País comemora dia do turista com 3,7 milhões de viajantes

Brasileiros e estrangeiros celebram a experiência de viajar pelo país com apoio de órgãos de consumo, ganhos de infraestrutura e boa recepção

Os turistas têm do que se orgulhar neste 13 de junho, data em que se comemora o Dia Nacional do Turista. Algumas conquistas recentes devem se perpetuar para além da Copa do Mundo. Uma delas é o Guia do Consumidor Turista, lançado em maio, que indica como agir em situações de conflitos de consumo. Há ainda investimentos do MTur de R$ 160 milhões em obras de acessibilidade, Centros de Atendimento ao Turista e sinalização nas cidades-sede do torneio. São obras que ficam para a população – e serão aproveitadas por brasileiros e estrangeiros que visitarem o país durante e após a Copa do Mundo.

Afinal, estrangeiros e brasileiros desejam mais do que assistir os jogos do Mundial. Os visitantes de fora, especialmente, devem visitar, no mínimo, mais três municípios, permanecer pouco mais de duas semanas no país e sair à procura do que o turismo brasileiro oferece de melhor. Afinal, é provável que mais de 80% deles ainda não conheça o país.

Os dados se baseiam em uma pesquisa do Ministério do Turismo feito na última Copa do Mundo, realizada na África do Sul, em 2010. De acordo com ela, a permanência média dos estrangeiros foi de 17 dias e 83% deles aproveitaram a estadia para conhecer o patrimônio cultural e as belezas naturais do país.

Mais uma boa notícia: o país fideliza os turistas que o visitam. É o que mostra um segundo estudo, feito pelo Ministério do Turismo durante a Copa das Confederações, em junho do ano passado. A maior parte dos estrangeiros (75,8%) afirmou que voltaria para a Copa do Mundo. Ainda de acordo com estudo, a gastronomia e os atrativos turísticos têm entre 90% a 95% avaliações positiva por parte dos visitantes, quando o assunto é a hospitalidade dos brasileiros, os restaurantes, o entretenimento e a gastronomia.

Clique aqui para ouvir declaração do ministro do Turismo, Vinicius Lages, sobre como a hospitalidade do brasileiro ajuda a fidelizar viajantes.

Fonte: Ascon