Costa da Mata Atlantica: ancoradouro do turismo de eventos

Uma maravilhosa queima de fogos na Praia da Enseada, no Guarujá, foi o ponto alto da comemoração de duas importantes conquistas do turismo do litoral paulista: a união de nove municípios para produzir um showcase – Guia para Profissional de Eventos – e o lançamento oficial da nova logomarca e denominação turística da região, Costa da Mata Atlântica, até então conhecida como Baixada Santista. A união representa a vontade de a região resgatar todo o seu potencial turístico de forma organizada e profissional, para apresentar-se ao Brasil e ao mundo como um destino atraente e preparado para receber turistas de eventos, negócios e lazer. Os nove municípios que integram o projeto – Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente – ocupam 161 km do litoral sul do Estado de São Paulo. Na alta temporada, suas praias recebem mais de 2,6 milhões de turistas, que chegam pela moderna estrada que liga São Paulo a Santos, ou pelo Porto de Santos (o maior da América Latina, com movimento que abrange 49% de toda a produção nacional) ou ainda por São Vicente, um dos municípios históricos da região e onde se estabeleceu o primeiro núcleo populacional do Brasil. Criação do SRC&VB, primeiro e importânte passo - “Não pouparemos esforços para fazer desta região um dos principais pólos turísticos de nosso país. Criamos uma magnífica embalagem, a Costa da Mata Atlântica, para apresentar um extraordinário produto, a nossa região metropolitana, e a partir daí, tenho certeza, iremos alcançar a tão desejada liberdade econômica para a nossa região”, declara Walter Geraigire, presidente do conselho diretor do Santos e Região Convention & Visitors Bureaux. “Agora precisamos identificar as necessidades do público-alvo para que possamos aprimorar as estratégias de atuação”, conclui. Mas não basta uma festa e simplesmente mudar um nome. Para que todo esse trabalho de mudança começasse a caminhar, era fundamental que tudo fosse realizado de forma profissional, organizada e com objetivos claros. A criação do Santos e Região Convention & Visitors Bureaux (SRC&VB), em abril de 2002, foi, sem dúvida, o primeiro e mais importante passo para que essas mudanças ocorressem. Com apenas um ano de atuação, o SRC&VB conseguiu reunir numa só entidade as nove prefeituras da região, órgãos públicos, diversas empresas do setor privado, e produzir a mais importante ferramenta de divulgação da região para os profissionais de eventos e turismo, o Showcase Santos e Região – Guia do Profissional de Eventos. Para Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur, “este é o caminho correto. O showcase é uma ferramenta que veio qualificar e potencializar a atividade turística de toda a região. Sem dúvida, a criação do SRC&VB constitui o fato mais importante em benefício do turismo regional, desde a limpeza das praias santistas”. Sanovicz nasceu em São Paulo, mas viveu e trabalhou durante muitos anos em Santos e se diz santista de coração por causa do time de futebol e da paixão que tem pela cidade. “Fui um dos indutores da escolha da marca Costa da Mata Atlântica. Sempre falei aos colegas do turismo local da necessidade de um conjunto de ações de promoção e marketing da nossa região. Vejo tudo isso com bons olhos’’, acrescenta o presidente da Embratur. Com 180 páginas e muito bem produzido, o showcase traz informações sobre toda a infra-estrutura para eventos, lazer e negócios disponíveis em Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Bertioga, e passa a ser o principal instrumento para a captação de eventos e divulgação do destino no Brasil e no exterior. Crescer, crescer, crescer - Acesso fácil, ampla infra-estrutura hoteleira, bons espaços para eventos, serviços e atendimento de qualidade, opções de lazer, segurança e limpeza são alguns, entre outros, dos pontos básicos que credenciam uma região como bom destino para se visitar e realizar eventos. Ao longo dos últimos quinze anos, a região da Costa da Mata Atlântica tem mostrado realizações concretas nessas áreas. A limpeza e despoluição das praias de Santos, o tratamento de esgotos e a reurbanização do calçadão na Praia Grande aumentaram o padrão da qualidade de vida