Canais
Destino
05/11/2007
Cidade de São Paulo cresce 17% em arrecadação com Turismo
A arrecadação com o segmento turístico na cidade de São Paulo não pára de crescer, é o que mostra o último levantamento realizado pela Prodam - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município, divulgado ontem, 4, na capital paulista. O valor movimentado pelo setor que concentra as atividades ligadas ao turismo como hospedagem, pacotes turísticos e eventos entre janeiro e agosto de 2007, foi 17% superior ao do mesmo período em 2006. O montante obtido até o momento é de R$ 74.305.662,95.   Além de quase bater todo o ano de 2004, os números de 2007 já superam em 15% os de 2003 e são 88% superiores ao mesmo período (janeiro a agosto) de 2001. "Os bons resultados comprovam o que já vínhamos constatando em pesquisas quantitativas e de comportamento – o fato de que a cidade evolui como destino turístico não somente para os negócios e eventos, setores já consolidados, mas como referência cultural e de entretenimento", ressalta Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris - São Paulo Turismo.   Carvalho lembra ainda que os bons resultados da ocupação hoteleira neste ano, próxima aos 70% em sete dos nove meses apurados em pesquisa da SPTuris junto a 100 hotéis da capital. O pior resultado da hotelaria paulistana em 2007 (janeiro, 56,4%) já é superior ao melhor resultado de 2004 (agosto, com 56,3% de ocupação).                                                        “Nossos 46 mil apartamentos estão, na maior parte do tempo, ocupados, com taxas maiores durante a semana, mas já superando os 50% nos fins de semana", explica o presidente da SPTuris. Segundo ele, essas taxas, até poucos anos atrás, eram de 15% a 20%. “A ocupação de pelo menos metade de nosso parque hoteleiro, um dos maiores do mundo, nos fins de semana, somente comprova que a capital paulista tornou-se um destino de cultura e entretenimento”, comemora o executivo. Hoje quase a metade dos turistas vem para São Paulo a lazer. Um bom exemplo desse novo momento são os pacotes combinando diárias e atrações culturais, cada vez mais presentes nos hotéis paulistanos.   E o mês de outubro, liderado pelo GP Brasil de Fórmula 1, megaeventos musicais e de cinema, além de grandes feiras, deve obter índices ainda superiores, próximos aos 77% de ocupação hoteleira, o que também deve se refletir diretamente e de forma significativa na arrecadação de ISS.
05/11/2007
Campanha da CVC quer dobrar número de visitantes ao Chile
A CVC e a Turismo Chile (antiga CPT - Corporação de Promoção Turística do Chile) iniciaram uma ampla campanha publicitária cooperada que visa promover os atrativos e destinos turísticos do Chile aos brasileiros. A Turismo Chile é uma organização privada que reúne 530 associados, entre empresários, companhias aéreas e marítimas, empresas de receptivo, centros de esqui e hoteleiros chilenos.   "Os brasileiros estão descobrindo o Chile como destino de lazer, que vem despontando na América do Sul pela diversidade turística que oferece aos seus visitantes", destaca Valter Patriani, presidente da CVC Turismo.   Com investimentos de US$ 1 milhão neste primeiro ano, esta campanha é integrada por cinco anúncios para mídia impressa, que contarão com 84 inserções programadas até março de 2008 nos principais veículos de comunicação do Brasil. Norteada pelo tema "Chile: Não espere que te contem. Viva você mesmo", as peças enfatizam as belezas e a infra-estrutura turística do Chile, convidando os brasileiros a conhecerem os diferentes roteiros operados pela CVC naquele país. Serão US$ 4 milhões até o final da campanha, que durará quatro anos.   "Esta parceria entre a entidade e a CVC contribuirá consideravelmente para incentivar os brasileiros a conhecerem o Chile", diz Pablo Moll Vargas, gerente geral da Turismo Chile. Atualmente, o país é o segundo destino internacional no ranking de vendas da CVC, atrás apenas de Argentina.   Serviço www.cvc.com.br
01/11/2007
Americanos representam 52% das reservas estrangeiras da Utell
De acordo com levantamento realizado pela Utell Hotels & Resorts, os norte-americanos representam 52% dos hóspedes estrangeiros nos 84 hotéis filiados à empresa, localizados em 19 cidades brasileiras. Em segundo lugar vêm os alemães, com 10%, seguidos de perto pelos argentinos, com 7%. Empatados na quarta posição, com 4%, estão Inglaterra, Itália, México e Espanha.   Já entre os brasileiros, os destinos mais procurados são os Estados Unidos, com 18%, seguido por França, com 16%, Argentina, Itália e Espanha, todos com 14%. "Mais do que o intenso trabalho de promoção e divulgação do destino Brasil nos Estados Unidos, a força dos laços comerciais entre as duas nações ajuda a explicar o alto índice de reservas", avalia Karina Borges, gerente regional de vendas na América Latina.
