Canais
Destino
23/10/2007
SP: Arrecadação com turismo deste ano já é 17% superior a 2006
Os dados são da Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município) e mostram que a arrecadação com o segmento turístico na cidade de São Paulo não pára de crescer. O valor movimentado pelo Grupo 13 – considerado o do turismo por concentrar arrecadação com Hospedagem, Pacotes Turísticos e Eventos – entre janeiro e agosto de 2007, foi 17% superior ao do mesmo período em 2006. Além de quase bater todo o ano de 2004, os números de 2007 já superam em 15% os de 2003 e são 88% superiores ao mesmo período (janeiro a agosto) de 2001. O presidente da São Paulo Turismo (SP Turis), empresa de promoção turística e de eventos da capital, Caio Luiz de Carvalho, lembra ainda que no Grupo 13 não está incluído o montante significativo de outros segmentos movimentados pelo turismo, como transportes, restaurantes e bares, compras, entre muitos outros. "Os bons resultados comprovam o que já vínhamos constatando em pesquisas quantitativas e de comportamento – o fato de que a cidade evolui como destino turístico não somente para os negócios e eventos, setores já consolidados, mas como referência cultural e de entretenimento", ressalta. Para tal, lembra os bons resultados da ocupação hoteleira neste ano, próxima aos 70% em sete dos nove meses apurados em pesquisa da SPTuris junto a 100 hotéis da capital. O pior resultado da hotelaria paulistana em 2007 (janeiro, 56,4%) já é superior ao melhor resultado de 2004 (agosto, com 56,3% de ocupação).                                                     “Nossos 46 mil apartamentos estão, na maior parte do tempo, ocupados, com taxas maiores durante a semana, mas já superando os 50% nos fins de semana", explica o presidente da SPTuris. Segundo ele, essas taxas, até poucos anos atrás, eram de 15% a 20%. “A ocupação de pelo menos metade de nosso parque hoteleiro, um dos maiores do mundo, nos fins de semana, somente comprova que a capital paulista tornou-se um destino de cultura e entretenimento”, comemora o executivo. Hoje quase a metade dos turistas vem para São Paulo a lazer. Um bom exemplo desse novo momento são os pacotes combinando diárias e atrações culturais, cada vez mais presentes nos hotéis paulistanos. E o mês de outubro, liderado pelo GP Brasil de Fórmula 1, megaeventos musicais e de cinema, além de grandes feiras, deve obter índices ainda superiores, próximos aos 77% de ocupação hoteleira, o que também deve se refletir diretamente e de forma significativa na arrecadação de ISS.
22/10/2007
Media Marketplace divulga EUA no Brasil
A Travel Industry Association of América – TIA realizou ontem à noite, no Hotel Renaissance, em São Paulo, o evento Media Marketplace. Dedicado a jornalistas especializados em turismo, o workshop trouxe ao Brasil fornecedores de mais de 20 produtos e destinos dos Estados Unidos. A novidade ficou por conta da apresentação da empresa brasileira que estará representando tanto o estado do Texas, como a cidade de Nova Iorque. A Interamerican Travel Industry Network se dedica exclusivamente à indústria de viagens e turismo e será responsável por uma série de serviços para a NYC & Company e o estado do Texas. Abaixo, confira as novidades de cada produto presente no evento: NYC & Company - Agora com representante no Brasil, o escritório pretende alavancar o número de visitantes brasileiros na cidade. A ação é fruto do projeto da organização oficial de turismo e marqueting da cidade de Nova Iorque, que investiu pesadamente na abertura de escritórios em todo o mundo, inclusive no Brasil e Europa. Antes, os únicos representantes existentes fora do território americano encontravam-se em Londres e França. Segundo Diarmaid O Sullivan, vice-presidente da NYC & Company, o Brasil corresponde ao 15° mercado de turistas