Canais
Destino
05/10/2007
Guia apresenta dicas de roteiros pelas cidades históricas de Minas Gerais
O guia "Cidades Históricas de Minas", lançado durante o 1º Salão Mineiro de Turismo, que terminou no final de setembro, apresenta para o agente de viagem e também para o turista, diversas opções de roteiros para desfrutar dos melhores destinos oferecidos no Estado de Minas Gerais. A obra é fruto de uma iniciativa da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais com o apoio das administrações municipais e do Ministério do Turismo.   O "cardápio" busca ser um divisor de águas na história do turismo mineiro, apresentando o potencial turístico-histórico da região. Além das belezas naturais das cidades, a história, a cultura, a arte, a culinária e o artesanato de cada uma das cidades que compõem os roteiros apresentados no livro. O projeto também inclui um portal, que funciona como um canal efetivo de interação com o usuário, com conteúdo dinâmico e atualizado pelas próprias cidades, proporcionando ao internauta conhecer os destinos e idealizar seu próprio roteiro de viagem.   No roteiro das artes, por exemplo, são apresentadas as cidades de Congonhas, Diego de Vasconcelos, Itabirito, Mariana, Ouro Branco e Ouro Preto, enfeitadas com obras dos principais artistas do país. O capítulo pode ser usado como base de pesquisa para montar um itinerário, priorizando os passeios de interesse do visitante.   "Para o mercado turístico, uma indispensável fonte de pesquisa. Para as comunidades locais, novas oportunidades de trabalho e renda. É o turismo promovendo o desenvolvimento econômico, social e cultural de todo um povo", ressalta Antônio Eduardo Martins, presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Nas próximas edições da Eventos Online confira alguns dos roteiros percorridos por nossa reportagem.   Serviço www.cidadeshistoricasdeminas.com.br
05/10/2007
Dez cidades disputam categoria Destino para Eventos no Prêmio Caio
Dez cidades estão no páreo para levar o Jacaré de Ouro de Melhor Destino do Brasil em 2007. Este ano, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador tentam desbancar São Paulo, que já venceu por cinco vezes. A avaliação já começou e os jurados devem decidir quem será o vencedor até o dia 7 de outubro.      Devido ao grande número de megaeventos que este ano no Brasil, a disputa será muito acirrada. Se em São Paulo, por exemplo, aconteceu a visita do papa Bento 16, o Rio de Janeiro organizou e realizou os jogos Pan e Para-panamericanos. Curitiba sediou eventos da ONU (8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica – COP e do 3º Encontro das Partes da Convenção do Protocolo de Cartagena na Biossegurança – MOP). Em Porto Alegre, foi realizado o Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável.   Fonte: Jacaré News
05/10/2007
Pernambuco foca ações de divulgação no mercado italiano
A Secretaria de Turismo de Recife e a Empetur estão se preparando para vender a cultura e belezas naturais do destino durante o TTG Incontri, em Rimini, na Itália, que acontece de 12 a 14 de outubro. Durante a feira serão distribuídos mais de 400 kits com material promocional como CDs e DVDs de Pernambuco na língua italiana. Os órgãos também participam de um roadshow promovido pela Embratur e operadora TTG pelas cidades de Perugia, Ancona, Nápoles e Salerno entre os dias 15 e 18 de outubro.   De acordo com o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, mais de 70% dos visitantes são agências de viagens, que na Itália, são responsáveis por 90% dos pacotes turísticos vendidos no país.   Dados divulgados pela Embratur apontam que a Itália enviou para o Brasil cerca de 300 mil turistas, dos quais, mais de 60% para o Nordeste. Em 2007, a Secretaria de Turismo do Recife já participou da BIT – Borsa Internazionale Del Turismo em Milão, GLOBE em Roma e BMT – Borsa Mediterrânea Del Turismo em Nápoles, além de blitz nas agências de viagens em Roma.   A feira é dedicada exclusivamente aos profissionais do setor turístico, que durante os três dias do evento encontram-se para discutir também os assuntos referentes ao desenvolvimento das agências de viagens, incrementar a qualidade de contatos e realizar negócio. A Empetur aproveita para destacar destinos como Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Gravatá, distribuindo brindes como as famosas bonequinhas da sorte do agreste.
