De Norte a Sul: 8 eventos para brasileiros se esbaldarem no Uruguai

Uruguai movimenta turismo enológico ao lançar centenas de atividades por todo seu território em Dia Internacional do Enoturismo.

Uruguai é o primeiro país sul-americano a celebrar o Dia Internacional do Enoturismo. Já em sua 5ª edição, turistas e cidadãos contam com uma infinidade de atividades que acontecerão durante todo o mês de novembro, principalmente no segundo fim de semana, de 10 e 11.

Vinícolas e outros protagonistas desse setor terão ações especiais abertas a todos os públicos e bolsos. Produtos e cultura enfatizando a importância dessa atividade distribuída em todo país será a marca dessa data no Uruguai.

O primeiro evento começa em Rivera, estado fronteiriço ao Brasil, de 6 a 18 de novembro com o Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa. Já no segundo fim de semana iniciam as programações especiais em vinícolas de Canelones: Pizzorno, Marichal, Viñedo de Los Vientos e Moizo, de Colônia: Campo Tinto e Zubizarreta e, de Maldonado: Bodega Garzon. As agendas estão mais abaixo e podem ser conferidas no link Día Del Enoturismo.

Festival Binacional Enogastronômico

O Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa busca valorizar dentro do Calendário de Integração Turística e Cultural da Fronteira Brasil – Uruguai, a culinária fronteiriça e a rica produção vinícola, em especial de Sant'Ana do Livramento e Rivera, através de ações de convivência, cooperação e intercâmbio que auxiliem na criação de um polo turístico Enogastronômico na região, revelando toda a singularidade e a diversidade local.

A Região Norte do Uruguai, com clima e solo dentro do mesmo bioma Pampa, também tem investido em vinhedos de qualidade, sendo o Tannat o seu produto reconhecido em concursos internacionais e que iniciou a produção vitivinícola do Uruguai em nível comercial. Atualmente Sant´Ana do Livramento e Rivera possuem 5 vinícolas, que investem em mais parreirais e tecnologia, com vinhos de excelente qualidade. Cenário em que se abrem novas oportunidades para o desenvolvimento do Enoturismo na região, um exemplo é a Cerro Chapéu, vinícola uruguaia construída dentro de um cerro para otimizar recursos e usar a gravidade na vinificação com mínima intervenção.

As Fronteiras são zonas nas quais se acumulam e se intensificam todas as relações vitais de interpretação, de contato e de oposição entre os elementos das sociedades políticas, econômicas, culturais e linguísticos permitindo a formação de uma identidade regional fronteiriça.

​A Culinária faz parte desta regionalidade e permeia este espaço de fronteira. Hábitos alimentares, pratos, produtos e preparos estão presentes nos dois lados da fronteira Brasil e Uruguai, unidos por um bioma semelhante, o “Pampa”, uma ocupação territorial que girou em torno da pecuária e da indústria de transformação da carne.

​A comida é o “alimento transformador da cultura” em que cada sociedade estabelece formas diferentes de preparo refletindo as práticas, os costumes e a memória de seus antepassados. A comida é um grande condutor a “memória afetiva”, passada de geração a geração mantendo viva a identidade de um povo.

​A culinária campeira, fruto do sincretismo do Gaúcho, do missioneiro, do indígena e do africano é característica latente nessa região fronteiriça. Essa miscigenação está presente nessa cultura alimentar e ajudou a criar pratos que se tornaram emblemáticos da culinária fronteiriça.

O uso das carnes, de diferentes tipos, em assados na brasa ou preparações no fogão e seus acompanhamentos, traduz a simplicidade, rusticidade e a singularidade desta gastronomia. Chimarrão ou mate, herança dos índios Guarani, que aproxima os dois países, produzindo calor humano e hospitalidade. É um forte símbolo da convivência nesta Fronteira de paz entre Brasil e Uruguai.

