Canais
Destino
publicado em 14 de novembro de 2017 -  1h 1

#CataratasDay2017 bate recorde de participação

A campanha para celebrar a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas da Natureza teve ampla repercussão nas redes sociais.

Da Redação

O Dia das Cataratas, o #CataratasDay2017, levou ao Parque Nacional do Iguaçu 5.200 pessoas no sábado, 11. O número é recorde na campanha, que celebra a consagração das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas da Natureza. Moradores de Foz e região, turistas e até internautas de toda a parte do mundo publicaram selfies, fotos e vídeos das Cataratas do Iguaçu, gerando ampla repercussão nas redes sociais.

O tema da campanha deste ano - “Conecte-se à natureza” - está ligado à promoção do Ano Internacional do Turismo Sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa foi promovida pelos comitês brasileiro e argentino que trabalharam em conjunto para eleger as Cataratas como uma das sete maravilhas naturais do mundo. O título foi concedido no dia 11 de novembro de 2011.

No lado brasileiro, a campanha teve apoio das entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu (Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitors Bureau e Fundo Iguaçu, com o apoio do ICMBio e da Cataratas S/A).

“Foram mais de 5.200 pessoas que atenderam ao nosso chamado e participaram do Dia das Cataratas, o #Cataratasday2017. Uma edição histórica, com recorde absoluto de participação, o que demonstra que o evento já se tornou uma festa popular. Agradecemos a comunidade e também a todos que colaboraram para o sucesso desta edição. Foram mais de 200 pessoas envolvidas, que se dedicaram incansavelmente para que o evento acontecesse. Obrigado a todas as entidades parceiras e à Gestão Integrada do Turismo por mais esse exemplo de ação”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Acesso

A Prefeitura de Foz do Iguaçu disponibilizou ônibus para fazer o transporte de moradores até o Parque saindo de cinco pontos da cidade. Itaipu também auxiliou no transporte. Isso fez com que muitos iguaçuenses escolhessem as Cataratas do Iguaçu como principal opção de diversão no sábado. A gratuidade para residentes em municípios da região também favoreceu a vinda de várias famílias ao atrativo.

Para o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, o Dia das Cataratas se tornou um marco na unidade de conservação. “ É o dia que a comunidade abraça o seu maior atrativo. Essa comemoração é uma forma de acolher moradores de Foz e região, dando a oportunidade para que muitas pessoas conheçam as Cataratas do Iguaçu, este Patrimônio da Humanidade”, afirma.

Dia de rever a maravilha

O Cataratas Day incentivou o casal João Cardoso, aposentado, e Julia Cardoso, maratonista, a rever as Cataratas do Iguaçu. “Moramos há 50 anos aqui, formamos nossa família, nossos filhos, nossos netos e bisnetos na cidade. Temos aqui uma das maravilhas naturais do mundo, jamais deixaremos de agradecer por esse lugar e não podíamos perder esta oportunidade de fazer o passeio”, comentaram.

E não foi só os moradores que aproveitaram a campanha para contemplar novamente a beleza das Cataratas. “Já estive aqui algumas vezes e não me canso de apreciar essa maravilha. Nesse Cataratas Day ela está ainda mais bonita. Ótima organização e acessibilidade”, disse o turista Felipe Casaes, de Porto Alegre.

Pedalada ao pôr do sol

Uma das novidades deste ano foi o passeio de bicicleta no Parque Nacional. Cerca de 500 ciclistas saíram do estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes até o primeiro mirante, próximo ao Belmond Hotel das Cataratas. O passeio foi promovido pela Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu (ACCI).

Fonte: Assessoria

Veja também:

27/03/2018
São Paulo ganha declaração de amor em escultura-símbolo da cidade
Novo ponto turístico fica no São Paulo Expo, principal destino de eventos da América Latina. Ação é feita em parceria com o Visite São Paulo.
19/01/2018
Canadenses terão mais facilidade para visitar Foz do Iguaçu
Destino é o segundo preferido por turistas do país, conforme pesquisa do Ministério do Turismo.
17/01/2018
Israel recebe número recorde de turistas em 2017
Número de brasileiros no país volta a crescer e registra aumento de 65% em comparação com ano anterior.
07/12/2017
Uruguai moderniza infraestrutura do principal aeroporto e reduz tempo de passageiro na imigração
Os procedimentos de imigração do Aeroporto de Carrasco levarão menos de 30 segundos com nova tecnologia, já presente na área de Chegadas, agora também nas Saídas.
Newsletter
Receba as novidades