Rio Grande do Sul recebe visita do embaixador do Equador

O diplomata reuniu-se com autoridades estaduais e visitará nessa quarta o hotel Vila Ventura, em Viamão.
Em encontro com o vice-governador Beto Grill, Borja disse que quer estreitar as relações com o RS



O Governo gaúcho recebeu, nesta terça-feira (18), o embaixador do Equador no Brasil, Horacio Sevilla Borja, que segue no Rio Grande do Sul até esta quarta-feira. O diplomata reuniu-se com autoridades estaduais, conferiru as novas instalações do estádio Beira-Rio e visitará (nessa quarta) o hotel Vila Ventura, em Viamão - Centro de Treinamento da seleção equatoriana durante a Copa do Mundo.

No início da tarde, o embaixador foi recepcionado pelo vice-governador Beto Grill no Palácio Piratini. No encontro, que contou com a presença de secretários de Estado e do cônsul do Equador honorário de Porto Alegre, Fernando Quintana, foram tratadas possíveis parcerias para promover ainda mais a presença do país no Estado duramente o megaevento da Fifa. A intenção é promover diferentes eventos culturais, como shows musicais, bem como exposições artísticas.

"Nós queremos que a presença do Equador no Mundial não se limite unicamente aos estádios, e sim, que esteja presente nos museus, nas salas de concertos, nas praças, nas ruas. Queremos ter uma maior interação, um contato com os irmãos gaúchos e que a cultura do Equador seja mais conhecida aqui e que nós possamos conhecer mais a cultura gaúcha e fortalecer as relações", destacou Borja.

Uma das propostas apresentadas pelo embaixador foi trazer a exposição do pintor equatoriano, segundo Borja, Oswaldo Guayasamín. Se a exposição for realizada em Porto Alegre, Borja garante que a inauguração deve contar com a presença do presidente do Equador, Rafael Correa.

Além disso, há a previsão de um amistoso entre a "La Tri" - apelido da equipe - e uma seleção gaúcha, formada por jogadores sub-23 da dupla Gre-Nal. A partida, que teria entrada gratuita, deverá ocorrer no dia 17 de junho. A delegação do Equador chegará ao Rio Grande do Sul no dia 9 de junho.

A Copa como uma oportunidade

A Copa do Mundo da Fifa e a presença do time no Estado são oportunidades para estreitar as relações entre o Rio Grande do Sul e o país, acredita o vice-governador Beto Grill. "Que essa visita seja o símbolo de uma aproximação do RS e do Equador. Sentimo-nos honrados por escolherem o nosso Estado como a casa de vocês. Estamos procurando oferecer todas as condições para melhor recebê-los", destacou Grill. Além do intercâmbio cultural, a intenção é estreitar laços econômicos e a promoção turística.

O Equador é um país que possui cerca de 15,4 milhões de habitantes e um PIB de U$S 82.9 bilhões. Conforme o Borja, cerca de 150 equatorianos vivem em Porto Alegre.

Visita ao estádio Beira-Rio

Quase no final da tarde, a comitiva dirigiu-se ao estádio Beira-Rio, sede de cinco jogos da Copa. Em uma reunião na Fundação de Educação e Cultural do Sport Club Internacional (Feci), o coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Maurício Nunes Santos, apresentou a preparação do Estado para a Copa, ressaltando as melhorias na segurança, com novos equipamentos e qualificação profissional, e na infraestrutura turística, aprimoramento dos Centros de Atenção ao Turista (CATs) e ampliação da rede hoteleira. Em seguida, a comitiva pode entrar no estádio e conhecer as estruturas, pisando no gramado colorado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre