Foz do Iguaçu será um dos primeiros destinos a retomar o turismo com segurança

A afirmação foi feita pelo prefeito Chico Brasileiro na entrega dos Certificados de Responsabilidade Sanitária para mais de 40 empresas.

O prefeito Chico Brasileiro afirmou, durante a cerimônia de entrega dos Certificados de Responsabilidade Sanitária e o Selo de Ambiente Protegido para mais de 40 empresas, que Foz do Iguaçu será um dos primeiros destinos a retomar o turismo com segurança e responsabilidade.

Na cerimônia, realizada na manhã de hoje, 13, no Centro Integrado de Desenvolvimento (no complexo da Acifi), o prefeito relembrou que a cidade é uma das mais atingidas economicamente no Paraná, principalmente no turismo, mas que está preparada para a retomada no setor.

"Existe uma sinergia muito forte das instituições para a retomada segura e rápida do turismo na cidade. Isso nos deixa otimista que Foz do Iguaçu vai dar a volta por cima. Os destinos que adotarem a responsabilidade sanitária sairão na frente para a escolha dos turistas nas próximas viagens", destacou Brasileiro.

Mais de 40 estabelecimentos da hotelaria e a gastronomia de Foz do Iguaçu receberam o Certificado de Responsabilidade Sanitária e o Selo de Ambiente Protegido. A chancela foi concedida Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Sebrae-PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Conselho Municipal de Turismo.

As empresas conquistaram a certificação após atender a um rigoroso conjunto de regras que visam ampliar as normas de proteção a hóspedes, clientes e colaboradores.

Entre as exigências atendidas estão a instalação de tapete sanitizante e pontos de álcool gel em locais estratégicos, medição de temperatura; e uso obrigatório de máscaras. Também estão aplicando questionário sobre sintomas respiratórios; e realizando busca ativa diária de pessoas (colaboradores e clientes) com sintomas compatíveis com a Covid-19.

Segundo o gerente Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Cesar Stein, a iniciativa valoriza os estabelecimentos turísticos que seguem as normas de forma correta e traz segurança aos turistas e clientes.

Cartão de boas-vindas

“Os nossos atrativos turísticos, os meios de hospedagem e gastronômicos e toda a cadeia de serviços do turismo estão preparados para oferecer maior segurança aos visitantes”, afirmou. “Os nossos protocolos são o cartão de boas-vindas aos turistas”, reforçou o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, fez questão de frisar que hoje Foz é um ambiente protegido.

Retorno do turista

Presidente do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu), Neuso Rafagnin, afirmou que a certificação da hospedagem e gastronomia é mais um passo para o retorno dos turistas à região. Já o presidente do Comtur, Paulo Angeli, lembrou que a cidade foi um dos primeiros destinos do Brasil a adotar a medida e a experiência acabou servindo de modelo para outras cidades.

Também participaram da solenidade o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz, Faisal Ismail; o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Walter Venson; o presidente do Visit Iguassu, Felipe González; e o consultor do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha.

Além das empresas da hotelaria e gastronomia, quatro atrativos turísticos já receberam o certificado e o selo. O Parque Nacional do Iguaçu e Cataratas do Iguaçu S/A (responsável pela gestão da visitação turística da unidade de conservação), o Complexo Turístico Itaipu, o Macuco Safari e o Aeroporto Internacional de Foz. Todos cumpriram as medidas recomendadas pela Vigilância Sanitária no enfrentamento da pandemia.

A certificação está acontecendo em etapas e a expectativa é certificar os estabelecimentos inscritos no Cadastur que atenderem as exigências. O município certificará ainda espaços de eventos, meios de transporte, bem como novos atrativos, hotéis e gastronômicos.

Acelera Foz

A certificação faz parte da série de ações adotadas pelo programa Acelera Foz, cuja coordenação estratégica é formada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz (Codefoz), Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sebrae, Programa Oeste Desenvolvimento, ACIFI e Comtur.

Fonte: assessoria