#JuntosPorBrasilia: 24 entidades assinam movimento de apoio ao turismo da capital federal

O manifesto #juntosporbrasilia e #juntospeloturismo é um chamado que vem da necessidade do setor e pretende gerar uma grande onda de apoio à capital Patrimônio Mundial da Humanidade.

Liderados pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal, trade da capital federal iniciou esta semana o movimento #JuntosPorBrasilia.

O manifesto #juntosporbrasilia e #juntospeloturismo é um chamado que vem da necessidade do setor e pretende gerar uma grande onda de apoio à capital Patrimônio Mundial da Humanidade.

Ao mesmo tempo que está entre as atividades mais afetadas pelo coronavírus, o turismo também pode ser um grande aliado na recuperação econômica após o fim do período de isolamento, já que possui um imenso poder de fomentar a economia e tem uma cadeia que abraça desde o micro e pequeno empreendedor até grandes corporações. Todo o setor terá um grande desafio pela frente.

O lançamento da campanha foi feito com a divulgação de um vídeo promocional de dois minutos e meio. O filme dá forma e voz ao movimento. As imagens retratam a beleza e harmonia de Brasília e sintetizam o senso de ação, colaboração e união em prol da capital. O vídeo também pretende lembrar que Brasília é um destino turístico único e que está de braços abertos para quando tudo isso passar.

O movimento é assinado por 24 entidades diretamente ligadas ao turismo brasiliense:

  • Abare - Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo;
  • ABAV-DF - Associação Brasileira de Agentes de Viagens;
  • ABBTur - Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo;
  • ABCMI - Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade;
  • Abla - Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis;
  • Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes;
  • ACDF - Associação Comercial do Distrito Federal;
  • ADVB-DF - Associação Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil;
  • Brasília & Região CVB;
  • CET - Centro de Excelência em Turismo;
  • UnB - Universidade de Brasília;
  • Fetratuh - Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade do DF;
  • Câmara de Turismo e Hospitalidade;
  • Fecomércio DF;
  • Fibra - Federação das Indústrias de Brasília;
  • Fórum das Instituições de Ensino Superior do DF;
  • RuralTur - Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do DF;
  • Sindetur - Sindicato das Empresas de Turismo no DF;
  • Sindhobar;
  • Sindgtur-DF - Sindicato dos Guias de Turismo do DF, e;
  • Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

A ação irá criar grupos de trabalhos e, após reuniões, serão desenvolvidos relatórios de ações estratégicas, diretrizes e atividades. Os grupos de trabalho serão organizados por afinidades e áreas de atuação, como eventos, estratégias, rotas turísticas, qualificação, nicho turístico, gastronomia e trade turístico.

Estamos vivendo um momento crítico pela epidemia do novo coronavírus e a economia sofre com este cenário. Por isso, o movimento Juntos por Brasília e pelo Turismo é tão importante. A iniciativa estará unida para que o Turismo – importante gerador de emprego e renda, possa buscar alternativas e se recuperar”, ressalta Francisco Maia, presidente da Fecomércio-DF.

Para Carlos Alberto de Sá, presidente da ABAV-DF, a iniciativa pode criar um ambiente para, no momento seguinte à crise, recolocar Brasília no cenário que ela merece e vendê-la para todos os brasileiros, complementando o nosso turismo interno. “Com a criação dos grupos de trabalho, espero que a gente consiga criar ideias e condições para fazer atrair novamente o turista, principalmente o brasileiro”.

Adriana Pinto, presidente da ABIH-DF, ressaltou que o momento é difícil para todo o segmento, mas a atuação da Setur é fundamental para pensar no período pós-pandemia. “Isso é essencial porque, enquanto os empresários e executivos estão focados nos seus negócios e em sobreviver a essa crise, a Setur já está enxergando oportunidades para a retomada no período após a pandemia. Eu parabenizo todo esse trabalho de união, porque vamos precisar muito para o futuro”, complementou Adriana.

A campanha

As hashtags #juntosporbrasilia e #juntospeloturismo dão o tom da campanha e serão utilizadas para que todos possam acompanhar as ações, além de facilitar a interação entre representantes do trade e o cidadão que se interesse pelo assunto, pauta ou ação. Na campanha, a hashtag ganha um novo simbolismo: seu grafismo se transforma em corações – sintetizando um movimento que traz, em si, o amor por Brasília e por uma vocação que cresce na capital, o turismo.

O enxoval, que será disponibilizado às entidades, conta com a logomarca, avatar e posts para as redes sociais, e-mails marketing, peças para o WhatsApp, máscara para foto do Facebook e capa para a rede social, banner para site e stickers para WhatsApp.