31/10/2007
Recife CVB realiza ações durante MICE Argentina
O Recife Conventino & Visitors Bureau vai realizar sua primeira grande ação na Argentina, durante o MICE - Motivation, Incentive, Conventions and Exhibitions, que acontece em Buenos Aires nos dias 7 e 8 de novembro. A estratégia é internacionalizar o destino e o fortalecer o turismo de incentivo em Pernambuco.   Durante a promoção o trabalho de divulgação consiste no fortalecimento do mercado de incentivo em parceria com a Federação dos Conventions. É a estréia também do Vendo Pernambuco, projeto focado no turismo de lazer, na Argentina.   O Recife CVB aproveitará a oportunidade para apresentar os destinos para consultores de RH, organizadores de congressos, agências de marketing promocional, associações e entidades da Argentina, Chile e Uruguai. Serão agendadas reuniões externas com mini-palestras para três operadoras.
31/10/2007
Áustria divulga novidades da próxima temporada em São Paulo
Na próxima segunda, 5 de novembro, o Departamento de Turismo Austríaco apresenta em São Paulo as atrações que o país reserva para o ano que vem. O evento faz parte de uma série na América Latina, que, depois de São Paulo, seguirá para Curitiba, Buenos Aires, Cidade do México e Guadalajara.   Participam das apresentações dois representantes do Turismo da Áustria, cinco representantes de agências de turismo receptivo, o Comitê de Turismo de Viena e o Comitê de Turismo de Innsbruck. A curadora da Áustria na Bienal de Arquitetura, Lilli Hollein, também estará presente no evento.   A proposta é apresentar um pouco do que as cidades da Áustria oferecem, uma mistura única de história e modernidade, destacar as pistas para descer de esqui e as alternativas para quem quer descansar naquele país.   Em termos de eventos, serão apresentados o Campeonato de Futebol Europeu, de 7 a 29 de junho de 2008, na Áustria e na Suíça, os preparativos da cidade de Linz, a Capital Européia da Cultura de 2009, e o calendário de atividades de Haydn 2009, quando o país inteiro celebrará os 200 anos da morte de compositor clássico vienense Joseph Haydn.
31/10/2007
Foz do Iguaçu divulga nova campanha no Brasil e no exterior
Com o mote "Foz do Iguaçu: Destino do Mundo", a cidade começa a divulgar sua nova campanha no Brasil e no exterior, que engloba comercial, jingle, spot, anúncios para mídia impressa e eletrônica, site em três idiomas e mapas.   A ação, criada pela agência gaúcha Competence, contempla um novo logo e slogan, e tem como responsáveis Paulinho Silva e Ricardo Baptista. As peças procuram ressaltar as belezas naturais e as construídas pelo homem, como a hidrelétrica Itaipu Binacional.
30/10/2007
Destinos brasileiros expõem atrativos em feira no Canadá
Rio de Janeiro, Búzios, Salvador, Amazonas, Pantanal, Recife, Maranhão e Lençóis Maranhenses foram os destinos mais procurados pelos participantes da 19ª edição do International Tourism and Travel Show, realizado de 26 a 28 de outubro, em Montreal, no Canadá. O Ministério do Turismo, por meio da Embratur esteve presente na feira, considerada um dos mais importantes eventos de turismo da região de Quebec.   Foi uma grande oportunidade para que profissionais brasileiros ligados à área de viagens e turismo estreitassem laços comerciais e realizassem negócios com os mais de 400 expositores, de 100 países. A feira reuniu destinos de todo o mundo, inclusive os principais competidores do Brasil como Argentina, México, Aruba, Costa Rica, Porto Rico e Peru, que também possuem forte presença no mercado canadense.   “A participação da Embratur nestes eventos é fundamental, pois a presença institucional do Brasil gera reconhecimento de marca, promoção do destino e contato direto com jornalistas, formadores de opinião e potenciais visitantes, entre empresas e consumidores. Sentimos por parte do público, mídia e empresas um enorme desejo em conhecer mais sobre o Brasil e seus destinos diversos”, relata Miguel Jerônimo, executivo do Escritório Brasileiro de Turismo em Nova York.   O Canadá está na lista dos principais países emissores de turistas para o Brasil - em 2006 foi registrada a entrada de 62.603 visitantes canadenses. Além disso, o Canadá é um dos países considerados de alta prioridade pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil e a meta é alcançar o número de 100 mil visitantes em 2010.
