Canais
Destino
publicado em 17 de novembro de 2020 - 13h33

Chile anuncia reabertura de fronteira para estrangeiros a partir de 23 de novembro

Medida acontecerá de forma gradual e em um primeiro momento somente pelo Aeroporto Arturo Merino Benítez

Da Redação
 Chile reabre suas fronterias a partir de 23 de novembro

Após quase 250 dias fechadas devido à pandemia do novo coronavírus, as fronteiras do Chile já têm data de reabertura para receber os primeiros estrangeiros apenas por via aérea e por meio do Aeroporto Arturo Merino Benítez. Dessa forma, a partir da meia noite da próxima segunda-feira, 23 de novembro, segundo decreto oficial, serão retiradas as restrições para entrada de turistas internacionais, os quais deverão cumprir restritas medidas sanitárias de acordo com o protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde – do qual participou a Subsecretaria de Turismo.

O primeiro requisito será que, antes de chegar ao Chile, os passageiros deverão preencher uma declaração juramentada constando a origem, destino, condição de saúde e possíveis sintomas relacionados ao coronavírus – procedimento similar ao que foi implementado há alguns meses para cidadãos chilenos.

O subsecretario de Turismo, José Luis Uriarte, comemorou o anúncio, já que será possível reativar o setor turístico e dar mais um passo no plano que o governo implementou. Entretanto, destacou a importância de todos continuarem se cuidando e respeitando os protocolos sanitários para não haver retrocesso.

Apesar de ser possível visitar o Chile, com a abertura das fronteiras e entrada permitida de turistas estrangeiros, a pandemia ainda não terminou. Essas medidas não significam que podemos relaxar, pelo contrário, devemos ser ainda mais responsáveis e cuidadosos, pois conforme a condição sanitária permita, avançaremos ainda mais para poder reativar o setor”, completou Uriarte.

O protocolo para ingresso de estrangeiros contempla, além da declaração juramentada de cada visitante, um exame PCR negativo feito até 72 horas antes do voo.

Dessa forma, os turistas não precisarão fazer quarentena, mas serão controlados por meio de um aplicativo que os monitorará de maneira constante. Isso permitirá o rastreamento do itinerário do visitante e ação rápida ao surgimento de qualquer sintoma que requeira atenção.

O subsecretario de turismo explica que o PCR negativo é parte fundamental para manter a segurança do país. “Ninguém poderá embarcar em seus locais de origem se não tiverem o exame negativo”.

O protocolo de reabertura de fronteiras para ingresso de turistas estrangeiros será realizado de forma gradual. Por isso, primeiramente ele será feito por via aérea e somente pelo Aeroporto Arturo Merino Benítez. A entrada por via terrestre e marítima permanecerá fechada a espera que a condição sanitária permita sua reabertura.

Veja também:

26/02/2021
Circuito Litoral Norte de São Paulo divulga fornecedores locais em Guia Geral para turistas e operadores
Dando continuidade aos seus esforços de fortalecer o trade regional e apoiá-lo - principalmente neste momento de pandemia – o Circuito Litoral Norte de São Paulo oferece, em seu site, um guia completo onde o visitante pode encontrar opções de hospedagem, passeios e serviços especializados nas cinco cidades da região (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).
26/02/2021
Governo de SP regride capital paulista e outras três regiões à fase laranja
O governo de São Paulo regrediu a Grande São Paulo, que inclui a capital paulista, além das regiões de Campinas, Registro e Sorocaba, à fase laranja da quarentena, que veta o funcionamento de bares e permite que restaurantes operem até as 20h.
25/02/2021
Governador do Ceará sanciona medidas de apoio ao setor de eventos
O governador Camilo Santana sancionou nesta quarta-feira (24) as leis que instituem medidas de apoio ao setor de eventos durante a pandemia.
16/02/2021
Ampliação da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu será concluída em abril
A maior e mais moderna pista do Sul do Brasil está sendo construída com recursos da Itaipu e da Infraero.
Newsletter
Receba as novidades