Convention Bureau de Maringá encerra 2018 com saldo positivo

Isto é resultado de um trabalho que começou bem antes, assim como muita coisa foi iniciada em 2018 e somente se concretizará nos próximos anos.

Uma das manchetes mais repetidas durante este ano na imprensa maringaense fez menção a eventos que superlotaram a rede hoteleira de Maringá. Sem receber igual destaque, os hotéis já vivem uma lotação próxima a 100% duas vezes por ano, quando dos vestibulares da Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas pela primeira vez as lotações aconteceram também em outros meses.

Para o Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, instituição voltada ao fomento do turismo, se o ano de 2018 termina com um saldo positivo, repleto de novidades, ações e conquistas, na realidade isto é resultado de um trabalho que começou bem antes do ano, assim como muita coisa foi iniciada em 2018 e somente se concretizará nos próximos anos.

“Um dos grandes eventos do ano, com apoio de captação do Convention, foi a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), com cerca de 3,5 mil participantes, em novembro”, explica a superintendente do Convention, Yara Linschoten. “Mas este trabalho foi iniciado há mais de um ano e envolveu muitos parceiros, principalmente a prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, o governo estadual, por meio de sua Secretaria de Esportes e Turismo, praticamente todos os hotéis da cidade e vários outros setores que fazem parte do trade turístico”, finaliza.

Segundo Linschoten, muito do que aconteceu em 2018 é resultado de trabalho de longo tempo. “Mas, o importante é que estamos terminando o ano com um dos balanços mais positivos da história do Convention e com a certeza de que 2019 será ainda melhor”.

A superintende elenca entre os principais eventos que tiveram o apoio de captação do Convention: o Congresso de Aviação Agrícola do Brasil, promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag); o IMIN 110, que festejou os 110 anos do início da imigração japonesa para o Brasil; os Jogos Universitários do Paraná (JUPs); o Campeonato Paranaense de Kickboxing, sob direção da Kickboxing International Confederation (KIC); e os Jogos Universitários Brasileiros, da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Em todos estes casos, os filiados do Convention tiveram ampla participação, oferecendo serviços após terem participado das rodadas de negócios promovidas pelo Bureau.

Mas o Convention esteve envolvido em muitos outros acontecimentos, como a Conferência Municipal de Turismo, organizada pela prefeitura e com a participação de todos os setores do turismo local, apoiou seus filiados na organização de seus eventos e na divulgação e conquistou novos e valorosos parceiros.

“Além de termos tido um ano bastante positivo, contamos como grande vantagem o fato de Maringá ter mostrado ao Brasil sua capacidade de receber e realizar grandes eventos”, diz a vice-presidente para Assuntos Institucionais do Convention e presidente da Sociedade Rural, Maria Iraclézia de Araújo. “Durante todo o ano o Convention promoveu treinamentos para mais de 300 colaboradores de hotéis e shopping centers e isto eleva a capacidade de Maringá bem receber os visitantes”, conclui.

Preparando o futuro

Para Yara Linschoten, se o ano de 2018 termina com saldo bastante positivo para o Convention de Maringá, “2019 poderá ser ainda melhor, pois estamos apoiando a captação de vários eventos que poderão ser realizados na cidade”.

Ela cita, por exemplo, a possibilidade de Maringá sediar o Campeonato Brasileiro de Kickboxing da Kickboxing International Confederation (KIC), durante os festejos do aniversário da cidade, e o Fight Dragon, da mesma confederação; alguma etapa ou mesmo a final dos Jogos Universitários Paranaenses (JUPs), promovidos pela Federação Paranaense de Desportos Universitários junto com a Secretaria Estadual de Esportes e Turismo e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, além de uma edição do International University Beach Games, esportes de praia geralmente disputados nas modalidades de beach hand, beach soccer, beach volleyball e beach tennis nas categorias masculina e feminina. Os Beach Games são promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e a possibilidade de serem sediados por Maringá surgiu do bom trabalho realizado pelos parceiros do Convention durante os JUBs.

“Os eventos esportivos vão ser cada vez mais constantes em Maringá”, diz o vice-presidente do Convention para Assuntos de Captação de Eventos, Agnaldo Baldo, também representante da Secretaria Estadual de Esportes e Turismo. “A cidade conta com uma estrutura esportiva de fazer inveja a muitas capitais e ultimamente vem provando aos grandes organizadores de eventos esportivos sua capacidade de apoiar, realizar e receber da melhor maneira as delegações. Estes fatos fazem com que os organizadores queiram trazer seus eventos para uma cidade que lhes dá a certeza de que tudo vai acontecer da melhor maneira”, explica.

Fonte: assessoria