30/10/2007
Recifenses encerram ABAV 2007 na quadra da Mangueira
Para comemorar o acordo entre a Estação Primeira de Mangueira e a Prefeitura do Recife, o secretário de turismo Samuel Oliveira, o presidente da escola de samba carioca, Percival Pires, e o presidente da Empetur, Allan Pires de Aguiar, receberam mais de 100 convidados no camorote VIP da quadra da agremiação para uma apresentação em primeira mão do samba-enredo para o carnaval 2008: "100 Anos de Frevo, é de perder o sapato... Recife mandou me chamar", de autoria do carnavalesco Max Lopes.   O camarote recebeu diversas autoridades do trade, entre eles Roberto Pereira, secretário executivo da Fundação CTI-NE (Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste), responsável pela organização da BNTM, a presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Cléa Cordeiro Rodrigues, e Márcio Santiago de Oliveira, da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau.   O acordo de patrocínio para o desfile da Magueira no Carnaval de 2008, no valor de R$ 3 milhões, foi assinado em maio deste ano pelo presidente da escola de samba e o prefeito de Recife, João Paulo Lima. O patrocínio faz parte das ações do programa O Ano do Turismo no Recife. GALERIA DE FOTOS                        
30/10/2007
Catarinenses oferecem apresentação do Bolshoi no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
O governo de Santa Catarina presenteou os participantes da ABAV 2007 com uma apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na abertura da ABAV 2007 no dia 24 de outubro. Com elenco de 37 alunos, a Escola do Teatro Bolshoi apresentou a Suíte do Balé “O Quebra-nozes” e “Chopiniana”.   Os convidados foram recebidos pessoalmente pelo vice governador Leonel Pavan na escadaria do Municipal.   O Balé “Chopiniana” foi remontado pela professora russa da Escola Galina Kravchenko, com coreografia de Mikhail Fokine e música de Chopin. A Suíte do Balé "O Quebra-nozes" teve a coreografia assinada por Vasily Vainonen e Vladimir Vasiliev, que ainda é produtor, diretor e autor da nova versão coreográfica e do cenário, e música de Tchaikovsky. A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro acompanhou os bailarinos nesta apresentação especial com regência do maestro Jésus Figueiredo.
26/10/2007
ABAV: governador da Bahia comenta sobre redução de vôos para o Estado
O governador da Bahia, Jaques Wagner, marcou presença na Abav 2007 ao fazer visita ao estande do Estado para depois falar com os jornalistas sobre a importância do turismo para a Bahia. Para ele, “o turismo tem um importante significado para o Estado, já que tem grande representação na geração de empregos e renda”. Além disso, o governador anunciou recente acordo com o Ministério do Trabalho, que prevê a viabilização de R$ 17,5 milhões para a qualificação de cerca de 11.000 jovens, sendo que parte deles devem ser voltados para a área do turismo. Menos vôos Sobre o assunto, o governador comentou que o tempo é de organizar e planejar, “a questão deve ser enfrentada, mas a Bahia foi muito prejudicada. Nós estamos contestando a decisão do Ministério da Aeronáutica e procurando conhecer argumentos para uma medida que ninguém compreendeu. Eu quero ouvir os argumentos que sustentem essa decisão”. Jaques Wagner salientou que se considera “um parceiro do governo federal, mas que uma parceria funciona em mão dupla e espero que a União tenha sensibilidade para entender que atingiu o destino turístico Bahia e que ele representa grande parte da nossa renda”. Quando perguntado sobre os maiores problemas ocasionados pela nova medida, que impede a liberação de vôos charteres com saída de Congonhas nos finais de semana, o governador exemplificou “somente no mês de agosto foram 62 vôos charteres para a Bahia”. Hoje o Estado que computada 124 vôos semanais tem 28 vôos a menos e muitos leitos vazios em detrimento da medida.  Novo aeroporto Cem milhões de reais é o montante previsto para a construção do novo aeroporto da Bahia, para tanto, o governador espera contar com o apoio do dinheiro privado. Outra possibilidade é a construção de uma segunda pista no aeroporto de Salvador, que viabilizaria uma maior entrada de viajantes, também internacionais, o novo público alvo do governo. Jaques Wagne disse que está em constante negociação com empresas aéreas americanas e a embaixada para aumentar o número de turistas americanos, que atualmente representam de 5 a 6% somente do montante total de turistas para o Estado.
