veículos com credenciamento da Fifa, do Centro Aberto de Mídia (CAM) ou com qualquer identificação de classe ou de empresa de comunicação. Do exterior, o maior número de visitantes foi da Argentina, com 21 emissoras de TV e jornais, mas também passaram pelo Anfiteatro Pôr do Sol profissionais do Catar, da República Tcheca, da Inglaterra, da Turquia, entre outros países, incluindo aqueles em que as seleções atuaram em Porto Alegre. O maior número de atendimentos à imprensa foi registrado no dia 25 de junho, quando a Argentina venceu a Nigéria no estádio Beira-Rio. Ao todo, 40 equipes fizeram cobertura do evento.

Planejamento e superação - Para a coordenação do evento, após os 25 dias de Fan Fest a avaliação foi positiva. A infraestrutura montada à beira do Guaíba suportou, inclusive, as variações climáticas do inverno gaúcho, quando Porto Alegre teve dias de chuva, frio e calor. "Foi um ano de preparação e organização para que a nossa Capital pudesse viver uma Copa. A Fan Fest foi abraçada pelo público, e o anfiteatro virou um ponto de encontro dos porto-alegrenses e turistas. Com certeza, nós temos uma cidade preparada para futuros eventos como este e podemos nos orgulhar disso", concluiu a coordenadora-geral da Fan Fest, Ana Fagundes.

Evento seguro - A polícia civil registrou 112 ocorrências durante os 25 dias de Fan Fest. "Se tu imaginares o número de pessoas e a expectativa em razão do ânimo em relação à Copa, o número é bom'', avaliou o delegado Paulo César Jardim. Conforme o major Luís Ullisses Rodrigues, a Brigada Militar contou com mais de 300 homens trabalhando para a segurança do evento, e foi "um evento muito tranquilo".

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Notícias Relacionadas

15/07/2014
O legado da Copa do Mundo para a hotelaria gaúcha
Na avaliação do presidente do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, o atendimento nos meios de hospedagem foi bem avaliado e a questão do preço ficou superada.
15/07/2014
Média de ocupação na Copa do Mundo em Porto Alegre é de 80%
Em Porto Alegre, a taxa de ocupação antes e depois de Honduras registrou um índice de 73%.

Veja também:

17/06/2015
Canon realiza FotoRetrospectiva 2014 e Retratos da Copa
Evento mostra criatividade de fotógrafos que registraram os principais acontecimentos do ano passado
04/02/2015
Apesar do aumento de turistas, Copa não transformou Brasil no destino preferido para os viajantes de países latinos em 2014.
A Decolar.Com acaba de consolidar o ranking dos 20 destinos internacionais preferidos, em 2014, pelos turistas argentinos, bolivianos, chilenos, colombianos, mexicanos, paraguaios, peruanos, uruguaios e venezuelanos.
06/11/2014
Em encontro em Londres ministros do turismo elogiam a Copa no Brasil
Segundo os ministros o evento acelerou o financiamento de construções e reformas de mais de 420 hotéis e demais obras de infraestrutura e teve impacto positivo na imagem do país
23/10/2014
McDonald’s é a marca mais associada à Copa do Mundo entre os patrocinadores
Se dentro de campo a Alemanha se sagrou campeã da Copa do Mundo da FIFA 2014™, quem tem o que comemorar fora dos gramados é o McDonald’s.
Newsletter
Receba as novidades