04/10/2007
Curitiba quer ser destino dos turistas nordestinos
Com objetivo de colocar Curitiba como destino para turistas nordestinos, um grupo formado por agentes de viagens, operadores e profissionais da imprensa do setor turístico do Rio Grande do Norte visitou a capital paranaense entre os dias 27 de setembro a 01 de outubro. O famtour foi realizado pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens seccional RN (Abav-RN) com o apoio da TAM Linhas Aéreas, Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), Instituto Municipal de Turismo, Serra Verde Express, Amecaritur, Bourbon Curitiba Hotel & Tower, Bristol Flexy Saint Emilion e dos restaurantes Madalosso (Curitiba), Pata de Cordeiro (Curitiba) e Madalozo (Morretes). A caravana, que contou com a presença do presidente da Abav-RN, Nilo Machado Pereira e da presidente recém eleita da entidade, Ana Carolina Costa, pretende formatar novos produtos turísticos que insiram o destino Curitiba no mercado potiguar e nordestino. Segundo Ana Carolina Costa o famtour foi muito proveitoso para os agentes de viagens e operadores. “Gostamos muito da cidade, dos passeios, dos restaurantes e da vida noturna de Curitiba. O atendimento ao turista e a rede hoteleira é exemplar. Também nos chamou atenção o passeio de trem e o barreado, uma comida diferente para nós potiguares, mas muito gostosa”, declarou a presidente eleita da Abav-RN. Para o presidente em exercício do Curitiba CVB, Luiz Roberto Pinho Borges, o famtour é um importante instrumento para mostrar o potencial turístico da cidade. “Os agentes de viagem, operadores e jornalistas de Natal ficaram muito satisfeitos com a recepção e também impressionados com a nossa infraestrutura. Curitiba estará entre as opções de turismo das maiores agências de viagens do Rio Grande do Norte”, afirma Pinho.
03/10/2007
França conhece potencial turístico de Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais participou de 26 a 28 de setembro da Top Resa Travel Market Show, um dos eventos turísticos mais importantes do calendário francês, realizado em Deauville, França. Na seqüência da feira, a Setur participa do 1º Roadshow do Brasil na França, que começou no dia 1º de outubro e vai até o dia 4, por meio de uma parceria com a Embratur.   Segundo a Embratur, a França é o segundo mercado emissor de turistas estrangeiros para Minas Gerais. “Os franceses procuram muitos destinos com história e cultura. Por isso, existe uma grande abertura para trabalharmos as cidades históricas”, explicou Silvana Nascimento, representante da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais. “Nosso foco na Top Resa, e também no Roadshow, é a Estrada Real”, ressaltou.   Serão percorridas as cidades de Lyon, Nice, Toulouse e Bordeaux durante o Roadshow. O público estimado é de aproximadamente 50 agentes de viagem e operadores em cada destino, que receberão informações sobre as novidades dos produtos e serviços turísticos brasileiros, especialmente Minas Gerais.
03/10/2007
Reforma vai revitalizar Rua 24 Horas em Curitiba
Começou nesta semana a reforma que vai revitalizar a Rua 24 Horas, um dos cartões postais de Curitiba (PR), fundada em 1991. De acordo com o projeto serão instalados novos estabelecimentos comerciais na via como restaurante, farmácia, supermercado, loja de artesanato, banca de jornal e café. O projeto arquitetônico, em arcos metálicos cobertos com vidro deve permanecer bem como os relógios instalados nas duas entradas da rua. A previsão é que as obras durem de seis a oito meses.   Para Marciel Domingues, gerente comercial do Grand Hotel Rayon, "será uma ótima oportunidade para agregar novas idéias à rua, que tornou-se um concorrido ponto turístico, e aos poucos foi ficando desatualizado". Na opinião de Juliana Vosnika, diretora Executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau, "a reforma trará mais vida à região central, oferecendo novas opções aos turistas que nos visitam".
