Seminário em Curitiba discute o impacto dos megaeventos

Ônus e bônus da Copa 2014 servirão de estudo para orientar iniciativas futuras.

A Universidade Positivo (UP) recebe, de 1º a 10 de outubro, acadêmicos de diversos países para, com a orientação de professores convidados, apresentarem ideias de urbanização para a capital paranaense. Com caráter científico, o Seminário Internacional de Curitiba 2014 (Si CWB 2014), promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UP, discute o impacto dos megaeventos nas cidades contemporâneas - do Brasil e do exterior - e apresenta propostas de intervenção urbana para Curitiba, tendo como pano de fundo a Copa de 2014.

Nos dez dias de evento, os participantes entram em contato com diversas áreas de conhecimento (sociologia, direito, economia, arquitetura e urbanismo, entre outras) sobre o tema, por meio de conferências, palestras, debates e pesquisas. Entre os professores convidados, estão o Prof. Dr. Pedro Jorge Dias Pimenta Rodrigues, da Universidade de Lisboa (Portugal), o Prof. Dr. Ciro Najle, da Universidade Torcuato Di Tella (Argentina), o Prof. Josep Ferrando, da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (Espanha) e a Profa. Dra. Renata Akiyama, da Universidade Positivo (Brasil).

O Si CWB está na 5a edição e aborda dois subtemas que permitem compor um quadro geral do impacto dos megaeventos: ônus/bônus e transformações urbanas. "Eventos como a Copa do Mundo provocam impacto na rotina das pessoas e mudanças nos espaços urbanos. A ideia do Seminário é analisar, estudar e revelar fatos associados e esse evento, formulando novas sínteses, que possam orientar iniciativas futuras", afirma a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UP, Maria da Graça Rodrigues Santos.

Além das discussões, o Si CWB 2014 traz também outras duas atividades práticas e orientadas, voltadas aos universitários: o Ateliê de Projeto Urbano e a Deriva Urbana. Os resultados serão apresentados no dia 10 de outubro, a partir das 17h. As palestras são abertas e gratuitas, sem necessidade de inscrição. A programação completa do seminário pode ser conferida no site sicwb.up.com.br.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados e oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

Fonte: Assessoria de imprensa