Equador - país espera 50 mil brasileiros em 2008

O diretor executivo do Fundo Misto de Promoção Turística do Equador, Patrício Tamariz, representando o Ministério do Turismo do país, apresentou a imprensa e agentes de viagens o destino que traz o mote "La vida en estado puro". Trata-se da 1ª. ação de um plano geral, que inclui ainda a participação em feiras especializadas, como ABAV e Braztoa.

Segundo Tamariz, os destinos que os brasileiros mais procuram são os Andes e Galápagos. "Agora, queremos que os brasileiros conheçam outros destinos. Nossa expectativa é receber 50 mil brasileiros em 2008. O governo equatoriano está direcionando esforços para que toda a diversidade turística do país seja explorada", diz o diretor.

Tamariz anunciou que, para 2008, a companhia aérea Tame terá vôos com rota Guayaquil-Manaus-São Paulo. Hoje, existem cinco vôos semanais para Guayaquil , com escala em Lima, Peru. "O Chile e a Argentina, juntos, possuem 30 vôos semanais diretos, 20 e 10, respectivamente".

Em outubro deste ano, a ministra do Turismo do Equador, María Isabel Salvador, lançará o Plandetur 2020, que faz parte do planejamento nacional do Equador para o turismo sustentável, modelo baseado em seus territórios e produtos turísticos, aproveitando seus potenciais e vantagens competitivas. 

De acordo com Tamariz, os países da América lideram o ranking do turismo receptivo no Equador, com 70% do total, enquanto os europeus, em especial a Alemanha, representam 30%. A estimativa do executivo é que aproximadamente 940 mil pessoas entre no país em 2007. "No próximo ano, chegarão a marca de 1 milhão de visitantes", completa.

A Rodada de Negócios e Fórum Turístico apresentou sete operadoras equatorianas ao Brasil: Pam Tours, Palmar Voyages, Gray Line Ecuador, Metropolitan Touring, Fundacion Municipal/ Turismo para Cuenca, Galápagos Sub Aqua e Operadora de Turismo Maquita.

Turismo de eventos

Além dos espaços para eventos dos hotéis, Guayaquil possui Centro de Convenções com capacidade para 2,5 mil pessoas. "Em Quito, a capital equatoriana, já está sendo construído mais um, do mesmo porte, onde funcionava um grande hospital", revela Tamariz. O turismo de eventos, segundo ele, é responsável por apenas 10% do fluxo turístico no Equador, o que deve aumentar nos próximos anos, pois uma série as cidades estão recebendo uma série de investimentos para melhorar a infra-estrutura.

"Em 2007, captamos 13 eventos com padrão ICCA, conseguindo subir de 19º para 12º posição no ranking da instituição", comemorou Claudia Tosone, sócia gerente da Marketing Places, empresa com sede em Buenos Aires, contratada para divulgar o destino Equador no chulé, Brasil e Argentina.