da cidade de Nova Iorque, por isso, a escolha de encontrar um representante no Brasil foi natural. O escritório americano espera atrair 50 milhões de turistas até 2015 com essas iniciativas, 5 milhões a mais do que previsto. Texas - O Brasil se encontra no Top Ten entre turistas que mais visitam o estado . Agora com o representante brasileiro, Vera Achcar, gerente de contas para a América do Sul da Interamerican, espera galgar colocações. Ainda de acordo com Vera, o escritório estará atendendo tanto agências e operadoras de viagens, através de organização de eventos, como o consumidor final, com a disponibilização de informações via telefone e guia para quem se interessar em visitar a empresa. Marriot - O hotem com sede americana esteve no evento para divulgar o crescimento de 14% de ocupação brasileira nos hotéis americanos em relação ao ano passado, sendo que o número pode crescer até o fim do ano. Bruna Duarte, diretora nacional de contas, aproveitou para salientar que o Brasil é um dos países latino americanos que mais enviam hóspedes aos hotéis da rede nos EUA, tanto que existe uma tarifa especial para residentes da América Latina, a Latin American Rate, e um serviço de toll free em português para reservas no mundo todo. United Airlines - A companhia aérea anuncia o lançamento nova classe executiva internacional no Brasil. Com previsão para abril de 2008, o vôo com saída do Rio de Janeiro, passagem por São Paulo e destino para Washington deverá contar com essa nova classe, que oferece assentam que reclinam 180 graus e transformam-se em camas. Outro vôo que contará com a categoria, a partir de Agosto, será o do trecho São Paulo - Chicago. Disney Parks - A companhia acaba de lançar um vídeo, que será exibido em todos os aeroportos americanos, com o intuito de mudar a imagem um pouco "fria" na área de fiscalização, aplicada desde o 11 de setembro. O intuito é fazer o visitante se sentir bem-vindo, e ninguém entende melhor arte de receber bem do que o próprio Mickey Mouse.
22/10/2007
Abav 2007 revelará tendências para próxima temporada de férias
Com uma previsão de atingir a marca de nove mil agentes de viagens do Brasil e do mundo, começa no próximo dia 24, quarta-feira, o 35º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - Abav 2007, no Riocentro, Rio de Janeiro. Com um público total estimado em cerca de 22 mil congressistas, os participantes devem movimentar em torno de R$ 14 milhões durante a ABAV 2007, com gastos em hospedagem, locomoção e alimentação.   A Abav 2007 será o primeiro grande evento internacional sediado pelo Riocentro depois das reformas realizadas para os jogos Pan-americanos.  Considerado a maior exposição de turismo das Américas, a feira revelará tendências e novos destinos para a próxima temporada de férias e discutirá os gargalos relacionados ao desenvolvimento do turismo nacional e a remuneração dos agentes dentro do tema central - Turismo a força de reação.    "A Abav 2007 é um convite para que todos, dentro das suas coletividades, reajam a tudo o que vem ocorrendo no turismo. Reação repleta de cobranças coerentes e com propostas criativas", afirma o presidente da Abav, João Martins Neto. No último dia, 27, o público terá acesso ao Pavilhão 3 de exposição, das 12h às 19h30. A abertura oficial será às 11h, com uma apresentação especial dos bois de Parintins, um oferecimento do Estado do Amazonas - o estado patrono deste ano.   De 24 a 26 de outubro, a Abav é fechada para os profissionais de turismo. E durante esse período serão realizados cinco seminários técnicos e três plenárias. Uma mesa redonda formada pelas principais lideranças do setor, representantes dos órgãos do governo e companhias aéreas, no dia 25, às 11h, vai abordar cenário setorial para o desenvolvimento de um planejamento com metas para os próximos anos.
