Foz do Iguaçu recebe 11ª Jornada Paranaense de Psiquiatria

Captado no ano passado com apoio do Visit Iguassu, evento terá cerca de 500 participantes.

A 11ª Jornada Paranaense de Psiquiatria e o 1º Simpósio Internacional da Associação Psiquiátrica da América Latina serão realizados em Foz do Iguaçu, nos dias 2, 3 e 4 de agosto. A estimativa é reunir no Hotel Mabu Interludium cerca de 500 participantes do Paraná e da América Latina, entre médicos, especialistas, profissionais de outras áreas e estudantes.

Convidados irão abordar assuntos como dependência química, transtornos alimentares, suicídio, depressão, ansiedade, transtorno bipolar e autismo. A programação do evento também discutirá temas como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras doenças da infância e adolescência. Um dos grandes diferenciais será o debate a partir do relato de vida de quem sofre com sintomas de doenças estigmatizadas e que muitas vezes têm o tratamento retardado por preconceito.

Com meio século de existência, a Associação Paranaense de Psiquiatria está à frente da organização dos eventos. A realização da jornada científica e do simpósio foram confirmadas após a primeira edição do IME - Iguassu Meeting Experience, promovido em abril do ano passado pelo Visit Iguassu. O evento voltado ao segmento MICE (Meetings, Incentive, Congress e Exhibitions - Reuniões, Incentivos, Conferências e Feiras) reuniu representantes de associações de diversas áreas, buscando sempre destacar o Destino Iguassu como futura sede de seus congressos, simpósios e encontros. Entre os participantes do IME estavam Fernanda Sobrinho, secretária executiva e Priscila Naufel, assessora de imprensa da Associação Paranaense de Psiquiatria que puderam conhecer a infraestrutura do destino para receber eventos. A proposta foi apresentada à diretoria da associação, que por sua vez, escolheu Foz do Iguaçu como sede de ambos.

Hotel Mabu Interludium

Expectativa

“Ao realizar o maior evento científico da Psiquiatria paranaense em Foz do Iguaçu, ampliamos cada vez mais o alcance da associação. Por isso, a minha expectativa é de que essa seja uma grande Jornada, que ultrapasse as fronteiras para expandir o seu elevado conteúdo científico”, afirma Dr. Osmar Ratzke, médico psiquiatra e presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) no biênio 2017-2019. O renomado especialista, fundador e diretor-geral da Clínica Heidelberg, já havia presidido a entidade representativa dos psiquiatras paranaenses entre 2005-2007. Osmar Ratzke também já foi professor e chefe de departamento de psiquiatria da Universidade Federal do Paraná.

Agosto

A jornada e o simpósio de psiquiatria abrem o calendário de eventos de agosto em Foz do Iguaçu. No próximo mês serão realizados mais sete congressos, entre eles o 7º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Restauração Capilar, o 16º Encontro Paranaense de Psicologia, o 16º Congresso Brasileiro de Direito Internacional, e o Congresso Nacional Desperta Débora. “Juntos, esses eventos devem trazer mais de cinco mil participantes e movimentar a economia local com hospedagens, refeições, transporte e passeios aos atrativos, sem contar os profissionais contratados para montagem de estandes, recepcionistas, vídeo e fotografia, entre outros”, lembra o gerente de Eventos do Visit Iguassu, Alexandre Jung.

Fonte: assessoria