O manifesto #juntosporbrasilia e #juntospeloturismo é um chamado que vem da necessidade do setor e pretende gerar uma grande onda de apoio à capital Patrimônio Mundial da Humanidade.
Ao mesmo tempo que está entre as atividades mais afetadas pelo coronavírus, o turismo também pode ser um grande aliado na recuperação econômica após o fim do período de isolamento, já que possui um imenso poder de fomentar a economia e tem uma cadeia que abraça desde o micro e pequeno empreendedor até grandes corporações. Todo o setor terá um grande desafio pela frente.
O movimento é assinado por 24 entidades diretamente ligadas ao turismo brasiliense:
- Abare - Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo;
- ABAV-DF - Associação Brasileira de Agentes de Viagens;
- ABBTur - Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo;
- ABCMI - Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade;
- Abla - Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis;
- Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes;
- ACDF - Associação Comercial do Distrito Federal;
- ADVB-DF - Associação Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil;
- Brasília & Região CVB;
- CET - Centro de Excelência em Turismo;
- UnB - Universidade de Brasília;
- Fetratuh - Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade do DF;
- Câmara de Turismo e Hospitalidade;
- Fecomércio DF;
- Fibra - Federação das Indústrias de Brasília;
- Fórum das Instituições de Ensino Superior do DF;
- RuralTur - Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do DF;
- Sindetur - Sindicato das Empresas de Turismo no DF;
- Sindhobar;
- Sindgtur-DF - Sindicato dos Guias de Turismo do DF, e;
- Secretaria de Turismo do Distrito Federal.
A ação irá criar grupos de trabalhos e, após reuniões, serão desenvolvidos relatórios de ações estratégicas, diretrizes e atividades. Os grupos de trabalho serão organizados por afinidades e áreas de atuação, como eventos, estratégias, rotas turísticas, qualificação, nicho turístico, gastronomia e trade turístico.
“Estamos vivendo um momento crítico pela epidemia do novo coronavírus e a economia sofre com este cenário. Por isso, o movimento Juntos por Brasília e pelo Turismo é tão importante. A iniciativa estará unida para que o Turismo – importante gerador de emprego e renda, possa buscar alternativas e se recuperar”, ressalta Francisco Maia, presidente da Fecomércio-DF.
Para Carlos Alberto de Sá, presidente da ABAV-DF, a iniciativa pode criar um ambiente para, no momento seguinte à crise, recolocar Brasília no cenário que ela merece e vendê-la para todos os brasileiros, complementando o nosso turismo interno. “Com a criação dos grupos de trabalho, espero que a gente consiga criar ideias e condições para fazer atrair novamente o turista, principalmente o brasileiro”.
Adriana Pinto, presidente da ABIH-DF, ressaltou que o momento é difícil para todo o segmento, mas a atuação da Setur é fundamental para pensar no período pós-pandemia. “Isso é essencial porque, enquanto os empresários e executivos estão focados nos seus negócios e em sobreviver a essa crise, a Setur já está enxergando oportunidades para a retomada no período após a pandemia. Eu parabenizo todo esse trabalho de união, porque vamos precisar muito para o futuro”, complementou Adriana.
A campanha
As hashtags #juntosporbrasilia e #juntospeloturismo dão o tom da campanha e serão utilizadas para que todos possam acompanhar as ações, além de facilitar a interação entre representantes do trade e o cidadão que se interesse pelo assunto, pauta ou ação. Na campanha, a hashtag ganha um novo simbolismo: seu grafismo se transforma em corações – sintetizando um movimento que traz, em si, o amor por Brasília e por uma vocação que cresce na capital, o turismo.
O enxoval, que será disponibilizado às entidades, conta com a logomarca, avatar e posts para as redes sociais, e-mails marketing, peças para o WhatsApp, máscara para foto do Facebook e capa para a rede social, banner para site e stickers para WhatsApp.
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