Para especialista, Copa do Mundo pode estimular cultura de voluntariado no Brasil

Mais de 40 mil disputaram as 15 mil vagas disponíveis para o trabalho voluntário durante o mundial da FIFA

O Programa Brasil Voluntário divulgou no último mês uma lista com 50 motivos que levaram mais de 40 mil brasileiros a se inscreverem no programa para atuar como voluntários durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Destes, foram selecionados 15 mil pessoas para atuar nos aeroportos, estádios e pontos turísticos pelo programa do governo. Além disso, 18 mil dos 130 mil inscritos atuarão como voluntários da FIFA. A “experiência para toda a vida” está no topo da lista, já que os voluntários não terão acesso gratuito aos jogos, nem poderão assistir às partidas durante o trabalho.

Líbia Lender, coordenadora do MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, lembra que a África do Sul mobilizou 70 mil dos 152 mil candidatos. Para a docente, no entanto, o evento de futebol – esporte que está no DNA do brasileiro – pode sinalizar uma mudança de paradigma. “Em outros países, o voluntariado é estimulado desde criança nos clubes, associações de bairros, escoteiros e igrejas. Aqui isso é quase nulo. A Copa do Mundo pode ser o início de uma cultura que valoriza o trabalho voluntário, seja pela experiência pessoal ou por ideologia”, afirma.

Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 29 países, com 75 instituições de ensino superior e mais de cem câmpus, totalizando 800 mil alunos. São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui oito escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus seis câmpus estão localizados na região da Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú. A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países – e o Global Career Center, um portal com milhares de oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

Rede Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 11 instituições de ensino que possuem mais de 40 câmpus em oito estados brasileiros. Fazem parte da Rede Laureate Brasil as instituições: BSP - Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

Laureate International Universities

Líder global no segmento de Educação, a Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades que provê acesso ao ensino superior de qualidade em instituições inovadoras do mundo todo. A Rede Laureate é formada por mais de 75 instituições, que oferecem cursos presenciais e on-line. Mais de 800 mil estudantes fazem parte da comunidade acadêmica, que está presente em 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia e Oriente Médio. As instituições da Laureate oferecem centenas de programas de graduação, mestrado e doutorado em áreas como arquitetura, artes, ciências da saúde, design, direito, educação, engenharia, gastronomia, hospitalidade, medicina, negócios e tecnologia da informação. William J. Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos, é Chanceler Honorário da Rede Laureate International Universities. Nesse papel, aconselha a rede sobre temas ligados à responsabilidade social, liderança jovem e aumento do acesso ao ensino superior. Para mais informações visite o site www.laureate.net.


Fonte: Assessoria