local. Investimentos no patrimônio histórico (restauração de prédios e monumentos públicos e a criação de roteiros históricos e culturais) e na infra-estrutura turística, como a inauguração do Mendes Convention Center, em Santos, e do Centro de Exposições do Casa Grande Hotel, no Guarujá, além da manutenção dos jardins de Santos – reconhecidos pelo Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior jardim de orla do mundo –, a modernização da rede hoteleira e a construção da nova pista da rodovia dos Imigrantes, mostram que a região está pronta para ampliar seus objetivos na área de eventos. Seguindo a máxima do turismo que diz “uma cidade é boa para o turista se ela é boa para as pessoas que nela vivem”, Eduardo Conde Bandeira, secretário de turismo de Santos, com muita razão, diz que “Santos é uma coisa muito séria: você conhece, se apaixona e não quer mais ir embora. É uma cidade onde as pessoas são amistosas, gostam do local onde vivem e recebem bem o turista. O santista está sempre de bem com a vida porque vive aqui!”, conclui Bandeira. Embora muito já tenha sido feito em benefício da região, a lista de projetos que estão em andamento também é grande e animadora, como, por exemplo, a construção do Museu Pelé, que se transformará numa atração para turistas do mundo todo. Outro projeto, este para o segundo semestre deste ano, é o World Trade Center que, por enquanto, tem apenas um complexo em São Paulo. Serão investidos R$ 5 milhões para a implantação de um WTC Club em Santos, no edifício da antiga Bolsa do Café, no centro da cidade. O grupo Accor, até o ano que vem, inaugura o mais sofisticado Íbis da rede no país, com 160 apartamentos, além do Pathernon com 260 unidades. A cidade, que atualmente conta com 3.200 leitos, terá, em 2004, cerca de mais mil leitos, incluindo outros projetos que já estão em andamento. Em São Vicente, um novo Pavilhão de Exposições deverá ser inaugurado ainda neste ano. E a cidade já tem o Parque Cultural da Vila de São Vicente, uma réplica da Aldeia de Carapicuíba, da época do Brasil Colônia – projeto que recebeu o Jacaré de Ouro do Prêmio Caio 2002, na categoria Espaços Culturais para Eventos. Quanto a transporte aéreo, a Costa da Mata Atlântica, que já possui o aeroporto de Itanhaém para operação de aviões menores, tem na Base Aérea do Guarujá a perspectiva de abertura para vôos comerciais. A expectativa é que em dois anos o novo aeroporto já esteja em operação. Mas se viver bem e receber mais turistas são as palavras de ordem hoje na Costa da Mata Atlântica, Beto Mansur, prefeito de Santos, adverte que para incrementar ainda mais o turismo da região é necessária a elaboração de um grande plano diretor para os nove municípios. “É importante que continuemos unidos, como estamos hoje, para que também possamos buscar mais qualidade em prestação de serviços e atendimento. Um novo plano diretor para toda nossa região é importante para conseguirmos buscar investimentos para a construção de novos empreendimentos, principalmente no setor hoteleiro, de bares e restaurantes, que a região tanto precisa para poder receber mais visitantes”, conclui. Espaços para eventos no litoral - Os principais espaços para eventos na Costa da Mata Atlântica estão localizados nas cidades de Santos, Guarujá e São Vicente. Em Santos, a terceira cidade no ranking de turismo de eventos no Estado de São Paulo, atrás somente da capital paulista e de Campinas, foi dado outro importante passo com a inauguração, em 2001, de um dos mais modernos espaços para eventos no país, o Mendes Convention Center, que colocou a cidade definitivamente no roteiro dos principais destinos para eventos. Além do Mendes Convention, outros espaços já existiam na cidade, como o Sesc Santos, os hotéis Parque Balneário e Mendes Plaza, o Teatro Municipal e auditórios de sindicatos, que complementam a infra-estrutura variada para realização de eventos na cidade. “Antes, poucos eventos eram realizados em Santos”. No Guarujá, na praia da Enseada, dois empreendimentos se destacam. O tradicional Casa Grande Hotel Resort & Spa ampliou sua área para eventos com a inauguração, no ano passado, de um luxuoso Centro de Exposições ao lado do hotel. Outro empreendimento é a