Redução de gases do efeito estufa na Copa é apresentada

Após a Copa, deverá ser gerado um relatório sobre as eventuais reduções conseguidas na cidade e o inventário final com dados sobre quanto de gases de efeito estuda foram gerados durante o evento esportivo.
Reunião da Câmara Temática Turismo e Hotelaria debateu ações de sustentabilidade



O projeto Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) – Copa do Mundo 2014, em desenvolvimento na Capital, foi um dos temas tratados na reunião desta quinta-feira, 12, na reunião da Câmara Temática Turismo e Hotelaria Copa 2014, coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo. Fruto de acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o projeto foi iniciado em Porto Alegre em junho deste ano e tem como objetivo geral fortalecer o conhecimento local sobre o tema e estimular estratégias de gestão na redução na emissão de gases de efeito estufa na atmosfera bem como formas de compensação.

Na apresentação, o consultor do MMA/PNUD para Porto Alegre e Recife, Eduardo Baltar, explicou que a primeira etapa do inventário será fazer uma estimativa do quanto a Copa 2014 irá gerar em emissão de gases do efeito estufa, seguida de um plano de mitigação dessa emissão e da identificação de parceiros e tecnologias que podem ser adotadas para implementação no Mundial. Após a Copa, deverá ser gerado um relatório sobre as eventuais reduções conseguidas na cidade e o inventário final com dados sobre quanto de gases de efeito estuda foram gerados durante o evento esportivo.

Hotelaria - Em relação ao Turismo, Baltar apresentou sugestões especialmente para a hotelaria quanto a formas de compensação das emissões decorrentes de insumos energéticos, geração de resíduos e combustíveis usados em caldeiras. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, coordenador da reunião, o debate sobre o tema deverá ser ampliado visando à estruturação de um programa de compensação, área diretamente relacionada à sustentabilidade no setor.

Às entidades que integram a Câmara Temática Turismo e Hotelaria Copa 2014 foi apresentado também, por Carmem Porto, professora da Estácio (Fargs), o Diagnóstico da Sustentabilidade no Setor de Hospedagem do Centro Histórico da cidade, item incluído no Inventário da Oferta Turística realizado por alunos do curso de Turismo e Hotelaria da instituição. No encerramento, foram detalhados os resultados do estudo Índices de Competitividade do Turismo Nacional, divulgados pelo Ministério do Turismo, em que Porto Alegre foi premiada como destaque pela evolução alcançada no item “aspectos culturais” e ficou posicionada como a segunda capital brasileira que alcançou o melhor índice geral em competitividade no Turismo durante o ano de 2012, atrás apenas de São Paulo e à frente do Rio de Janeiro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre