ABAV: 100 razões para visitar o Recife

Samuel Oliveira, secretário de turismo de Recife; Carlos Periquito, diretor executivo da ABIH regional de Recife; Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau; e Carlos Pereira, presidente da Empetur, estiveram presentes durante o evento que apresentou todos os projetos que compõem a Campanha de turismo da cidade de Recife.

Segundo Samuel Oliveira os projetos elaborados pelo trade turístico de Recife não teriam sido possíveis sem o processo de revitalização da cidade que teve início 7 anos atrás na administração do reeleito prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva. O trabalho de recuperação teve como mote não descuidar da população do morro e levar em consideração as necessidades primeiras da população local. Uma ação de dentro para fora que leva em conta que uma cidade que cuida bem de seu povo, está bem preparada para receber todos aqueles que vêm de fora.

O resultado dessa política é a estruturação de um turismo auto-sustentável e democrático que valoriza pontos turísticos e institui a criação de novos circuitos na cidade. Ao todo, hoje, são 32 projetos de turismo subdivididos em 100 outros, cada um com gestor e verba própria, na cidade de Recife.

Um deles e eleito o mais bem elaborado e malhor em andamento no Brasil pela Embratur é o Recife é Aqui, projeto que percorre 35 cidades brasileiras e 15 no exterior para mostrar a profissionais do trade o melhor que Recife tem a oferecer em uma noite de dança, gastronomia e música.

Já o projeto Ano do Turismo em Recife foi lançado em 27 de setembro desse ano e tem como intuito oferecer programação para todas as idades 24 horas por dia, 7 dias por semana na capital multi cultural do Brasil.

A campanha Recife te Quer já recebeu 2 milhões de reais para investir em divulgação e até o fim de 2007 terá investido 4,5 milhões de reais em ações como a parceria com a Tam, que prevê a divulgação de vídeos publicitários da cidade de Recife e sorteio de cds e brindes em 35 rotas da companhia.

No Rio, a Estação Primeira de Mangueira homenageará os 100 anos do Frevo com samba enredo no carnaval de 2008. Esse será o último evento que encerra as celebrações de um dos ritmos mais autênticos do Brasil.

O presidente da Empetur complementou dizendo que “Recife é o portão de entrada do Estado e qualquer ação realizada lá afeta toda a região”. Carlos Pereira aproveitou a ocasião para falar sobre o Plano Estratégico do Estado que prevê diretrizes até 2020, o presidente acredita que um dos temas a serem discutidos é a interiorizaçaõ da vocação turística, levando o exemplo da capital para as pequenas cidades do interior.