Prefeito palestra sobre o impacto da Copa do Mundo na Capital

Fortunati fez um balanço que alcançou o ano de 2009, quando Porto Alegre foi anunciada como uma das cidades-sede.
Fortunati disse que a Copa viabilizou a realização de obras há 40 anos paradas



O prefeito José Fortunati foi um dos palestrantes do evento Expresso 2014, cujo tema foi o "Real impacto da Copa do Mundo em Porto Alegre". O encontro foi promovido pelo Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) para debater o legado do Mundial. O evento também teve a participação do gerente sede Comitê Organizador Local (COL) Porto Alegre, Paulo Jukoski (o Paulão do Vôlei).

Fortunati fez um balanço que alcançou o ano de 2009, quando Porto Alegre foi anunciada como uma das cidades-sede. “A partir dali, passamos por um período de muito ceticismo, de muitas críticas. Os negativistas não imaginavam que faríamos o maior evento desta cidade.” Mais do que isso, destacou o prefeito, a Copa foi a oportunidade de atração de investimentos e de realização de obras há cerca de 40 anos paradas, como a duplicação da avenida Tronco. Foram R$ 888 milhões em recursos captados. “Nenhuma cidade foi tão ousada. Aproveitamos a Copa para mudar a cara da cidade”, disse, lembrando que, segundo um levantamento do Ministério do Turismo, Porto Alegre tem o segundo maior índice de intenção de retorno de turistas estrangeiros. “Esse é um legado inestimável”, ressaltou.

Além da Fan Fest e do Caminho do Gol, iniciativa que diferenciou a Capital das demais sedes, e dos relatos de bem-receber turistas, os reflexos da Copa permanecem em diversas áreas. A cidade ganhou novos semáforos, câmeras de monitoramento, praças revitalizadas e o Poa App (aplicativo voltado ao turista), além da conclusão do Hospital da Restinga e da reforma do HPS.

O Caminho do Gol, que agregou mais de 100 atrações turísticas nos cerca de 3,5 km, também foi destacado pelo gerente do COL. “Para fazer um grande evento, não basta apenas ter preocupações estruturais, é preciso envolver o público. Nosso grande legado é a gestão de grandes eventos em Porto Alegre”, disse Jukoski, ao agradecer e parabenizar a prefeitura pelo desempenho.

Expresso 2014 – Promovido pelo CIEE-RS em parceria com o Instituto Sports Market (ISM), o Expresso 2014 debateu ao longo de 3 anos o impacto da Copa do Mundo na sociedade gaúcha e como esses investimentos podem reverter também para a inclusão social e para a capacitação das pessoas para o mundo do trabalho. É voltado para executivos, formadores de opinião e imprensa. Nesta edição, o evento também contou com a participação do consultor de Marketing e Gestão Esportiva, Amir Somoggi, e do professor e pesquisador Flávio Comim, com mediação do jornalista Túlio Milman.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre