Obras avançam em Manaus e Arena da Amazônia está 95% concluída

Principais frentes de trabalho no estádio se concentram na colocação da membrana da estrutura metálica, instalação dos assentos nas arquibancadas e acabamentos.



As obras na Arena da Amazônia, em Manaus, chegaram a 95% de conclusão. Além disso, os Centros Oficiais de Treinamento (COTs) do Coroado e da Colina já ultrapassaram 60% de obra concluída e o canteiro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que irá coordenar todas as ações de segurança durante a Copa do Mundo na capital amazonense, atingiu mais de 63% de obra finalizada.

As principais frentes de trabalho no estádio em Manaus se concentram na colocação da membrana da estrutura metálica, instalação dos assentos nas arquibancadas, acabamentos dos camarotes, além de pinturas de paredes e revestimento do forro. Também estão sendo montados equipamentos e acessórios esportivos, instalações elétricas, de ar condicionado e demais sistemas para funcionamento da Arena, além das instalações hidráulicas.



Campos para treinos

O canteiro de obras dos COTs também está em ritmo avançado. Na Colina, as obras estão com 68% executadas e atualmente o serviço se concentra no acabamento, instalações elétricas e hidráulicas, além da construção das bilheterias. O investimento total na obra chega a R$ 21 milhões.

No Coroado, são 60,75% dos trabalhos concluídos, com a montagem das arquibancadas pré-moldadas. Cerca de R$ 15 milhões estão sendo aplicados no Coroado. De acordo com o coordenador da UGP-Copa, Miguel Capobiango, o planejamento é para que possam ser realizados jogos regionais nos dois COTs em março deste ano.

“No COT da Colina, já temos três arquibancadas praticamente prontas e a última arquibancada com a metade quase toda finalizada na parte de concretagem, e iniciaremos na semana que vem a preparação do gramado, com início da drenagem. No COT do Coroado, na parte de gramado, a obra avançou um pouco mais com o serviço de drenagem concluído, e as arquibancadas iniciando a superestrutura, com todas as fundações prontas. A nossa previsão é realizar jogos em março, com a Copa Verde”, explicou Capobiango.

O COT da Colina terá quatro arquibancadas e capacidade para 10 mil pessoas, enquanto o Centro de Treinamento do Coroado terá duas arquibancadas e espaço para 5 mil lugares. Os estádios terão vestiário, sala de imprensa, academia e setor médico. Na área principal, onde estarão as bilheterias, funcionarão lojas de apoio ao comércio durante os jogos. Dentro do estádio, lanchonetes, bares e banheiros foram projetados para utilização pública. O gramado a ser colocado atenderá os padrões internacionais da Fifa.

O COT da Colina terá quatro arquibancadas e capacidade para 10 mil pessoas. As obras estão com 68% de finalização



Segurança

Outra obra que integra o pacote Copa é o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que está sendo construído no bairro Aleixo, zona sul da cidade, e apresenta 63,17% das obras executadas. O CICC servirá para coordenar as ações de segurança pública, junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), durante o Mundial de futebol.



Fonte: Ministério dos Esportes