26/10/2007
ABAV: cresce o número de turistas brasileiros na Colômbia
Carlos Rodriguez, diretor da Proexport Colômbia, escritório representante do destino em São Paulo, comentou sobre a crescente taxa de turistas brasileiros nos últimos anos, durante a Abav. Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, o número de visitantes brasileiros à Colômbia registrou aumento de 34,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse número representa o total de 25.000 turistas, montante ainda baixo de acordo com Carlos Rodríguez, mas que ao mesmo tempo significa o crescimento em 50% ao longo de 3 anos. Para o próximo ano, Carlos se diz bastante confiante, já que espera duplicar o volume de turistas brasileiros para a Colômbia. Para que isso aconteça, o diretor acredita no trabalho de divulgação desenvolvido por diversos destinos colombianos, sendo Bogotá o grande nicho para o turismo corporativo devido a presença de 27 campos de golfe e infra-estrutura para eventos, Cartagena que tem a preferência dos organizadores de viagens de incentivo brasileiros, e San Andrés para os amantes do mergulho.
26/10/2007
ABAV: Ceará planeja novo centro de convenções
“O governador do Estado do Ceará disse que até o fim de seu governo o Ceará ganhará um novo Centro de Convenções” foi o que o presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Régis Medeiros, informou à Revista Eventos durante a 35ª edição da Abav. Segundo Régis, o Ceará sofre atualmente com uma forte demanda por um novo Centro de Convenções, já que o atual não apresenta tamanho suficiente para grandes eventos devido a sua dificuldade de modulação. “Nós já perdemos eventos por falta de espaço e até mesmo de agenda”, disse o presidente. O local para a construção do novo Centro de Convenções já está em negociação sob sigilo absoluto no governo do estado, que deve anunciar brevemente sua decisão. Para o projeto, serão utilizados estudos e informações já existentes para o novo espaço, que será maior e melhor em termos tecnológicos, um diferencial importante para impulsionar as captações na capital. Outra boa novidade para o Ceará é a captação recente do Congresso Brasileiro de cirurgia, que deverá trazer à cidade de Fortaleza cerca de 4 mil visitantes. O evento com data para 2011 “pode até acontecer no novo Centro de Convenções” brinca Régis esperançoso.
26/10/2007
ABAV: Rio Grande do Norte lançará novos roteiros até final do ano
Entre o final deste ano e o início de 2008 o Estado do Rio Grande do Norte deverá lançar dois novos roteiros turísticos: o Serrano e o Agreste. Este ainda está em fase de estudos para verificar quais cidades serão englobadas, já o Serrano, está com lançamento previsto ainda para este ano,   “Estamos trabalhando em parceria com o Ministério do Turismo na promoção dos destinos interioranos, tanto que durante esta edição estamos divulgando os roteiros Costa das Dunas, Areia Branca e Seridó”, conta Arnaldo Saint-Brisson, secretário-adjunto de Turismo do Rio Grande do Norte.   Segundo Brisson, o governo está criando políticas para incrementar a infra-estrutura e acolher de maneira ainda melhor os turistas que visitam as regiões do interior. A Secretaria de Turismo também conta com o apoio do trade turístico do Estado, representado por dez profissionais na fera, principalmente do setor hoteleiro.   A expectativa da secretaria é receber cerca de dois milhões de turistas, sendo que até este mês foi registrada a entrada de 1,8 milhões de visitantes, vindos principalmente de São Paulo e outros Estados do país. Em relação a turistas estrangeiros, os principais emissores são Espanha, Portugal e Itália.
