MG: Importância das agências de receptivo é discutida por empresários

O Circuito do Conhecimento, que acontece nesta quarta-feira, 17, em Santa Bárbara, na região central de Minas Gerais, receberá empresários de agências de receptivos para discutir a importância de se investir em treinamentos dos profissionais que colaboram para a divulgação e comercialização dos destinos turísticos do Estado.

 

Em Minas existem cerca de 70 agências de receptivos. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Turismo do Estado, os negócios se concentram na capital mineira e em cidades históricas do interior do Estado. "Noventa por cento do sucesso do setor depende do trabalho desenvolvido pelas agências de receptivos locais. São elas que recebem o visitante e indicam restaurantes, comércio, bares e atrativos turísticos", explica Mônica Alencar, técnica responsável pelo setor de Turismo do Sebrae Minas.

 

Para melhorar o atendimento ao cliente e diversificar a oferta de produtos turísticos, iniciativas públicas e não governamentais vêm estimulado a qualificação e desenvolvimento das agências de receptivos. Uma delas é projeto Rede de Micro e Pequenas Empresas Turísticas da Estrada Real, que promove o desenvolvimento regional e a competitividade das micro e pequenas empresas do setor, inclusive das agências de receptivos. Realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), FIEMG/IER e Secretaria de Estado de Turismo de Minas, atua nas regiões de Diamantina, Ouro Preto, Serra do Cipó, São João Del Rei e Santa Bárbara.

 

O empresário Jorge Gomes e outros dois sócios resolveram investir na empresa Campos de Minas Turismo, na cidade de Cachoeira do Campo. Hoje, a agência de receptivo trabalha com turismo pedagógico na região. A empresa recebe mais de 500 turistas, na maioria deles, grupos de estudantes. "A agência faz desde a locação do transporte à alimentação, hospedagem e visita aos roteiros turísticos. O turista não precisa de se preocupar com nada a não ser aproveitar o passeio", explica Jorge Gomes.

 

O projeto Circuito do Conhecimento faz parte de uma série de eventos promovidos pela Associação dos Municípios do Circuito do Ouro em parceria com o Sebrae Minas, Senac e Secretaria de Estado de Turismo de Minas. Desde o segundo semestre de 2007 foram realizadas quatro edições nas cidades de Mariana, Sabará, Nova Lima e Itabirito. O próximo encontro será em novembro, no município de Catas Altas, sobre Turismo e Patrimônio.