Porto Alegre entra na reta final da preparação para a Copa 2014

Em 2013 as ações de preparação de Porto Alegre para receber a Copa do Mundo foram intensificadas.
Diretor da seleção argentina, Bilardo visitou o Beira-Rio em 8 de dezembro



A organização de eventos, vistorias e participação de reuniões com a entidade máxima de futebol se tornaram mais frequentes. Além disso, a coordenação das nove Câmaras Temáticas realizou reuniões ao longo do ano apresentando a sociedade civil projetos e ações que estão sendo planejadas para o sucesso da Copa na Capital.

A organização da Fan Fest, evento oficial da Copa do Mundo, que terá, além de atividades culturais, telões para que as pessoas possam assistir aos jogos, teve seu projeto arquitetônico aprovado pela Fifa. Dentro desse planejamento, também foi feita uma articulação com a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), o Departamento de Iluminação Pública e o DMLU para a realização de melhorias no local, que ficarão de legado para a cidade.

A Secopa, com o Gabinete de Comunicação Social, esteve presente no sorteio de grupos da Copa do Mundo, na Costa do Sauípe, em Salvador. Entre os dias 2 e 6 de dezembro, ficou em funcionamento o estande de mídia, onde circularam em torno de dois mil jornalistas credenciados. Eles recebiam um pen drive com dados da Prefeitura e do Governo do Estado e vídeos institucionais, bem como folders e um livro sobre a sede. O estande de marketing foi decorado com artesanato Brasil Original, do Sebrae. 

Artigos típicos da cultura gaúcha que foram produzidos por artesãos de várias regiões do Rio Grande do Sul estavam expostos. No sorteio, ficou definido que virão a Porto Alegre as seleções da França, Holanda, Argentina, Coreia do Sul, Austrália, Nigéria, Honduras e Argélia, com uma possibilidade de receber, nas oitavas-de-final, Alemanha ou Portugal, Rússia ou Bélgica.

Após o sorteio de grupos, Porto Alegre recebeu representantes de seis das oito seleções que jogarão no Estádio Beira-Rio durante a Copa. Desembarcaram na Capital: Coreia do Sul, Argentina, Holanda, França, Austrália e Honduras. Sob coordenação da Secopa, em parceria com EPTC, Guarda Municipal, Turismo, Internacional, Arena e Governo do Estado, os representantes dos países tiveram a oportunidade de conhecer, além do palco da Copa, os Campos Oficiais de Treinamento (COTS) e o setor hoteleiro. Também estiveram na Capital 28 jornalistas de agências de notícias de diversos países.

Duas seleções campeãs mundiais, Argentina (1978 e 1986) e França (1998), e a três vezes vice-campeã mundial Holanda (1974, 1978 e 2010) estarão se apresentando em Porto Alegre na primeira fase da Copa 2014. Os jogos no estádio Beira-Rio envolvem seleções dos grupos B, E, F e H.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre