Canais
Destino
publicado em 29 de abril de 2021 - 15h22

Destinos do Nordeste se unem para impulsionar o Turismo Brasileiro e fomentar a conectividade da região

Projeto chega com o principal objetivo de promover Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte de forma unificada, aumentando a competitividade dos destinos nos mercados nacional e internacional, gerando emprego e renda para os Estados

Da Redação
 Vitor Bauab - Presidente do Grupo BBG Brasil; Luciana Fernandes - Diretora Executiva do Grupo BBG Brasil; Sandra Villanova - Assessora Especial da Sedetur de Alagoas; Aninha Costa - Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte; Gilson Machado Neto - Ministro do Turismo; Rodrigo Novaes - Secretário de Turismo de Pernambuco; Antônio Neves Baptista - Presidente da Empetur PE; Bruno Reis - Presidente da Emprotur RN; Ruth Avelino - Presidente da PBTUR PB; Milu Megale - Diretora Comercial da Empetur PE

Uma nova forma de divulgar o Nordeste. É assim que os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, pretendem de forma unificada promover o turismo na região aumentando a competitividade dos destinos nos mercados nacional e internacional, gerando emprego e renda para os Estados e difundindo ainda mais o apelo histórico, cultural e natural dessas localidades.

Nesta terça-feira os secretários de estado de Turismo, Ana Costa (RN), Rodrigo Novaes (PE), Sandra Villanova - assessora Especial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas – Sedetur (AL) e a presidente da PBTur, Ruth Avelino (RN) apresentaram ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o projeto que prevê a promoção conjunta com bases no acervo cultural e histórico de cada estado, conectividade com os principais destinos emissores domésticos e internacionais e ainda, a divulgação da grandiosidade de oferta de produtos e serviços turísticos com impactos reais na econômica de cada região.

Sabemos que cada estado é singular, mas compartilham a mesma essência turística: são destinos de sol e praia com forte tradição e apelo histórico-cultural. Além disso, a proximidade geográfica dos quatro estados possibilita que o turista, em uma única viagem, visite diversos destinos, incrementando a permanência média e gerando mais riquezas para a região”, disse o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Para a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Costa, a iniciativa de integrar os três estados vizinhos ao Rio Grande do Norte será fundamental para apresentar um produto novo no mercado. “Promover nosso estado em conjunto com a Paraíba, Pernambuco e Alagoas irá colaborar com a retomada do setor envolvendo vários atores importantes do turismo nacional e internacional”, disse.

O projeto que será desenvolvido e implementado pela BBG Brasil, já aponta – por meios de estudos com todos os envolvidos – a ênfase em alguns produtos segmentados como, por exemplo, Sol e Mar, Luxo, Ecoturismo e Turismo Rural, Arte, Cultura e Gastronomia. “Todo conceito será baseado nos diferenciais de cada região, como atrativos e locomoção - trechos rodoviários, por exemplo, para quem deseja seguir uma viagem pelos destinos de carro”, diz Vitor Bauab, da BBG Brasil.

Outro fato que deve ser levado em conta está ligado à divulgação das principais tendências de sustentabilidade e economicidade neste momento pós-pandemia. “Importantíssima a união dos estados nesse momento em que a pandemia dificultou e continua impactando o turismo. Acredito que dará um grande impulso ao Turismo da Paraíba! Estou muito confiante~, enfatiza Ruth Avelino, presidente da PBTur.

De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, os quatros estados propõem uma articulação inovadora que traz novas estratégia e um produto importante para o turismo no Brasil. “No momento em que o setor está sendo repensado por conta das leis e regulamentações pela pandemia. Com certeza essa é uma ação de extrema importância e peculiar, tendo em vista que nunca houve no turismo algo que unisse a cultura, arte, gastronomia e belezas naturais desses quatro estados importantes para economia turística da região. Tenho certeza que esse projeto tem tudo pra dar certo”, afirmou Novaes.

O ministro Gilson Machado ainda acredita que ideias como estas “fora da caixa” são fundamentais para promover o turismo neste período pós pandemia. “Acredito que as características turísticas semelhantes e a estrutura de primeiro mundo – hoje são quatro aeroportos internacionais com expectativa para mais um em Maragogi (AL) – são fundamentais para a implementação e sucesso de um projeto de promoção como este”, ressalta. “Aliás, este projeto pode ser a referência para que outros estados possam desenvolver também ações e projetos de promoção e comercialização conjuntas”, finaliza.

“Essa é uma iniciativa extremamente importante, a união dos estados do Nordeste é fundamental na promoção unificada dos destinos, que são os mais bonitos do Brasil. Me coloco a disposição dos colegas secretários e do Ministério do Turismo para que a gente mantenha o diálogo cada vez mais próximo na divulgação da região como um todo, fortalecendo os diferenciais competitivos de cada um. Esperamos impulsionar ainda mais atividade turística e, sobretudo, assegurando a geração de emprego e renda para o nosso povo”, comenta Rafael Brito, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas.

Fonte: Assessoria

Veja também:

03/05/2021
Hotelaria aposta em diferenciais que agregam competitividade
Desde março de 2020, os meios de hospedagem em geral sofrem dificuldades econômicas resultantes da forte retração de demanda. Dados setoriais não deixam dúvida: a pandemia da Covid-19 é responsável pela maior crise do setor de todos os tempos. Neste cenário, inovar e celebrar parcerias que agregam valor aos serviços de hospedagem é dispor de vantagens competitivas.
03/05/2021
Gramado divulga agenda de eventos que estão confirmados em 2021
Os principais eventos públicos de Gramado estão confirmados.
23/04/2021
Santos disputa para receber importante congresso da área da saúde mental
A cidade de Santos é candidata a sediar o XV Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC) que será realizado em 2023. O Santos Convention & Viistors Bureau preparou e apresentou o material de candidatura junto à organização do evento, com destaque para qualidade de vida e infraestrutura da cidade, hotelaria, gastronomia, entretenimento e fornecedores.
17/04/2021
MATCHER avança sua atuação no mercado chinês para promover o Brasil e América Latina
Por meio de uma parceria com uma das maiores empresas globais de tecnologia para o turismo, a MATCHER se posiciona na liderança de troca de conhecimento com a Ásia, trazendo para a América Latina e, especialmente para o Brasil, as ferramentas mais avançadas de promoção de destinos e encontro de negócios.
Newsletter
Receba as novidades