22/10/2007
Festival do Turismo de Gramado aguarda 13 mil visitantes
Festival do Turismo de Gramado aguarda 13 mil visitantes
22/10/2007
Famtour da Embratur leva argentinos ao Maranhão
A Embratur promoveu um famtour com operadores de turismo e jornalistas da Argentina para o Estado do Maranhão, onde o grupo visitou as cidades de São Luis, Alcântara e Barreirinhas, porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.   Segundo Cristiane Tambosi, representante do EBT - Escritório Brasileiro de Turismo América do Sul e que acompanhou a programação do famtour, a idéia é promover os roteiros não tradicionais. “Os argentinos buscam outros destinos além do segmento Sol e Praia e este famtour visa abordar principalmente os segmentos de ecoturismo e cultura”.   Os visitantes apreciaram a gastronomia e elogiaram a região por sua preservação, item essencial para promoção do ecoturismo. O famtour foi uma iniciativa da Embratur por meio do EBT América do Sul e a organização da viagem foi realizada pelas empresas do Comitê Visite Brasil e pela Embaixada Brasileira.   (AM)
17/10/2007
Comissão Européia de Turismo promove "Workshop Descubra a Europa"
Na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, acontece em São Paulo, o Workshop Descubra a Europa, com a presença de mais de 50 empresas européias interessadas em negociar com profissionais de turismo brasileiros. O evento, que acontece pela primeira vez no Brasil, está sendo organizado pela Comissão Européia de Turismo e acontecerá no Hotel Gran Meliá Mofarrej, das 14h30 às 21h. São esperados mais de 250 profissionais de turismo.   Todos os visitantes serão recebidos com um coffee-break e, em seguida, encaminhados para a sala de workshops. As empresas se apresentarão uma após a outra e a partir das 19h30 haverá um coquetel de confraternização. Participam do Workshop descubra a Europa escritórios de turismo de diversas cidades, como Munique, na Alemanha, e Londres, na Inglaterra, companhias aéreas, operadores de turismo, redes de hotéis, receptivos, empresas de transporte etc.   Serviço Endereço: Alameda Santos, 1437 – Salões Andalucia A e B europa@franceguide.com.br
17/10/2007
MG: Importância das agências de receptivo é discutida por empresários
O Circuito do Conhecimento, que acontece nesta quarta-feira, 17, em Santa Bárbara, na região central de Minas Gerais, receberá empresários de agências de receptivos para discutir a importância de se investir em treinamentos dos profissionais que colaboram para a divulgação e comercialização dos destinos turísticos do Estado.   Em Minas existem cerca de 70 agências de receptivos. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Turismo do Estado, os negócios se concentram na capital mineira e em cidades históricas do interior do Estado. "Noventa por cento do sucesso do setor depende do trabalho desenvolvido pelas agências de receptivos locais. São elas que recebem o visitante e indicam restaurantes, comércio, bares e atrativos turísticos", explica Mônica Alencar, técnica responsável pelo setor de Turismo do Sebrae Minas.   Para melhorar o atendimento ao cliente e diversificar a oferta de produtos turísticos, iniciativas públicas e não governamentais vêm estimulado a qualificação e desenvolvimento das agências de receptivos. Uma delas é projeto Rede de Micro e Pequenas Empresas Turísticas da Estrada Real, que promove o desenvolvimento regional e a competitividade das micro e pequenas empresas do setor, inclusive das agências de receptivos. Realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), FIEMG/IER e Secretaria de Estado de Turismo de Minas, atua nas regiões de Diamantina, Ouro Preto, Serra do Cipó, São João Del Rei e Santa Bárbara.   O empresário Jorge Gomes e outros dois sócios resolveram investir na empresa Campos de Minas Turismo, na cidade de Cachoeira do Campo. Hoje, a agência de receptivo trabalha com turismo pedagógico na região. A empresa recebe mais de 500 turistas, na maioria deles, grupos de estudantes. "A agência faz desde a locação do transporte à alimentação, hospedagem e visita aos roteiros turísticos. O turista não precisa de se preocupar com nada a não ser aproveitar o passeio", explica Jorge Gomes.   O projeto Circuito do Conhecimento faz parte de uma série de eventos promovidos pela Associação dos Municípios do Circuito do Ouro em parceria com o Sebrae Minas, Senac e Secretaria de Estado de Turismo de Minas. Desde o segundo semestre de 2007 foram realizadas quatro edições nas cidades de Mariana, Sabará, Nova Lima e Itabirito. O próximo encontro será em novembro, no município de Catas Altas, sobre Turismo e Patrimônio.
