SPTuris realiza sensibilização na sede da São Paulo Convention & Visitors Bureau

O evento será nesta quarta feira, dia 14 e contará com a presença de outras entidades importantes do cenário turístico

Com o objetivo de alinhar as informações sobre a Copa do Mundo FIFA 2014™ e recepcionar de forma exemplar o turista que vem para São Paulo acompanhar o mundial, a São Paulo Turismo (empresa municipal de turismo e eventos de São Paulo) está realizando uma série de encontros com diversas entidades do trade turístico paulistano. No evento desta semana, que será no auditório da sede da São Paulo Convention & Visitors Bureau, também haverá palestras da Câmara Temática da Copa 2014 do Conselho Estadual de Turismo, do PROCON visando práticas preventivas para o setor hoteleiro e da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) que abordará prevenção ao terrorismo em grandes eventos.

O calendário de sensibilização foi elaborado em fevereiro e as reuniões começaram no final de abril. Até o momento já foram realizados onze encontros, dos quais 696 pessoas participaram. A ideia é mostrar de que forma São Paulo está se preparando para a realização do evento, apresentar como a Copa será benéfica para a cidade e destacar métodos de bem receber o turista, além de alinhar a mensagem nacional relacionada ao maior evento futebolístico do mundo.

Para a diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, essa ação deve render bons frutos para São Paulo. "Tudo que é feito com organização tende a alcançar o sucesso. Se nos prepararmos bem em todas as esferas para receber o turista da Copa, ele certamente retornará em outras oportunidades", diz.

Vale lembrar que esta sensibilização faz parte do plano operacional do Comitê de Ações Integradas de Hospitalidade para a Copa de 2014, criado em julho de 2013 e que teve sua última reunião realizada no dia 29 de abril. O objetivo do Comitê foi elevar o padrão do serviço turístico com qualidade e hospitalidade, criar sinergia entre as ações de todos os envolvidos com informações confiáveis e acolhimento adequado e integrar o receptivo às ações desenvolvidas pelos comitês que organizam a Copa nos âmbitos nacional, estadual e municipal.

Datas das próximas sensibilizações:

14/05 - Academia Visite São Paulo (SPCVB)

28/05 - Centro Universitário de Franca

Projetos da SPTuris para a Copa 2014

As ações do turismo para receber a Copa do Mundo FIFA 2014 estão em fase de finalização e até 31 de maio deverão estar concluídas. A sinalização turística para pedestres foi implantada (resta apenas um modelo para ser instalado), as novas Centrais de Informação Turística estarão em funcionamento em poucos dias e a capacitação do programa Brasil Voluntário já está em andamento.

Outro projeto apresentado e que ainda está em estudo pela SPTuris é a Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista. A ideia é que neste espaço fiquem concentradas todas as informações relativas ao turismo na cidade durante o período do evento, como: taxa de ocupação dos hotéis, movimentação dos aeroportos e terminais rodoviários, movimentação nos principais atrativos turísticos, dados de trânsito e transporte, informações sobre clima e previsão do tempo, ocorrências envolvendo turistas e muitos outros indicadores que ainda estão sob análise. Serão emitidos boletins diários e semanais contendo esses dados, além de outros que poderão ser atualizados em tempo real.

Além desses grandes projetos a SPTuris também está auxiliando o Ministério do Turismo a realizar os programas de capacitação profissional na cidade por meio do Pronatec. Mais de 7 mil paulistanos que trabalham da cadeia produtiva do turismo foram matriculados.

A SPTuris ainda está participando de uma série de iniciativas junto a Prefeitura de São Paulo, como o treinamento de atendentes de central telefônica 156 para a Copa, produção e distribuição de guias turísticos, promoção internacional da cidade em feiras de turismo fora do país, organização de press trips, além de auxiliar a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no programa "Capacitação para o atendimento e a Prestação de Serviços as Pessoas com Deficiência para a Copa do Mundo e outros eventos". A proposta do curso é a difusão de práticas de atendimento direcionadas às pessoas com deficiência e otimização da acessibilidade.

Fonte: Assessoria