ABAV: Aruba apresenta novidades ao mercado brasileiro

Depois de investimentos de US$ 350 milhões em melhorias na infra-estrutura turística, Aruba está pronta para mais uma temporada de Verão e vai apresentar as novidades na ABAV. Além dos pacotes para o fim do ano e para as Férias de Verão, incluindo carnaval, a paradisíaca ilha caribenha vai mostrar os principais argumentos e estratégias para conquistar cada vez mais os visitantes brasileiros em 2008 - desde 2002 o número de visitantes brasileiros por lá cresce em média 32%.

Na lista das autoridades e representantes da ilha confirmados para o evento está o ministro de Transportes e Turismo Edison Briesen. Além dele, Miriam Dabian, diretora de marketing da Aruba Tourism Authority (ATA), órgão oficial de Turismo do Governo de Aruba, Ana Maria Ostrower e Sandra Desilva, do escritório brasileiro da ATA, vão estar presentes no estande número 113, localizado na Rua M do pavilhão 4.

Novo shopping e terminal de Cruzeiros – Aruba recebeu 314 navios na última temporada de Cruzeiros Marítimos (de outubro de 2005 a abril de 2006) e trabalha para se tornar definitivamente o destino de toda e qualquer viagem marítima no Caribe. Para receber mais navios na próxima temporada e dar ainda mais conforto aos passageiros, a ilha acaba de inaugurar as reformas no terminal de cruzeiros em Oranjestad.

O Governo inaugurou em 2 de outubro os novos terminais de passageiros e um prédio que conta com uma central de informações e um shopping para os visitantes. Marinas foram construídas no meio do oceano e estão próximas da costa portuária, aumentando a capacidade de receber mais navios ao mesmo tempo. Além do shopping e dos novos terminais, que garantem mais conforto aos milhares de passageiros que desembarcam todos os anos, a ilha transferiu o terminal de cargas para o município de Barcadera.

Rodada de Negócios – Os principais grupos hoteleiros da ilha também vão mandar seus representantes. Eles vão receber os operadores de turismo e agentes de viagem, apresentar as novidades de cada hotel e esperam fazer bons negócios. Os hoteleiros com presença confirmada no estande arubano são: Howard Maduro, do Holiday Inn; Diana de Caldera, do Renaissance; Dyane Vis-Escalona, do Marriott; Marvel Vilchez, The Mill Resorts and Suítes; Jorge Castillo, do Divi Resorts; Milton D Onofrio, do Radisson; Ydelsa Javier e Mylene Marques, da Occidental; Boy Maduro, do The Aruban Resort e Maria José Groot, da empresa Maria Bonita Tours.

“A ilha está cada vez mais sofisticada quando o assunto é receber bem seus turistas e os visitantes do estande de Aruba vão poder conhecer as novidades da ilha, principalmente no que diz respeito à rede hoteleira e às opções de lazer e serviços que a ilha oferece”, diz Ana Maria Ostrower. “Todos terão a oportunidade de conversar com os hoteleiros e com a empresa de receptivo em busca de bons negócios.”

Investimentos – “Graças aos constantes investimentos, Aruba tem sempre algo novo a mostrar, portanto não vão faltar argumentos para o agente de viagem vender o destino com tranqüilidade”, afirma a diretora da ATA no Brasil.

Em 2007, o montante aplicado na ilha em construção, reforma e ampliação de hotéis chega aos US$ 300 milhões. A cifra é justificada com números de fazer inveja a qualquer destino turístico. O turismo é a principal indústria e responde por 85% de tudo que a ilha arrecada e a ocupação média em seus hotéis chega quase a 90%.

Entre as redes que chegaram neste ano na ilha, a espanhola RIU lidera os investimentos. Comprou e reconstruiu um hotel investindo US$ 120 milhões – está em funcionamento desde agosto. As redes Westin e Sol Meliá, também recém chegadas desembolsaram cerca de US$ 50 milhões. A rede Occidental finalizou as obras no luxuoso hotel que abriu em 2006 e gastou US$ 26 milhões.
 
E a disputa por hóspedes na ilha está provocando uma saudável concorrência. Outros hotéis se viram “obrigados” a investir em melhorias e ampliações para não perder clientes para as novas bandeiras. O Divi Resorts, que conta com um complexo de quatro hotéis e um campo de golfe, desembolsou US$ 50 milhões em melhorias.

O Aruba Marriot Resort & Stellaris Casino iniciou uma reforma em julho deste ano, estimada em US$ 40 milhões, que tem seu término programado para dezembro, antes do início da alta temporada. Entre os resorts que encerraram as reformas e já apresentaram as novidades estão o Hyatt Regency Aruba Resort & Casino e o Radisson Aruba Resort & Casino.