16/10/2007
Minas Gerais investe na criatividade para divulgar destino durante Abav
A Secretaria de Estado de Turismo apresentará todo o potencial turístico de Minas Gerais para os participantes da 35° Feira das Américas e Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo – Abav, que vai de 24 a 27 de outubro, no Riocentro, Rio de janeiro. O estande da Setur, elaborado em parceria com a Belotur, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a Associação das Cidades Históricas e o Sebrae-MG, será uma réplica do Mercado dos Tropeiros de Diamantina e terá duas entradas principais, o portal de Belo Horizonte e o de Ouro Preto/Cidades Históricas.   O espaço será decorado com mobília rústica, remetendo à idéia de um antigo mercado, com uma grande bancada, onde serão expostas frutas, sucos, e produtos típicos da culinária mineira. Os visitantes poderão degustar produtos como a mexerica, queijo, mel, goiabada cascão, bala de mel, além de doce de leite palha, pé-de-moleque, rapadura e biscoito de polvilho. Haverá ainda uma exposição de artesanato e variadas peças.   Para Érica Drumond, secretária de Estado de Turismo, "a Abav é uma excelente oportunidade de apresentar novos roteiros e produtos mineiros para os agentes de turismo e favorecer a comercialização do destino para o Brasil e exterior. Queremos transformar Minas Gerais no melhor e mais visitado destino do país. A feira é uma referência no mercado de turismo, pretendemos materializar a possibilidade de consumo e estimular a venda de novos pacotes”, enfatiza.   Apresentações culturais das Cidades Históricas e vídeos de Minas Gerais farão parte da programação diária do estande. Durante os três dias, a Setur oferecerá um coquetel para públicos específicos: imprensa especializada em turismo, a Bito, a Braztoa, e operadoras e agentes em geral. O estande contará também com uma Sala Vip e uma Sala de Reuniões, onde a equipe da Secretária de Estado de Turismo receberá as autoridades e profissionais do trade.   Participam do estande mineiro como parceiros: os Circuitos das Águas, Caminhos Gerais, Serras Verdes do Sul de Minas, dos Diamantes, Ouro, Canastra, Parque Nacional Serra do Cipó, Grutas, Instituto Estrada Real, Sesc, Belo Horizonte CVB, Senac, ABIH, Copasa, Uberlândia CVB, Total Linhas Aéreas, Programa de Turismo Solidário da Secretaria de Estado Extraordinário para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e do Norte de Minas e a Superintendência de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
15/10/2007
TIA realiza workshop com produtos e destinos dos EUA
A TIA - Travel Industry Association of América - realiza no próximo dia 22 de outubro, no Hotel Renaissance, o "Media Marketplace", um workshop com fornecedores que vão apresentar mais de 20 produtos e destinos dos EUA, entre eles, pela primeira vez, Los Angeles, Texas e Nova York.   Na ocasião, também ocorre o "Travel Writer Award", que premia a melhor matéria jornalística sobre o destino Estados Unidos. O jantar tem apoio de Las Vegas, com a vinda de Rafael Villanueva Director do CVA para um up-date sobre o Pow Wow em Las Vegas, 2008.   Serviço Media Marketplace - TIA Data: Dia 22 de outubro Horário: A partir das 17h Local: Hotel Renaissance - Salão das Américas
15/10/2007
Salvador recebe regata Round the World nesta semana
Entre hoje e amanhã, 15 e 16, Salvador recebe 160 velejadores que participam de uma das principais regatas de volta ao mundo, a Clipper 07-08 Round the World Yacht Race. A escolha da Baía de Todos os Santos foi atribuída às boas condições geográficas e físicas para a prática de esportes náuticos.   Integram a Clipper 07-08 dez barcos idênticos, tripulados por equipes de 16 pessoas, onde boa parte da tripulação não é composta apenas por velejadores profissionais e, sim, pessoas comuns. São empresários, médicos, fazendeiros, donas de casa e estudantes que, unidos pela paixão ao mar e pela adrenalina de cortar os ventos de até quarenta nós, encaram o desafio de cruzar 35 mil milhas náuticas ao redor de cinco continentes.   A chegada da Clipper 07-08 promete movimentar a economia da Bahia. Além de conhecer Salvador, boa parte dos participantes pretende viajar pelo estado. Entre os pontos turísticos mais procurados estão Chapada  Diamantina, Litoral Norte (Praia do Forte, Sauípe), além das 56 ilhas que compõem a Baía de Todos os Santos.   A regata começou no dia 16 de setembro na cidade de Liverpool (Inglaterra) e fez escala em La Rochelle (França). Os barcos permanecerão em Salvador por uma semana e partem no dia 24 de outubro em direção a Durban (África do Sul). A previsão de retorno a Liverpool é julho de 2008.