03/10/2007
Marta Suplicy inaugura site oficial de turismo de Porto de Galinhas
A praia de Porto de Galinhas, em pernambuco, terá um site oficial de turismo volado para a presação de serviços e atendimento ao visitante. Nesta quarta-feira, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, inaugura o portal durante um café da manhã que será realizado no Enotel. Estarão presentes o prefeito Pedro Serafim, os secretários de Turismo e Cultura Fernando Jordão e Diego Jatobá, além de todo o trade turístico de Porto Galinhas.   Disponibilizado no endereço www.visiteportodegalinhas.com, o portal reunirá links de hotéis e pousadas, bares e restaurantes, além de muitas dicas sobre o que fazer e uma agenda de eventos. Outro destaque vai para o mapa virtual, onde o internauta poderá se localizar antes mesmo de desembarcar no balneário.   O portal Visite Porto de Galinhas já foi apresentado informalmente ao trade turístico da região em reuniões com hoteleiros, comerciantes, pousadeiros, jangadeiros e buggueiros, quando foram consultados sobre a interatividade e o desempenho do site.   Para ajudar a localizar o endereço, foram comprados aproximadamente 20 domínios que direcionam o internauta para o www.visiteportodegalinhas.com. Nos próximos 45 dias, entrará no ar também as versões em inglês e espanhol e até o final do ano, será inaugurado o portal do município no www.ipojuca.pe.gov.br.   Ainda hoje, acontece a liberação de novas verbas para o município com o repasse de mais de R$ 12 milhões para a pavimentação da estrada que liga Porto de Galinhas a Maracaípe.
02/10/2007
Mtur e Pernambuco assinam convênio para obras de infra-estrutura
A convite do Governador Eduardo Campos e do Secretário de Turismo, José Chaves, a Ministra do Turismo, Marta Suplicy, estará em Pernambuco nesta quarta-feira, 3, para assinar um convênio entre o Mtur e Governo do Estado para início do Projeto de Implantação e Pavimentação da estrada que liga praia de Porto de Galinhas a de Maracaípe.   Orçado em R$ 12.473.000,00, o projeto promoverá a ligação viária entre as duas praias. Além disso, a pavimentação da área vai diminuir o risco de acidentes. No projeto ainda estão previstas a implantação uma área de lazer com equipamentos destinados à prática de atividades físicas, além de um mirante para o manguezal do Rio Maracaípe e de um parque de esculturas.   Ainda no Estado, a ministra visitará uma escola de capacitação da Cia Tur em Olinda, que tem qualificado policiais para atendimento ao turista e a prefeitura da cidade. De lá, segue para o Palácio do Campo das Princesas, em Recife, onde almoça com o Governador e participa da solenidade de assinatura do convênio às 14h. Na ocasião, a Secretaria de Turismo do Estado entregará um Protocolo de Intenções contra o Turismo Sexual. Marta visitará também as obras de revitalização do Mercado São José.
02/10/2007
Feira e Salão de MS divulgam destinos da região
A Fundtur - Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Sebrae realizam entre 18 e 22 de outubro, no Pavilhão Albano Franco, em Campo Grande, a Feira Internacional e 1º Salão de Turismo, onde também vão acontecer diversas atividades como festival de gastronomia, apresentações de música e dança, mostra e comercialização de artesanato e produtos típicos, além da rodada de negócios.   “São dois eventos em um, que irão divulgar os destinos turísticos sul-mato-grossenses em âmbito nacional e internacional, com o objetivo de tornar-se um dos principais eventos turísticos da América Latina”, revela Nilde Brun, diretora-presidente da Fundtur. Operadores de turismo de 15 países foram convidados a participar e conhecer as belezas naturais do Estado.   Estarão presentes expositores de seis países da América do Sul: Paraguai, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Peru e de estados brasileiros parceiros de Mato Gosso do Sul, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Outra atração será a presença de todos os municípios do Estado, que venderão suas potencialidades através das sete regiões turísticas: Nova Andradina e Região, Pantanal, Rota Norte, Campo Grande e Região, Bonito-Serra da Bodoquena, Costa Leste e Caminhos da Fronteira.   