Destino Iguaçu é destaque em maior evento de turismo gastronômico da Espanha

A gastronomia de Foz do Iguaçu está em evidência no Xantar 2019 (Salão Internacional de Turismo Gastronômico), em Ourense, na Espanha.

Durante cinco dias (6 a 10 de fevereiro) serão apresentadas 200 experiências gastronômicas com chefs de nove países (Espanha, Portugal, Costa Rica, Panamá, México, Colômbia, Peru, Brasil e Nicarágua).

Foz do Iguaçu representará o Brasil, país convidado a participar pela primeira vez no maior evento de turismo gastronômico da Espanha. A presença de Foz do Iguaçu na Xantar é uma oportunidade de enriquecer o turismo gastronômico do destino para os turistas da Espanha, Portugal e países da Ibero-América, que inclui as nações de língua espanhola na América do Norte, Central e do Sul.

"Nossa presença no maior evento gastronômico dos países ibéricos coloca a gastronomia de Foz do Iguaçu em evidência. Nós temos uma gastronomia que se destaca pela qualidade e diversidade, e a participação no evento cumpre uma determinação do prefeito Chico Brasileiro em valorizar a culinária local tornando-a mais uma atração turística em nossa cidade", afirma o o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

"Diante disso, a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, com apoio de parceiros, está planejando a realização de um festival gastronômico internacional nos próximos meses com a presença de delegações da Espanha, Portugal e outros países da América do Sul", acrescenta Piolla.

Xantar

Ao todo, 283 expositores de 12 países participarão do Xantar. Estão previstas conferências de especialistas, exposições de culinária, degustações comentadas e de vinho. Ainda consta na programação a realização de oficinas com operadores de turismo para apresentações de diferentes destinos participantes.

Experiência

O chef do Restaurante Porto Canoas, Vanderlei dos Santos, o Baiano, representa a gastronomia do destino na 20ª edição do evento. Baiano apresentará pratos que conquistaram milhares de visitantes no Restaurante Porto Canoas, localizado próximo as Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu.

Os visitantes poderão degustar no estande iguaçuense o Caldinho de Feijão e Torresmo, a Moqueca de Peixe com Camarão e Arroz Branco, o Dadinho de Tapioca com Carne Seca, o Ossobuco com Polenta e uma sobremesa surpresa prepara pelo chef brasileiro.

“É uma honra poder mostrar um pouco da nossa maravilhosa gastronomia. É uma experiência incrível”, resume Baiano.

Fonte: assessoria