15/10/2007
Pernambuco é apresentado no programa “Destino Gol”
O Recife será mostrado em oito aeronaves da Gol através do Programa "Destino Gol". A companhia aérea gravou imagens do Marco Zero, Praça da República, Rua do Bom Jesus, feirinha Domingo na Rua e do Rio Capibaribe durante passeio náutico.   Além da campanha promocional nas aeronaves da Gol, os ônibus que fazem o trajeto até o desembarque de passageiros mostrarão os atrativos da cidade. As gravações para o vídeo foram realizadas com o apoio das Secretarias de Turismo do Recife, Olinda e Ipojuca, do Recife Convention & Visitors Bureau, da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas e ABIH-PE.   O programa Destino Gol terá ainda imagens de Porto de Galinhas e Olinda. A estimativa é de que o vídeo tenha a duração de aproximadamente 30 minutos com diversão, informação, prestação de serviços e benefícios agregados.
11/10/2007
Belo Horizonte será o novo destino operado pela Tap no país
A operação da nova rota da Tap para Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi anunciada ontem, 10, Lisboa (Portugal), começa em fevereiro de 2008 e terá cinco freqüências semanais. Nova rota facilita acesso dos turistas portugueses a cidades históricas mineiras e a destinos da região Sudeste   A notícia foi recebida com otimismo pelo Ministério do Turismo que, por meio da Embratur, incentiva a ampliação do número assentos em vôos internacionais para o Brasil. O governo brasileiro esteve representado na solenidade da TAP pela executiva do Escritório Brasileiro de Turismo em Portugal Neila Araújo.   “O novo vôo vai, sem dúvida, garantir uma maior acessibilidade aos turistas estrangeiros que vêm ao Brasil a passeio ou a negócios e isso, para o turismo, tem um impacto enorme que é sentido na ponta: no movimento dos restaurantes, dos táxis, dos hotéis”, avalia a ministra do Turismo Marta Suplicy.   A ministra credita o anúncio da nova rota ao empenho e trabalho do Ministério do Turismo, por meio da Embratur, e do governo do estado de Minas Gerais, em ampliar o número de vôos internacionais para o Brasil diversificando os portões de entrada dos turistas estrangeiros.   “O anúncio do novo vôo é uma ótima notícia, que só fortalece a parceria entre Brasil e Portugal. Junto com a recente abertura da rota Brasília-Lisboa, o novo vôo da TAP reforça duas importantes portas de entrada dos europeus no Brasil”, opina a presidente da Embratur Jeanine Pires.   As cidades históricas de Minas Gerais, que têm uma forte relação com a história de Portugal, serão  diretamente beneficiadas pela abertura do novo vôo. Mas a intenção é aumentar o fluxo de turistas europeus, sobretudo portugueses, para outros destinos da região Sudeste. A TAP já voa regularmente para sete capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal.
11/10/2007
Marta Suplicy discute propostas para o turismo de Pernambuco
A ministra do Turismo, Marta Suplicy, reuniu-se, ontem, 10, com deputados da bancada de Pernambuco para discutir as propostas de desenvolvimento do turismo do estado. As ações apresentadas aos parlamentares foram articuladas pelo Ministério do Turismo a partir de contribuições do governo estadual, municipal e entidades do setor. De acordo com a avaliação do MTur, Pernambuco precisa de R$ 103,4 milhões para incrementar o turismo. “A idéia é direcionar a atenção dos parlamentares para aquilo que o ministério considera importante para o setor”, disse Marta Suplicy.   Os projetos apresentados pela ministra Marta Suplicy incluem a construção ou melhoria de centros de atendimento ao turista, construção de aeroporto no Litoral Sul, comercialização turística do destino Pernambuco, além de capacitação e qualificação profissional, por meio de cursos para guias, garçons, camareira, recepcionistas, entre outros.   Marta Suplicy falou ainda da importância de os deputados planejarem a manutenção do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Para essa ação, seriam necessários R$ 923 mil. “Um parque degradado não atrai turista. Além disso, é um prejuízo para a população, pois se não cuidamos das nossas belezas naturais hoje, amanhã pode ser tarde”, afirmou.   Os projetos considerados estruturantes pelo MTur para fomentar o turismo de Pernambuco estão relacionado à infra-estrutura, qualificação, marketing e eventos. A ação que os parlamentares pernambucanos afirmaram merecer mais atenção é a duplicação e manutenção de rodovias do estado. “Vamos levar todas as propostas para os colegas da bancada e estaremos em contato direto com o Ministério do Turismo para afinar as propostas em benefício dos cidadãos pernambucanos. Mas já adiantamos que o estado precisa de estradas”, disse o deputado Pedro Eugênio.   Nos exercícios de 2003 a 2006, Pernambuco recebeu R$ 126,2 milhões do MTur. A ministra do Turismo já se reuniu com as bancadas do Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, Roraima, Bahia, Maranhão e Minas Gerais.
11/10/2007
Maringá sediará Congresso Brasileiro de Olericultura
A Associação Brasileira de Horticultura (ABH) confirmou que a próxima edição do CBO - Congresso Brasileiro de Olericultura será realizada em Maringá, entre 27 de julho e 1° de agosto do próximo ano, no Centro de Eventos Araucária. O evento será uma promoção da ABH e realização da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A captação do congresso é fruto de uma ação do professor-doutor José Usan Torres Brandão Filho, que teve total apoio do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB). A decisão de Maringá sediar o evento foi tomada durante a 47ª Assembléia Geral da ABH. A 47ª edição do CBO ocorreu em Porto Segundo (BA), entre 5 e 10 de agosto, e reuniu cerca de 1.000 pessoas, entre pesquisadores do Brasil e do exterior. “É um grande evento que conseguimos trazer para Maringá, com o apoio da UEM por meio do professor José Usan, que atuou como Embaixador do Turismo”, disse o diretor executivo do Maringá e Região CVB, Helmer Romero. A Comissão Executiva do 48º CBO será presidida pelo professor-doutor Brandão Filho (associado da ABH desde 1989), do Departamento de Agronomia da UEM. A vice-presidenta será a delegada estadual da ABH no Paraná, a professora-doutora Marie Yamamoto Reghin (associada da ABH desde 1996). A secretaria do evento estará a cargo do professor-doutor Rerison Catarino da Hora (associado da ABH desde 2003) e a tesouraria do professor Humberto Silva Santos (associado da ABH desde 1982). A Comissão Científica do 48º CBO será coordenada pelo professor-doutor Juliano Tadeu Vilela de Resende (associado da ABH desde 2006). O e-mail da Comissão Executiva do evento é o cbo48@uem.br.
10/10/2007
MG: Uberlândia sedia 21 eventos em outubro
Cinco eventos nacionais, dois regionais e 14 locais movimentam a cadeia turística de Uberlândia, em Minas Gerais, e devem gerar mais de R$ 1 milhão em receita durante o mês de outubro.   “A captação de eventos fora de Uberlândia é uma das principais atividades do Uuberlândia Convention & Visitors Bureau (UCVB) e tem demonstrado resultados como se pode perceber pela quantidade de eventos de âmbito nacional realizados na cidade no mês de outubro”, comenta Marise Carrijo, superintendente do UCVB.   O mercado de eventos representa uma parcela significativa da economia local e o calendário do convention bureau já tem eventos agendados para até 2009.
