MTur identifica ações para impulsionar o turismo do Maranhão

Em encontro com representantes do poder público maranhense e entidades do setor, realizado ontem, 9, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, afirmou que o Estado precisa de R$ 110,8 milhões para a estruturação do turismo local. Marta também defendeu a aplicação de recursos em projetos de infra-estrutura turística, qualificação, marketing e realização de eventos.

 

Presente na reunião, o governador do Maranhão, Jackson Lago, destacou a importância de priorizar as rodovias do estado. “Com estradas de qualidade e boa sinalização estamos beneficiando todo o estado e isso se reflete positivamente no turismo”, afirmou. Para a ministra, "o cidadão maranhense também ganha com isso”, completou.

 

De 2003 a 2006, o Ministério do Turismo investiu R$ 32,5 milhões no Maranhão. Marta Suplicy defendeu a aplicação de recursos em projetos de infra-estrutura turística, qualificação, marketing e realização de eventos. A partir dos dados apresentados pela ministra, deputados e senadores terão condições de direcionar a aplicação dos investimentos no turismo do estado.

 

De acordo com o levantamento do MTur, os projetos que se constituem de ações estruturantes para o turismo tratam de acessibilidade, de saneamento básico, de centro de atendimento ao turista e de sinalização turística. Capacitação e qualificação de gestores públicos, realização de seminários de empreendedorismo e campanha de promoção dos roteiros turísticos nos mercados nacional e internacional também foram considerados fundamentais para desenvolver o turismo no Maranhão.

 

A ministra do Turismo destacou as campanhas de divulgação do Maranhão como essencial para fazer o turismo acontecer. “Não adianta apenas ter capacidade de receber o turista. É preciso anunciar que estamos preparados para isso”, afirmou Marta Suplicy.