Canais
Copa 2014
publicado em 15 de julho de 2014 -  9h21

Média de ocupação na Copa do Mundo em Porto Alegre é de 80%

Em Porto Alegre, a taxa de ocupação antes e depois de Honduras registrou um índice de 73%.

Adriana Machado :: da sucursal do Portal Eventos em Porto Alegre/ RS
 Atividades da Fan Fest em Porto Alegre



A ocupação hoteleira nas cidades-sedes dos jogos foi de cerca de 90% nos dias de jogos e na véspera, segundo dados do Fórum de Operadores Hoteleiros. No período entre 11 e 18 de junho, que correspondeu aos primeiros jogos da fase de grupos da Copa do Mundo, a média geral de ocupação hoteleira nas 12 cidades-sedes, segundo o FOHB, atingiu 80%. Conforme dados do fórum, que reúne as 26 principais redes hoteleiras atuantes no Brasil, em Porto Alegre, a taxa de ocupação antes e depois de cada partida na primeira semana do torneio chegou a 73%. França e Honduras registrou um índice de 69%, contra 77% de Austrália e Holanda. Na capital gaúcha, o número de diárias comercializadas alcançou a soma de 6.567, ficando em 6º lugar no país.

Os números do FOHB coincidem com os da secretaria do Turismo (Setur-RS). A ocupação hoteleira média foi de 80% num raio de até 200 km de Porto Alegre, movimentando os meios de hospedagem da Região Metropolitana, Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Litoral Norte e Região dos Vales. Outros dados divulgados foram que o comércio de serviços (bares, restaurantes e similares) teve um acréscimo de 50% da demanda no período da Copa e os serviços de turismo (guias, transporte e equipamentos turísticos) registraram 40% de acréscimo da demanda.

Porto Alegre registrou a presença de 350 mil turistas, sendo que 160 mil estrangeiros (90 mil argentinos, 16 mil alemães, 12 mil norte-americanos, 10 mil australianos, 4,1 mil argelinos, 4 mil franceses, 4 mil holandeses, mil sul-coreanos, mil hondurenhos, mil equatorianos e outros 17 mil de outras nacionalidades). Com a presença de tantos visitantes, a arrecadação resultou na soma de R$ 1 bilhão para a economia gaúcha, levando em consideração que o gasto médio projetado para cada turista é de aproximadamente R$ 3 mil em hospedagem, transporte local (sem contar o aéreo), alimentação e outros serviços.

Fonte: Secretaria Estadual de Turismo e FOHB

Veja também:

17/06/2015
Canon realiza FotoRetrospectiva 2014 e Retratos da Copa
Evento mostra criatividade de fotógrafos que registraram os principais acontecimentos do ano passado
04/02/2015
Apesar do aumento de turistas, Copa não transformou Brasil no destino preferido para os viajantes de países latinos em 2014.
A Decolar.Com acaba de consolidar o ranking dos 20 destinos internacionais preferidos, em 2014, pelos turistas argentinos, bolivianos, chilenos, colombianos, mexicanos, paraguaios, peruanos, uruguaios e venezuelanos.
06/11/2014
Em encontro em Londres ministros do turismo elogiam a Copa no Brasil
Segundo os ministros o evento acelerou o financiamento de construções e reformas de mais de 420 hotéis e demais obras de infraestrutura e teve impacto positivo na imagem do país
23/10/2014
McDonald’s é a marca mais associada à Copa do Mundo entre os patrocinadores
Se dentro de campo a Alemanha se sagrou campeã da Copa do Mundo da FIFA 2014™, quem tem o que comemorar fora dos gramados é o McDonald’s.
Newsletter
Receba as novidades