Porto Alegre deve receber 3 mil argelinos durante a Copa

O prefeito em exercício, Sebastião Melo, recebeu nesta quarta-feira, 22, o embaixador da Argélia no Brasil, Djamel-Eddine Bennaoum, que está no Rio Grande do Sul para tratar, especialmente, de assuntos relacionados à Copa de 2014.
Prefeito em exercício, Sebastião Melo (E)



Na reunião, o diplomata disse a Melo que a expectativa é que 3 mil argelinos passem por Porto Alegre para acompanhar os jogos do mundial. No dia 22 de junho, a seleção do país árabe vai enfrentar a Coréia do Sul, no estádio Beira-Rio. “A Federação Argelina de Futebol estuda instalar o centro de treinamento da equipe, durante a Copa 2014, em Canoas. Eu gostei muito do espaço disponibilizado lá. Além disso a infraestrutura que Porto Alegre está construindo e preparando é muito boa. A cidade está de parabéns!”, disse Djamel-Eddine.

As federações têm até o próximo dia 31 para definirem onde suas equipes ficaram baseadas durante o campeonato. “Ficamos muito felizes com essa notícia. A seleção e os torcedores da Argélia serão muito bem recebidos em Porto Alegre e vão levar daqui boas recordações”, respondeu o prefeito em exercício.

Acompanhado do ministro conselheiro da Embaixada da Argélia no Brasil, Akerroum Messaoud, o diplomata também foi recebido pelos secretários municipais de Gestão, Urbano Schmitt, de Comunicação, Flávio Dutra, e o coordenador de infraestrutura esportiva da Secretaria Extraordinária da Copa, José Mocellin. O secretário extraordinário da Copa de Canoas, Marcus Vinícius Machado, participou da reunião.

Parcerias – O embaixador da Argélia aproveitou o encontro com Sebastião Melo para falar sobre a intenção de ampliar as relações comerciais com o Rio Grande do Sul. "Pensamos em acordos bilaterais que promovam a troca de experiências em áreas importantes nas quais Porto Alegre vêm se destacando, e também na possibilidade de um intercâmbio econômico”, afirmou o diplomata.

Djamel-Eddine Bennaoum sugeriu ao prefeito em exercício um acordo como cidades-irmãs entre Porto Alegre e Ora, segundo maior município da Argélia, que fica no litoral mediterrâneo e possui quase 1,3 milhão de habitantes na cidade e região metropolitana. “É muito importante ampliar nossas parcerias e trocar experiências. As cidades argelinas, como a nossa capital, enfrentam o rápido crescimento devido ao êxodo rural, e a infraestrutura precisa acompanhar esse desenvolvimento”, explicou Melo.

O embaixador Djamel-Eddine Bennaoum iniciou seu trabalho no Brasil em 2010. É a terceira vez que visita Porto Alegre. Nas outras duas ocasiões, veio como parte do Conselho de Embaixadores dos Países Árabes no Brasil.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre