Fim da exigência de vistos pode aumentar em 25% número de estrangeiros

Medida anunciada pelo Governo Federal para Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, deve atrair mais turistas ao Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, durante sua visita a Washington, o fim da exigência de vistos de entrada no Brasil para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. Trata-se de uma grande oportunidade para alavancar o fluxo de turistas para o Brasil e, consequentemente, para o Destino Iguassu, o terceiro do país em número de visitantes estrangeiros. Isso porque os quatro países são considerados estratégicos para o setor. Na opinião do presidente do Visit Iguassu, Jaime Nascimento, “a medida vai ajudar, e muito, a atrair mais visitantes num curto prazo e com isso gerar mais emprego e renda, portanto, esse é o caminho para potencializar o turismo”.

Crescimento

Desde a implementação do visto eletrônico para os quatro países, em dezembro de 2017, os pedidos aumentaram 41% em um ano. O Brasil desenvolveu um sistema totalmente virtual de emissão de vistos que reduziu a burocracia para esse grupo de turistas. Atualmente, entre o pedido, a apresentação de documentos e a liberação, o tempo estimado é de 72 horas. Sabendo que os efeitos do chamado e-visa poderiam ser tão rápidos quanto a sua emissão, já no início de 2018, o Visit Iguassu desenvolveu ações para atrair mais estrangeiros para o Destino. Missões comerciais, campanhas de mídia digital e em aeronaves e capacitação de agentes e operadores foram realizadas, os reflexos desse trabalho consistente já aparecem nas estatísticas de visitantes.

Relatório do próprio Visit Iguassu, com base no número de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, mostra que já houve um crescimento expressivo no número de norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos circulando pelos atrativos de Foz do Iguaçu. Os Estados Unidos, que em 2017 ocupava o quinto lugar entre os países que mais visitavam Foz do Iguaçu, passou para a terceira posição em 2018, atrás apenas do Paraguai e Argentina. Em 2017, 23.434 turistas vieram dos EUA e no ano passado, esse número subiu para 34.545. O crescimento foi de 47%. Em 2017, 12.328 japoneses estiveram no Destino e em 2018 foram 13.136. O Canadá e Austrália também apresentaram crescimento, embora menos expressivos.

Estudo feito pela Organização Mundial do Turismo (OMT) mostra que há um aumento de 25% por ano de turistas quando se tem a política de isenção de vistos. Com essa política, projeta-se um incremento de 200 mil a 250 mil turistas a mais, por ano, vindo dessas nações, o que pode conduzir o Brasil a um substancial crescimento de visitantes estrangeiros, atingindo e ultrapassando a marca dos 7 milhões.

Ao longo de 2018 o Visit Iguassu trouxe operadores, agentes de viagens, jornalistas, influenciadores e, de acordo com o planejamento estratégico elaborado em conjunto com seus associados e proposto para o ano de 2019, serão intensificadas ações para atrair ainda mais viajantes dos EUA, Japão, Austrália e Canadá. Estão previstas missões comerciais e ações de mídia digital. “Queremos reforçar a imagem e posição de Iguassu como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Aqueles que aproveitarem o fim da burocracia para vir ao país, não podem perder a oportunidade de explorar a região de uma das 7 Maravilhas da Natureza do Mundo”, finaliza o diretor-executivo do Visit Iguassu, Basileu Tavares.


Fonte: assessoria