26/10/2007
ABAV: Fortaleza terá novos vôos diários para Cabo Verde
A partir do próximo dia 28 de outubro, a capital cearense receberá um vôo diário da TACV – Transporte Aéreo Cabo Verde, companhia que tem hub no Cabo Verde, interligando o país para destinos como Londres, Paris, Roma e Amersterdan. De acordo com Everardo Matias, do departamento de promoção e marketing da Secretaria de Turismo do Ceará, a expectativa é que os vôos atinjam ocupação de 68%.   O novo vôo contribuirá ainda mais para que o destino seja fortalecido no exterior, cujo principal país emissor é Portugal, hoje, atendido por um vôo diário da Tap. Atualmente, Fortaleza conta com dez vôos diários para Lisboa.
26/10/2007
CVC Turismo e o Governo do Ceará lançam Seguro Sol Ceará
Para quem pretende viajar nesta temporada de verão, a CVC Turismo e o Governo do Ceará oferecem um motivo a mais, e também um incentivo, para os turistas curtirem suas férias nos paradisíacos destinos cearenses. Trata-se do Seguro-Sol Ceará, em que a CVC dará garantias de tempo bom aos turistas que embarcarem para aquela região entre dezembro e janeiro. O viajante compra o pacote para qualquer destino do Ceará e, se chover, terá direito a retornar à localidade quando quiser, inclusive em alta temporada, dentro de um prazo de 24 meses. Isto porque a CVC concederá o mesmo pacote inteiramente grátis – o cliente só pagará taxa de embarque. A gratuidade é válida para pacotes de 7 noites, com embarques entre 1º de dezembro e 31 de janeiro, desde que chova durante dois dias, por mais de duas horas, entre 11h e 16h, quando normalmente os turistas vão às praias. E quando retornar à sua cidade de origem, o cliente deve procurar a loja em que realizou a compra para escolher a data de sua próxima viagem, ou decidi-la posteriormente, desde que faça sua reserva com 90 dias de antecedência do embarque. Para Valter Patriani, presidente da operadora CVC, esta parceria sinaliza a proposta da CVC em contribuir permanentemente com o desenvolvimento e a promoção turística do Brasil, bem como reforça a marca de pioneirismo associada à marca CVC, que ao longo de seus 35 anos de atividades sempre se mantém atenta aos anseios de seu público e às oportunidades de mercado. “Esta iniciativa coloca o Nordeste e o Ceará ainda mais em evidência, principalmente neste período de alta temporada”, acrescenta Patriani. O Seguro-Sol Ceará já começa a ser divulgado nas lojas da CVC em todo o Brasil, a partir de um selo promocional que traz a imagem de um sol estilizado, com traços humanos e sorriso largo, nas cores laranja e amarela. Bismarck Maia, Secretário de Turismo do Ceará, destaca que “agora os turistas poderão viajar para o Ceará com a garantia de bom tempo, e certos de que terão o sol para embelezar a paisagem. E se a chuva cair, convidamos o turista a retornar ao Ceará”, diz. 