Programação Dia Internacional do Enoturismo

Canelones:

Pizzorno:

Sábado 10 e domingo 11 de novembro - 11h ou 14h30 – A Pizzorno oferece um Up-Grade de uma categoria em qualquer uma das experiências oferecidas pela vinícola.

Custo por pessoa: A partir de 30 USD (dólares).

Reservar por: WhatsApp mencionando "Day of Wine Tourism" em +598 98 940 444 ou e-mail: reservas@pizzornowines.com.

Marichal:

Sábado, 10 de novembro de 2018, das 11h às 15h. – A Marichal oferece um: Pic Nic na com Seleção de queijos harmonizados de Marichal Premium Sauvignon Blanc, Brusquetas harmonizada com Marichal Reserve Collection Pinot Noir / Chardonnay, Pão de Campo e Empanadas mais Marichal Reserve Coleção Pinot Noir / Tannat finalizando com uma deliciosa Salada de frutas.

Custo por pessoa: US $ 950 (pesos uruguaios).

Reservas aqui.

Viñedo de Los Vientos:

Sábado, 10 de novembro de 2018 - 11h45. – Viñedo de Los Vientos oferece uma bela visita ao vinhedo, observando o crescimento das vinhas da nova safra que está chegando! Depois experiência em fazer parte do processo de envase e rotulagem de seus vinhos! E então, vamos desfrutar de um delicioso almoço de campo acompanhado dos vinhos.

Custo por pessoa: $ 1500 (pesos uruguaios) a partir de 12 anos.

Reservas: 099372723 / info@vinedodelosvientos.com.

Moizo:

Sábado, 10 de novembro - 12h30 – A Familia Moizo oferece passeio nos vinhedos e a parte antiga da vinícola. Alem de um verdadeiro dia de campo acompanhado pelos vinhos produzidos ali e a requintada gastronomia caseira sobre as brasas!

Menu de recepção: bebida de boas-vindas com canapés e vários molhos. Entrada: empanadas de carne, presunto, queijo e pinchitos caprese. Principal: leitão grelhado acompanhado de buffet de saladas e legumes assados. Sobremesa caseira com um copo de licor Tannat. adega fina (Cabernet Franc Rosé 2018, colheita Merlot e Tannat-Tannat Tinto roble 2017, colheita Reserva 2014), suco de uva, suco de laranja e água mineral. Café com biscoitos.

As vagas são limitadas.

Custo por pessoa: $ 1400 / aceita cartões de crédito.

Transfer de Tres Cruces (rodoviária de Montevidéu): $ 300 (pesos uruguaios) (ida e volta).

Apenas com reservas em 098144491 ou e-mail info@bodegamoizo.com.

Colônia:

Campo Tinto:

Sábado e domingo (10 e 11 de novembro) – A Campo Tinto oferece um menu especial em seu Restaurante Campo Tinto.

O cardápio um típico “Asado Criolo” acompanhado de saladas da horta do local, harmonizados com os vinhos Campo Tinto.

Custo por pessoa: US $ 50 (dólares).

Reserva por e-mail info@campotinto.com ou ligando para +598 45427744.

Zubizarreta:

Sábado, 10 de novembro - 11h30

Visita guiada à adega, passeio pelos vinhedos e piquenique (tábua de frios, pães e 3 vinhos)

Custo por pessoa: $ 700 (pesos uruguaios).

Reserva por: +598 99280284 (whatsapp) ou Facebook.

Maldonado:

Bodega Garzon:

10 e 11 de novembro de 2018 - 11h30, 13h e 14h30

Visita ao Jardim Varietal, Tour pela adega, Experiência sensorial com os descritores de cada vinho e Degustação de 1 Vino Estate e 2 vinhos Reservas.

Custo por pessoa: $ 950 por adulto (peso uruguaio), menor de 18 anos $ 475 (peso uruguaio).

Reserva por e-mail reservas@experienciasgarzon.com ou telefone: +598- 42244040.

Mais informações sobre Uruguai: Site / Instagram / Facebook

Fonte: assessoria