Ilha de Negócio, inaugurada há três anos, que segue um novo conceito de espaços para eventos empresariais. Em São Vicente, está sendo erguido o Pavilhão de Exposições, em fase final de construção. O novo espaço terá uma área com mais de 8 mil m², pé direito de 10 metros de altura, salas com 440 m² e 1.500 vagas de estacionamento. Um novo rumo para os eventos - A completa infra-estrutura para realização de eventos, diversificadas opções de lazer e uma enorme perspectiva de crescimento com o turismo nos próximos anos, têm colaborado bastante para que muitos eventos desembarquem na Costa da Mata Atlântica. A feira da Aviestur (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior de São Paulo) é um bom exemplo. Esse tradicional e movimentado evento, que recentemente realizou sua 21ª edição, durante muitos anos foi organizado em cidades do interior do Estado. Com a inauguração do Mendes Convention Center, o apoio da prefeitura de Santos e o desejo da própria entidade em ampliar o evento, realizado duas vezes por ano, a Aviestur – Feira e Bolsa de Negócios de Turismo passou a ser realizada na principal cidade do litoral paulista. A primeira, em abril de 2002, foi um sucesso, atingindo público recorde. No segundo semestre do mesmo ano, o evento cresceu mais ainda e o destino Santos venceu a disputa para sediar as duas edições da feira em 2003. Outra forte vocação de Santos está na área de eventos esportivos. Hoje também conhecida como a capital nacional do triatlo, faz parte da rota dos principais torneios internacionais dessa modalidade esportiva, além de outros que completam o grande calendário de competições disputadas na cidade. O potencial da Costa da Mata Atlântica para os mais variados segmentos da área de eventos foi determinante para que o SRC&VB iniciasse uma pesquisa para levantar o perfil turístico do mercado de eventos da região. O objetivo final da iniciativa, que conta com apoio do setor público e privado, é dar suporte técnico e científico tanto para a captação e realização de eventos, como para o incremento do número de turistas nacionais e internacionais, trazendo, acima de tudo, um substancial aumento na geração de receitas e empregos em toda a região. ESPAÇOS Mendes Convention Center Localizado na área da antiga Estação Ferroviária de Santos, o Mendes Convention Center foi construído pelo empresário português Armênio Mendes, radicado há muitos anos na cidade. O principal espaço para eventos em Santos e região tem 22 mil m² de área construída em terreno de 40 mil m². Dividido em três pavimentos, tem no térreo o Pavilhão de Exposições, com área de 10 mil m², praça de alimentação com restaurante, além de um piano-bar, danceteria com capacidade para três mil pessoas e uma choperia para 200 pessoas. No primeiro piso ficam as salas de apoio para 200 pessoas e o setor administrativo, ligados por duas escadas rolantes e elevadores. A área de convenções, no segundo piso, possui sistema modular que permite a distribuição do espaço entre seis e dez salas, com capacidade para acomodar até 4.200 pessoas em formato de auditório, além de 1,5 mil m² de área no foyer. O Mendes Convention Center possui estacionamento com 900 vagas e heliponto que permite a movimentação simultânea de três helicópteros. De acordo com o superintendente Vitor Rodrigues, “nosso foco de trabalho são eventos de negócios, que também incluem os congressos médicos, treinamentos e as feiras especializadas. Na captação nós trabalhamos de forma independente. O SRC&VB tem as suas prioridades e metas e o Mendes Convention, outras, embora, em algumas situações, tenhamos objetivos semelhantes. Nossa força de vendas está centrada em São Paulo e Santos, praças em que nossas equipes buscam os eventos de acordo com os setores que queremos atingir”. Rodrigues acrescenta que o Grupo Mendes também administra, na cidade de Santos, empreendimentos de outros setores de atividades que podem auxiliar muito os eventos, facilitando e viabilizando a captação. São dois shopping centers, três hotéis, flat, motel, boliche, bingo, uma estação de rádio e uma agência de turismo. “O organizador tem mais itens para enriquecer o seu evento e com um custo menor, já que está negociando com várias atividades