Gramado completa 100 anos

No dia 17, a Rua Coberta recebe uma exposição de quadros, que conta parte da história do município
Comissão Gramado 100 anos engajada em prol das comemorações do centenário




No próximo dia 17 de janeiro, a cidade serrana de Gramado, 115 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, completará 100 anos. “Italianos, portugueses e alemães colonizaram esta cidade e hoje, quando celebra-se o seu centenário, todos queremos voltar no tempo e relembrar antepassados, costumes, tradições, e, principalmente, enobrecer o povo que em outras épocas, fez parte desta riquíssima história”, destaca o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Para registrar a data especial, a Prefeitura de Gramado, através da “Comissão Gramado 100 anos”, está preparando uma cerimônia que contará com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado,  às 18h, além de uma exposição de quadros e fotos antigas. “A comunidade está convidada a participar, pois esta festa é de todos! São 100 anos de luta e muito trabalho, que transformaram esta cidade em exemplo de desenvolvimento”, frisa Tissot.

Na próxima quinta-feira a Rua Coberta recebe estará repleta de fotos antigas, resgatadas pela própria comunidade e uma exposição de quadros, que conta parte da história do município: os casarões, o antigo espaço onde hoje encontra-se a estação rodoviária, os antigos hotéis, entre outros, pintados com riqueza de detalhes pelo artista plástico Horst Volk, figura ilustre que também faz parte da história de Gramado.

O Centenário:

Em 1875 deu-se início à chegada dos primeiros colonizadores europeus em Gramado. Neste ano chegaram os portugueses, seguidos dos alemães e italianos. As três culturas deixaram suas marcas neste pequeno espaço de terra. A arquitetura e a gastronomia são marcas do início da história de Gramado. Em 1913 o pequeno espaço de terra passou-se à chamar Gramado. Em 2013, a cidade completará 59 anos de emancipação, marcados pelo desenvolvimento de seus empreendimentos, de seu povo e, principalmente, do setor turístico.

Fonte: Ascom