Durante os cinco dias, o evento vai apoiar a comercialização dos roteiros turísticos do Estado; selecionar os roteiros e produtos a serem apresentado no 3º Salão Nacional de Turismo, em São Paulo, em 2008; fortalecer os roteiros turísticos já existentes e apoiar a formatação de novos; promover a integração entre os municípios participantes; contribuir para a difusão histórico-cultural do Estado; realizar ações de qualificação; divulgar os produtos turísticos no cenário nacional e internacional, fortalecendo a imagem do Estado.   Com expectativa de público diário de 20 mil pessoas, o evento será gratuito e contará com uma estrutura ampla, que reproduz os ambientes naturais da região, fazendo com que o Brasil e o mundo conheçam as riquezas naturais e potencialidades que Mato Grosso do Sul oferece fazendo com que o pl, za .   Serviço Telefone: 0800 647 6050 www.salaodeturismoms.com.br
01/10/2007
Empetur vai a Dakar para missão empresarial
O diretor comercial da Empetur, Allan Aguiar, segue em missão empresarial para Dakar, no Senegal, nesta quarta-feira, 23, com o objetivo realizar uma apresentação de Pernambuco como destino de turismo e de negócios.   No dia 6, acontecerá uma noite dedicada ao estado com apresentação cultural, onde além do representante da Empetur estarão também representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, AD/Diper e da companhia aérea BRA. Na ocasião, os pernambucanos efetivarão contatos comerciais com agentes e operadores de turismo e lideranças empresariais senegalesas.   A ídéia é estimular o fluxo de senegaleses no Estado, já que a A BRA começará a operar o vôo Recife-Senegal a partir do dia 8 de novembro. Para esta data a Empetur está articulando uma missão de empresários pernambucanos para aquele País, especialmente os que fazem parte da rota da moda e da confecção. Os turistas do Senegal vêm com objetivo principal de fazer compras, especialmente de roupas.
01/10/2007
Argentina obtém êxito em roadshow pelo Brasil
Após percorrer Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte, três importantes mercados emissores de turistas para a Argentina, o roadshow promovido desde o primeiro semestre do ano, encerrou sua temporada com visitas a Salvador, Recife e Brasília. Em cada um desses locais foram visitadas mais de 120 agências, onde foram distribuídas folheteria e mapas com todas as informações em português.   O escritório de promoção turística da Argetina, comandado no país por Marcela Cuesta, também exibiu aos agentes de viagens um material audiovisual apresentando as localidades de neve e esportes de inverno. Mas de acordo com Marcela, o ponto alto dos encontros foram as rodadas de negócios. No próximo ano o roadshow poderá incluir outras capitais do Nordeste e do Norte do país como Belém, Manaus, Fortaleza e Natal.   No total de 11 operadores turísticos argentinos apresentaram seus produtos e puderam participar das rodadas de negócios com os representantes do trade. São eles: AVT, Abax Travel, Aymara Turismo, Capital Turismo, Cynsa Tour Operator, Eurotur, Freeway, Quality Travel, Sudamerican Tours, Tower Travel e Turismo SE.PE.NA. Além de três hotéis: 525 Hotel, Fen Hoteles e Waldorf Hotel. E as cinco atrações tipicamente argentinas como: Esquina Carlos Gardel, Gourmet Porteño, Piazzola Tango, Sabor a Tango e Valle de Las Leñas.
01/10/2007
Recifenses terão nova área de lazer em 2008
A cidade de Recife (PE) terá mais um atrativo a partir de 2008, quando será inaugurado o Parque Dona Lindu, na praia de Boa Viagem. O parque ocupará um terreno situado na confluência das Avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha. A obra ficará à cargo da Prefeitura do Recife e o projeto é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.   De acordo com a Secretaria de Turismo de Recife, o parque será um espaço com uma grande área verde, pista de Cooper, quadras de esportes, áreas para atividades físicas e de conveniência, ciclovia, pista de skate e estacionamento. Haverá ainda dois salões de exposições, lojas e restaurantes.   Um teatro coberto com capacidade para 500 pessoas, palco reversível e paredes que abrirão para a área externa, com capacidade para abrigar até cinco mil pessoas também será construído na área do Parque Dona Lindu, que será composto por 33 mil metros quadrados.