26/10/2007
ABAV: 100 razões para visitar o Recife
Samuel Oliveira, secretário de turismo de Recife; Carlos Periquito, diretor executivo da ABIH regional de Recife; Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau; e Carlos Pereira, presidente da Empetur, estiveram presentes durante o evento que apresentou todos os projetos que compõem a Campanha de turismo da cidade de Recife. Segundo Samuel Oliveira os projetos elaborados pelo trade turístico de Recife não teriam sido possíveis sem o processo de revitalização da cidade que teve início 7 anos atrás na administração do reeleito prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva. O trabalho de recuperação teve como mote não descuidar da população do morro e levar em consideração as necessidades primeiras da população local. Uma ação de dentro para fora que leva em conta que uma cidade que cuida bem de seu povo, está bem preparada para receber todos aqueles que vêm de fora. O resultado dessa política é a estruturação de um turismo auto-sustentável e democrático que valoriza pontos turísticos e institui a criação de novos circuitos na cidade. Ao todo, hoje, são 32 projetos de turismo subdivididos em 100 outros, cada um com gestor e verba própria, na cidade de Recife. Um deles e eleito o mais bem elaborado e malhor em andamento no Brasil pela Embratur é o Recife é Aqui, projeto que percorre 35 cidades brasileiras e 15 no exterior para mostrar a profissionais do trade o melhor que Recife tem a oferecer em uma noite de dança, gastronomia e música. Já o projeto Ano do Turismo em Recife foi lançado em 27 de setembro desse ano e tem como intuito oferecer programação para todas as idades 24 horas por dia, 7 dias por semana na capital multi cultural do Brasil. A campanha Recife te Quer já recebeu 2 milhões de reais para investir em divulgação e até o fim de 2007 terá investido 4,5 milhões de reais em ações como a parceria com a Tam, que prevê a divulgação de vídeos publicitários da cidade de Recife e sorteio de cds e brindes em 35 rotas da companhia. No Rio, a Estação Primeira de Mangueira homenageará os 100 anos do Frevo com samba enredo no carnaval de 2008. Esse será o último evento que encerra as celebrações de um dos ritmos mais autênticos do Brasil. O presidente da Empetur complementou dizendo que “Recife é o portão de entrada do Estado e qualquer ação realizada lá afeta toda a região”. Carlos Pereira aproveitou a ocasião para falar sobre o Plano Estratégico do Estado que prevê diretrizes até 2020, o presidente acredita que um dos temas a serem discutidos é a interiorizaçaõ da vocação turística, levando o exemplo da capital para as pequenas cidades do interior.
26/10/2007
ABAV: Paratur lança campanha de consulta e concurso para turistas
A Paratur disponibilizará no próximo mês uma Campanha de consulta que terá o intuito de divulgar as 6 áreas turísticas do estado e promoverá a interação de visitantes através de um concurso que premiará o vencedor da melhor frase que complementar: Para você o Pará é... com uma viagem para o estado. Segundo Ann Pontes, presidente da Paratur, a campanha serve também como pesquisa de opinião e auxilia a entidade a conhecer melhor o que os visitantes do estado pensam sobre ele, além de valorizar a opinião do turista divulgando sua frase campeã em materiais de divulgação do estado. Outro intuito da campanha é também promover o turismo que valorize a cultura do estado, e fazer com que o turista se conscientize de que uma forma de preservar o meio ambiente é também visitar o Pará, e trazer renda à região que por sua vez se converterá em geração de empregos e investimentos para a proteção à floresta amazônica. Além disso, nem a crise aérea breca o turismo no Pará, a Infraero já informou que o número de visitantes ao estado já ultrapassou o montante do mesmo período do ano passado, sendo que a expectativa da Paratur é alcançar a marca de 2 milhões de turistas até o fim de 2007.
25/10/2007
ABAV: Recife apresenta nova campanha promocional
