TAM solicita 1 mil novos voos para adequar malha aérea durante maior torneio de futebol do mundo no Brasil

Companhia investirá R$ 50 milhões em operações extras para atender a demanda. Companhia se prepara para atender passageiros do Brasil e do exterior e aguarda resposta oficial da ANAC

Na proposta enviada à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em dezembro, a TAM Linhas Aéreas solicitou autorização para operar 1 mil voos extras, sendo 850 domésticos, no período entre junho e julho de 2014. O objetivo da companhia é atender a demanda de passageiros brasileiros e estrangeiros em um cenário de mudanças do fluxo de viagens pelo país.

“Há quatro décadas, a TAM está comprometida com o desenvolvimento do Brasil, e não poderia ser diferente neste momento”, afirma Claudia Sender, presidente da empresa. “Nós fizemos uma grande solicitação de voos extras para atender a demanda de passageiros, de acordo com a distribuição geográfica das cidades-sede e as datas de jogos da competição. Nosso investimento para operar estes voos deve superar os R$ 50 milhões. Além disso, teremos investimentos em capacitação e contratação temporária de mais de 1 mil colaboradores, principalmente para as áreas de call center e aeroportos. Adicionalmente, gerenciamento de escala especial, aeronaves reserva, tripulação e equipes de manutenção, além de orientação e informações aos passageiros, com ações de comunicação que já estão sendo implantadas”.

Claudia completa que, “além de transportar os passageiros dentro do Brasil, a TAM reforçará a sua operação para trazer os turistas estrangeiros, solicitando mais de 200 voos internacionais para o país neste período”.

A malha a ser operada entre junho e julho de 2014 deverá acarretar uma mudança temporária do mapa de operações aéreas regulares da companhia. Se a proposta da TAM for aprovada na íntegra, as cidades-sede do torneio serão atendidas por mais voos da empresa. Veja exemplos (em média):

• Brasília, passará de 83 voos diários para 96;

• Cuiabá, passará de 5 voos diários para 11;

• Fortaleza, passará de 27 voos diários para 32;

• Manaus, passará de 13 voos diários para 18;

• Rio de Janeiro, passará de 100 voos diários para 112.

A oferta de assentos para o período de realização do evento será disponibilizada com passagens aéreas a preços competitivos e acessíveis. Os valores podem ser consultados no site da companhia (www.tam.com.br).

O Grupo LATAM Airlines, formado por TAM e LAN, também será o maior operador aéreo para o evento. Juntas, as empresas conectam o Brasil a um terço dos 32 países classificados para a competição.

Grupo LATAM Airlines

LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 339 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 52 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).

Cada compan hia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.

Fonte: Assessoria