10/10/2007
MTur identifica ações para impulsionar o turismo do Maranhão
Em encontro com representantes do poder público maranhense e entidades do setor, realizado ontem, 9, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, afirmou que o Estado precisa de R$ 110,8 milhões para a estruturação do turismo local. Marta também defendeu a aplicação de recursos em projetos de infra-estrutura turística, qualificação, marketing e realização de eventos.   Presente na reunião, o governador do Maranhão, Jackson Lago, destacou a importância de priorizar as rodovias do estado. “Com estradas de qualidade e boa sinalização estamos beneficiando todo o estado e isso se reflete positivamente no turismo”, afirmou. Para a ministra, "o cidadão maranhense também ganha com isso”, completou.   De 2003 a 2006, o Ministério do Turismo investiu R$ 32,5 milhões no Maranhão. Marta Suplicy defendeu a aplicação de recursos em projetos de infra-estrutura turística, qualificação, marketing e realização de eventos. A partir dos dados apresentados pela ministra, deputados e senadores terão condições de direcionar a aplicação dos investimentos no turismo do estado.   De acordo com o levantamento do MTur, os projetos que se constituem de ações estruturantes para o turismo tratam de acessibilidade, de saneamento básico, de centro de atendimento ao turista e de sinalização turística. Capacitação e qualificação de gestores públicos, realização de seminários de empreendedorismo e campanha de promoção dos roteiros turísticos nos mercados nacional e internacional também foram considerados fundamentais para desenvolver o turismo no Maranhão.   A ministra do Turismo destacou as campanhas de divulgação do Maranhão como essencial para fazer o turismo acontecer. “Não adianta apenas ter capacidade de receber o turista. É preciso anunciar que estamos preparados para isso”, afirmou Marta Suplicy.
09/10/2007
Bahiatursa e Setur criam estratégia para atrair mais turistas
Numa estratégia para driblar a persistente crise aérea e enfrentar os prejuízos previsíveis em função do aperto no calendário de festas, com o carnaval iniciando no final de janeiro de 2008, a Secretaria de Turismo da Bahia e a Bahiatursa estão programando uma série de ações, dentro de um pacote chamado “Espicha Verão”.   A mobilização prevê a continuidade dos ensaios dos blocos afros durante todo o mês de fevereiro, em Salvador, mesmo após o Carnaval, que termina em 5 de fevereiro, em pleno Verão. Para ampliar as alternativas, outro projeto para a capital é a instalação da “praia 24 horas”, com atividades culturais das 18h às 6h, além de outros eventos na capital e no interior, visando estender a temporada e atrair mais turistas, em fevereiro, para a Bahia.   A iniciativa, que será mostrada na Abav 2007, de 24 a 28 de outubro, no Rio de Janeiro, conta com apoio do trade turístico baiano.