Como parte das ações de promoção na 35ª edição da ABAV 2007, o Recife apresentou hoje à imprensa a nova campanha de divulgação da cidade focada no amor à capital pernambucana, o Recife Te Quer, durante coletiva no Sheraton Rio. O secretário de Turismo do município, Samuel Oliveira, aproveitou a ocasião para tratar dos novos projetos, que têm mobilizado o trade turístico local como o Ano do Turismo no Recife e a nova etapa do workshop itinerante Recife é Aqui. De acordo com o secretário Samuel Oliveira, a visibilidade da capital pernambucana deve aumentar nos próximos meses como resultado das ações inovadoras. "Nossa expectativa é de um incremento de 15% na vinda de turistas, além de um reposicionamento no perfil de nossos visitantes.Para a ABAV, trouxemos mais de 60 mil itens promocionais." A participação da cidade no evento tem provocado experiências multi-sensoriais. "Temos promotores circulando pelos pavilhões do Riocentro para divulgar a moda, os mergulhos nos naufrágios, a culinária, a música do Recife de maneira que estimulamos o agente de viagens sob várias perspectivas", completa o secretário. Durante a coletiva, para um número recorde de 63 participantes, foram apresentados os novos vídeos promocionais do turismo na cidade. "Nossa intenção é estimular através do audiovisual a curiosidade pelo destino, mostrando os pontos turísticos do projeto Turismo na Comunidade, além de esclarecer a todos como está funcionando o Ano do Turismo no Recife, que consiste em ações até 2008, um investimento de mais de R$ 200 milhões." Já o Recife te Quer tem uma verba de R$ 2 milhões. Somando os investimentos em mídia até o Carnaval, quando a capital será o destaque do desfile da Mangueira, são mais de R$ 4,5 milhões. Outra ação até o final do ano será a etapa céu do workshop Recife é Aqui. "Vamos divulgar o Recife em mais de 32 mil vôos da TAM, atingindo mais de quatro milhões de pessoas." Turismo de Negócios – É grande também a procura pelo turismo de negócios na capital pernambucana, graças à parceria da Prefeitura do Recife com o Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB). "Desde o ano passado para cá, tivemos um incremento de 30% em uma injeção de mais de R$ 506 milhões na economia local", revela a diretora executiva do Recife CVB, Tatiana Menezes. Ela acredita que esse número deve aumentar com o fortalecimento dos treinamentos com as operadoras realizado pelo recém-lançado Vendo Pernambuco, o primeiro projeto de turismo de lazer do Convention. Diversidade – Já o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Carlos Pereira, acredita que é a diversidade e intensidade da cultura recifense e pernambucana a principal responsável pelos olhares curiosos durante a ABAV. "Concentramos em nosso estande todas as nossas manifestações históricas e culturais. Ter o Recife como nosso portão de entrada engrandece a promoção do Estado, pois acreditamos que é um destino qualificado e que tem contribuído para impulsionar os demais."
25/10/2007
ABAV: Aruba apresenta novidades ao mercado brasileiro
Depois de investimentos de US$ 350 milhões em melhorias na infra-estrutura turística, Aruba está pronta para mais uma temporada de Verão e vai apresentar as novidades na ABAV. Além dos pacotes para o fim do ano e para as Férias de Verão, incluindo carnaval, a paradisíaca ilha caribenha vai mostrar os principais argumentos e estratégias para conquistar cada vez mais os visitantes brasileiros em 2008 - desde 2002 o número de visitantes brasileiros por lá cresce em média 32%. Na lista das autoridades e representantes da ilha confirmados para o evento está o ministro de Transportes e Turismo Edison Briesen. Além dele, Miriam Dabian, diretora de marketing da Aruba Tourism Authority (ATA), órgão oficial de Turismo do Governo de Aruba, Ana Maria Ostrower e Sandra Desilva, do escritório brasileiro da ATA, vão estar presentes no estande número 113, localizado na Rua M do pavilhão 4. Novo shopping e terminal de Cruzeiros – Aruba recebeu 314 navios na última temporada de Cruzeiros Marítimos (de outubro de 2005 a abril de 2006) e trabalha para se tornar definitivamente o destino de toda e qualquer viagem marítima no Caribe. Para receber mais navios na próxima temporada e dar ainda mais conforto aos passageiros, a ilha acaba de inaugurar as reformas no terminal de cruzeiros em Oranjestad. O Governo inaugurou em 2 de outubro os novos terminais de passageiros e um prédio que conta com uma central de informações e um shopping para os visitantes. Marinas foram construídas no meio do oceano e estão próximas da costa portuária, aumentando a capacidade de receber mais navios ao mesmo tempo. Além do shopping e dos novos terminais, que garantem mais conforto aos milhares de passageiros que desembarcam todos os anos, a ilha transferiu o terminal de cargas para o município de Barcadera. Rodada de Negócios – Os principais grupos hoteleiros da ilha também vão mandar seus representantes. Eles vão receber os operadores de turismo e agentes de viagem, apresentar as novidades de cada hotel e esperam fazer bons negócios. Os hoteleiros com presença confirmada no estande arubano são: Howard Maduro, do Holiday Inn; Diana de Caldera, do Renaissance; Dyane Vis-Escalona, do