compostas dentro do mesmo grupo, o que facilita as negociações e a redução de custos”, conclui Rodrigues. Av. Francisco Glicério, 200 – Santos – Tel: 3228-7500/ 0800-771-7501 mcc@grupomendes.com.br – www.mendesconventioncenter.com.br Ilha de Negócios Seguindo um novo conceito de espaços para eventos empresariais, a Ilha de Negócio, localizada a três quadras da praia da Enseada, no Guarujá, oferece privacidade para eventos fechados, uma vez que o espaço não realiza eventos simultâneos. “Somos uma boa alternativa na Costa da Mata Atlântica porque nos diferenciamos da rede hoteleira tradicional agregando tudo no mesmo local”, destaca Guilherme Pinheiro, executivo da Ilha de Negócio. Construído numa área de área de 6 mil m², o espaço conta com duas salas, uma para até 80 pessoas e outra para 45, além de três salas de apoio com capacidade para 10 pessoas cada, todas com pontos para laptop e climatizadas. O local também dispõe de uma ilha de trabalho com todos os equipamentos para secretariar o evento. Além das salas para realização de treinamentos, reuniões de diretoria, imersão, entre outros formatos de eventos, a Ilha de Negócio oferece 32 apartamentos duplos, cozinha industrial, estacionamento com 30 vagas e toda infra-estrutura de lazer como piscina, quiosque, sauna, sala de ginástica, quadra poliesportiva e de tênis. Guilherme Pinheiro destaca que “empresas, principalmente de São Paulo, gostam e realizam muitos eventos no Guarujá em função da proximidade da cidade com a capital, o que ficou ainda mais facilitado com a inauguração da nova rodovia dos Imigrantes. Às vezes é muito mais fácil você fazer um evento no Guarujá, Santos e região do que cruzar a cidade de São Paulo e ir para a zona norte”. Rua Hemenegildo Azevedo, 56 – Praia da Enseada – Guarujá - (11) 3064-4564 – www.ilhadenegocio.com.br – ilhadenegocio@ilhadenegocio.com.br CENTRO DE EXPOSIÇÕES Casa Grande Hotel Unindo a beleza natural paradisíaca e a excelente infra-estrutura para hospedagem e eventos, o Casa Grande Hotel, que entrou para o seleto rol do The Leading Hotels of The World, oferece desde o ano passado o Centro de Exposições, espaço com ar-condicionado central e unido ao hotel por um belo boulevard. Os eventos não são novidade no Casa Grande, que já possuía um centro de convenções com 11 salões moduláveis adaptados aos mais variados tipos de eventos, além de contar com o luxo da vista para o mar. De acordo com Jo Achim Liebert, diretor comercial, “com os 4 mil m² do novo Centro de Exposições, estamos com praticamente 7 mil m² que podem ser utilizados para eventos. É uma capacidade fantástica e uma enorme diversidade de salas. O conjunto, a composição da construção, localizada de frente para o mar, a capacidade, o excelente acabamento e o fato de ser agregado a um hotel 5 estrelas, são fatores muito favoráveis”, explica. O hotel possui 265 apartamentos, além de suítes e chalés, e oferece uma completa estrutura de esportes: três quadras de tênis, sala de ginástica, playground, quadra de futebol, sauna, e também permite o acesso a um clube privado de golfe. A cozinha do Casa Grande Hotel é de categoria internacional. Av. Miguel Estéfano, 1.001 – Enseada - Guarujá - SP Tel./fax: (13) 3389-4000 Pavilhão de Exposições e Centro de Convenções de São Vicente Em fase final de construção, o empreendimento promete se tornar um importante atrativo do turismo de eventos da Costa da Mata Atlântica. A obra faz parte do Complexo Guamium, integrando um terminal rodoviário e um hotel-escola, com área total de 77 mil m². O espaço para exposições, feiras e congressos terá 9,5 mil m² e contará com praça de alimentação e um estacionamento para 1.500 carros. O Centro de Convenções, com 2 mil m², acomodará até mil pessoas sentadas. Adotando o conceito de flexibilidade, também poderá ser dividido em três módulos, permitindo a realização de mais de um evento ao mesmo tempo. Na forma de um grande galpão, o centro terá vedação em alvenaria, cobertura metálica e telhas com proteção térmica, além de piso para suportar grande volume de cargas, de até 1.500 quilos por metro quadrado. De frente para o Mar Pequeno, o Complexo Guamium será o único no Estado com condições de receber exposições náuticas.