Alterações no Plano São Paulo

Governo de SP coloca estado na fase vermelha da quarentena aos finais de semana e a partir das 20h nos dias úteis.

Em anúncio, nesta sexta-feira (22/01) o Plano de Contingência do Estado de São Paulo, sofreu alterações e permaneceu desta maneira:⠀

Estão na fase Laranja do Plano São Paulo: Grande São Paulo, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, S. J. da Boa Vista, Piracicaba, Campinas, Baixada Santista e Registro.

Fase Vermelha: Taubaté, Franca, Barretos, Bauru, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília (cidade esta que já estava em fase vermelha).

Mas em TODAS as cidades, durante o período das 20h às 6h da manhã passa a valer a fase vermelha.

Aos finais de semana e feriado: Nos dias 25, 30 e 31/1, 06 e 07/2 vale a todos as cidades restrições de fase vermelha, somente serviços essenciais podem funcionar.

De segunda a sexta, apenas serviços essenciais serão autorizados a funcionar à noite; aos sábados, domingos e feriados, isso valerá para o dia todo. Grande SP, que inclui a capital, regrediu à fase laranja do plano, na qual bares não podem operar a partir de segunda-feira (25).

*O que funciona na Fase Laranja - fase sofreu alterações no dia 5 de janeiro e passou a ser mais permissiva

Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.

Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.

Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.

Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h.

Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.

*Serviços essenciais que podem funcionar na Fase Vermelha

Farmácias; Mercados; Padarias; Açougues; Postos de combustíveis; Lavanderias; Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô; Transportadoras, oficinas de veículos; Atividades religiosas; Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria; Bancos; Pet shops

Nenhuma regional de saúde sofrerá reclassificação para fases amarela e laranja, até 08/02.

A medida pode impactar diretamente o funcionamento de hotéis e resorts, que devido ao feriado na capital paulista teria uma alta demanda de hóspedes. Com a alteração do plano SP hotéis e resorts devem rever o horário de funcionamento de seus restaurantes e bares.