Marriott; Marvel Vilchez, The Mill Resorts and Suítes; Jorge Castillo, do Divi Resorts; Milton D Onofrio, do Radisson; Ydelsa Javier e Mylene Marques, da Occidental; Boy Maduro, do The Aruban Resort e Maria José Groot, da empresa Maria Bonita Tours. “A ilha está cada vez mais sofisticada quando o assunto é receber bem seus turistas e os visitantes do estande de Aruba vão poder conhecer as novidades da ilha, principalmente no que diz respeito à rede hoteleira e às opções de lazer e serviços que a ilha oferece”, diz Ana Maria Ostrower. “Todos terão a oportunidade de conversar com os hoteleiros e com a empresa de receptivo em busca de bons negócios.” Investimentos – “Graças aos constantes investimentos, Aruba tem sempre algo novo a mostrar, portanto não vão faltar argumentos para o agente de viagem vender o destino com tranqüilidade”, afirma a diretora da ATA no Brasil. Em 2007, o montante aplicado na ilha em construção, reforma e ampliação de hotéis chega aos US$ 300 milhões. A cifra é justificada com números de fazer inveja a qualquer destino turístico. O turismo é a principal indústria e responde por 85% de tudo que a ilha arrecada e a ocupação média em seus hotéis chega quase a 90%. Entre as redes que chegaram neste ano na ilha, a espanhola RIU lidera os investimentos. Comprou e reconstruiu um hotel investindo US$ 120 milhões – está em funcionamento desde agosto. As redes Westin e Sol Meliá, também recém chegadas desembolsaram cerca de US$ 50 milhões. A rede Occidental finalizou as obras no luxuoso hotel que abriu em 2006 e gastou US$ 26 milhões. E a disputa por hóspedes na ilha está provocando uma saudável concorrência. Outros hotéis se viram “obrigados” a investir em melhorias e ampliações para não perder clientes para as novas bandeiras. O Divi Resorts, que conta com um complexo de quatro hotéis e um campo de golfe, desembolsou US$ 50 milhões em melhorias. O Aruba Marriot Resort & Stellaris Casino iniciou uma reforma em julho deste ano, estimada em US$ 40 milhões, que tem seu término programado para dezembro, antes do início da alta temporada. Entre os resorts que encerraram as reformas e já apresentaram as novidades estão o Hyatt Regency Aruba Resort & Casino e o Radisson Aruba Resort & Casino.
24/10/2007
ABAV: Curitiba CVB lança roteiro das compras
Considerada referência nacional em qualidade de vida e inovações urbanas, Curitiba a cada ano atrai muitos turistas, chegando a receber em 2006, segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, mais de 1.810.927 pessoas. Formada por diversas etnias, o que lhe garante diversidade cultural e gastronômica, a capital paranaense é amplamente servida de bons lugares para compras. Com objetivo de aproveitar o clima natalino, o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) e o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba uniram-se para lançar durante a ABAV, a campanha “Em Curitiba, suas compras têm sabor especial...”, que visa complementar a oferta turística já existente na cidade. Segundo a diretora executiva do Curitiba CVB, Juliana Almeida Vosnika, o material que será divulgado durante a ABAV traz ainda roteiros históricos e culturais, além do roteiro específico de compras, como a Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem (a Feirinha) que chega a receber 15 mil visitantes aos domingos (de acordo com dados do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba); as feiras noturnas gastronômicas; a Rua XV de Novembro; Mercado Municipal e a Rua Teffé, que reúne mais de 30 lojas com as últimas tendências em calçados, acessórios e roupas. Destaca-se também o bairro de tradição italiana, Santa Felicidade, famoso pelos bons restaurantes e pela infinidade de lojas de artesanato, decoração e produtos para o lar.  “Curitiba oferece excelente estrutura para compras, reforçada pelo clima natalino que envolve a cidade nesta época do ano”, ressalta Juliana. A cidade conta com 20 shoppings localizados em vários bairros e que ofertam desde marcas tradicionais às grifes conhecidas mundialmente. Entre eles estão: o Shopping Mueller, o Crystal Plaza, Park Shopping Barigüi, o Shopping Curitiba, o Shopping Cidade e o Shopping Estação. Para quem gosta de apreciar um bom artesanato e deseja comprar um souvenir, a dica é conferir o que Curitiba oferece de melhor nas lojas: Casa Lilás, no Largo da Ordem, Alma Curitibana, no Aeroporto Afonso Pena e em Santa Felicidade e Pátio do Arvoredo, em São José dos Pinhais, e também nas lojas Leve Curitiba e Arte Nossa (Provopar) e no bairro de Santa Felicidade.    
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