09/10/2007
Plano diretor de Porto de Galinhas chega à última etapa
O plano diretor de Ipojuca alcança a última etapa, tendo sido apresentado e aprovado na última semana pelo Conselho Gestor após ter sido avaliado pela Câmara de Vereadores, Prefeitura e secretariado. O próximo passo será a realização de uma audiência pública com a incorporação de todas as revisões geradas durante as últimas reuniões. O matriz do plano diretor é o trabalho com os eixos urbano-ambiental, sócio-econômico e político gerencial, remetendo à necessidade de desenvolvimento de planos setoriais de desenvolvimento econômico, rural, do turismo e ainda políticas específicas de meio ambiente e habitacional. De acordo com a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Simone Osias já está em fase de contratação um plano de desenvolvimento estratégico sustentável, onde busca preparar a Prefeitura e sua equipe para os desafios do desenvolvimento sócio-econômico do município, fortalecendo as estruturas gerenciais e garantindo transparência e participação da sociedade nas decisões.  Também se encontra em fase de contratação o plano municipal de habitação de interesse social. Será realizado o cadastramento e diagnóstico, além da criação de um conselho e de um fundo de habitação, que possibilitarão  investimentos mais eficazes melhorando a condição de moradia do povo de Ipojuca. O plano diretor contribui para traçar as macro-diretrizes do município e propor novas soluções com regras claras para o desenvolvimento urbano. "Tem nos possibilitado conhecer melhor o município e construir juntos a cidade ideal. O município tem sofrido na última década uma forte pressão imobiliária, especialmente o litoral", acredita Simone. Mas é preciso ter cautela para evitar adensamentos excessivos ou atividades que possam ser conflitantes com a sustentabilidade desse ambiente natural rico em manguezais, reservas de aqüíferos, áreas estuarinas e praias de beleza sem igual. "Queremos preservar tudo, assegurando o desenvolvimento sustentável da indústria sucro-alcooleira, do complexo industrial portuário e do turismo de ponto de vista ambiental e social ", assegura Simone. De acordo com a gestora, o plano vai transformar o município, oferecendo mais oportunidades e qualidade de vida. Serviçowww.visiteportodegalinhas.com
05/10/2007
Guia apresenta dicas de roteiros pelas cidades históricas de Minas Gerais
O guia "Cidades Históricas de Minas", lançado durante o 1º Salão Mineiro de Turismo, que terminou no final de setembro, apresenta para o agente de viagem e também para o turista, diversas opções de roteiros para desfrutar dos melhores destinos oferecidos no Estado de Minas Gerais. A obra é fruto de uma iniciativa da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais com o apoio das administrações municipais e do Ministério do Turismo.   O "cardápio" busca ser um divisor de águas na história do turismo mineiro, apresentando o potencial turístico-histórico da região. Além das belezas naturais das cidades, a história, a cultura, a arte, a culinária e o artesanato de cada uma das cidades que compõem os roteiros apresentados no livro. O projeto também inclui um portal, que funciona como um canal efetivo de interação com o usuário, com conteúdo dinâmico e atualizado pelas próprias cidades, proporcionando ao internauta conhecer os destinos e idealizar seu próprio roteiro de viagem.   No roteiro das artes, por exemplo, são apresentadas as cidades de Congonhas, Diego de Vasconcelos, Itabirito, Mariana, Ouro Branco e Ouro Preto, enfeitadas com obras dos principais artistas do país. O capítulo pode ser usado como base de pesquisa para montar um itinerário, priorizando os passeios de interesse do visitante.   "Para o mercado turístico, uma indispensável fonte de pesquisa. Para as comunidades locais, novas oportunidades de trabalho e renda. É o turismo promovendo o desenvolvimento econômico, social e cultural de todo um povo", ressalta Antônio Eduardo Martins, presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Nas próximas edições da Eventos Online confira alguns dos roteiros percorridos por nossa reportagem.   Serviço www.cidadeshistoricasdeminas.com.br
05/10/2007
Dez cidades disputam categoria Destino para Eventos no Prêmio Caio
Dez cidades estão no páreo para levar o Jacaré de Ouro de Melhor Destino do Brasil em 2007. Este ano, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador tentam desbancar São Paulo, que já venceu por cinco vezes. A avaliação já começou e os jurados devem decidir quem será o vencedor até o dia 7 de outubro.      Devido ao grande número de megaeventos que este ano no Brasil, a disputa será muito acirrada. Se em São Paulo, por exemplo, aconteceu a visita do papa Bento 16, o Rio de Janeiro organizou e realizou os jogos Pan e Para-panamericanos. Curitiba sediou eventos da ONU (8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica – COP e do 3º Encontro das Partes da Convenção do Protocolo de Cartagena na Biossegurança – MOP). Em Porto Alegre, foi realizado o Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável.   Fonte: Jacaré News
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