28/09/2007
Campanha do MTur apresenta novos destinos brasileiros no exterior
O Ministério do Turismo e a Embratur realizam a divulgação de uma campanha publicitária para promover os novos destinos brasileiros no exterior. A ação tem a meta de aumentar o número de turistas que vêm ao Brasil e diversificar os destinos visitados, levando informações e novidades ao público dos países onde a campanha será veiculada.   Os destinos divulgados são Garopaba (SC), Salvador (BA), Natal (RN), Porto de Galinhas e Fernando de Noronha (PE), Brasília (DF), Ilha de Marajó (PA), Lençóis Maranhenses (MA), Lagoinha (CE), Bonito (MS), São Miguel dos Milagres (AL), Ponta do Seixas (PB) e São Paulo (SP) são alguns dos destinos retratados na campanha, que segue as diretrizes do Plano Aquarela - estudo de marketing turístico internacional desenvolvido, entre outros critérios, a partir de pesquisas com turistas estrangeiros.   A campanha "Vire fã" já está sendo veiculada em Portugal e entrará no ar no próximo dia 30 de setembro nos Estados Unidos. Na Argentina, a campanha começa em outubro e termina em dezembro. O valor total da campanha nos três países é de R$ 7.054 milhões.   Os anúncios serão veiculados em mídia exterior, jornais, revistas, internet, rádios, TV e em aeroportos de diversas cidades dos três países: Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Mar del Plata e Mendonza, na Argentina; Nova York, nos Estados Unidos; Lisboa, Porto, Faro e Madeira, em Portugal.   O Cristo Redentor, recém-eleito uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, receberá promoção especial: será exposto em um grande painel na Times Square, em Nova York e em ônibus double deckers que fazem o circuito turístico principal de Manhattan, além de outdoors e painéis luminosos em cidades da Argentina e de Portugal.
28/09/2007
Recife CVB atinge 73% da meta de eventos para o ano
De acordo Tatiana Menezez, diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau, a entidade já atingiu 73% da meta de eventos conquistados para este ano. "Até o mês de junho atraímos 56 eventos para o Estado, sendo que sete deles foram internacionais. Isso injetou R$ 210 milhões na economia pernambucana", comenta a diretora.   A parceria do convention bureau com a Embratur nas feiras internacionais é algo que também colabora para divulgar a cidade e conquistar novos eventos internacionais para o Estado, já que a atuação da entidade não é voltada apenas para Recife.   Para melhorar ainda mais a atuação do Recife CVB foi realizada uma parceria com a FIR - Faculdades Integradas de Recife - onde os alunos do curso de Turismo fazem uma pesquisa com os participantes dos eventos realizados na cidade, coletando informações como gasto médio dos turistas, número de acompanhantes, além da média de participantes, com os organizadores do evento. "Isso nos ajuda a definir estratégias e ampliar nossa atuação, conquistando mais eventos", explica Tatiana.   Em 10 de outubro, a entidade comemora seis anos de atuação com um evento na Usina Dois Irmãos, e com bons motivos. No primeiro ano do convention, o número de associados era de 50 empresas, agora, são 156 mantenedores dos mais diversos setores da economia pernambucana.   Na ocasião será lançada a campanha "Venda Pernambuco", que terá o objetivo de incentivar o turismo de lazer no Estado. "Vamos estimular as operadoras brasileiras a vender destinos integrados em Pernambuco como por exemplo Boa Viagem e Jaboatão dos Guararapes", revela a executiva. O projeto será apresentado ao mercado paulista em 15 de outubro.
28/09/2007
SPTuris divulga destino São Paulo pelas agências do país
A SPTuris - São Paulo Turismo está percorrendo várias cidades do país para treinar profissionais que trabalham em agências de turismo e estimulá-los a vender São Paulo a seus clientes. Já foram visitadas 120 agências e envolvidos mais de 300 agentes em 13 cidades brasileiras (Fortaleza, Recife, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Uberlândia, Brasília, Campo Grande e Ribeirão Preto). Neste mês o programa passará por Goiânia e Manaus, onde participarão cerca de 60 profissionais.   Durante o treinamento, eles recebem uma edição do “Manual Para Profissionais de Turismo – Destino São Paulo”, que contém informações e orientações sobre a capital paulista. Também é distribuído o novo guia "Destino São Paulo – Turismo de Negócios e de Incentivo", voltado para agências especializadas, empresas organizadoras de eventos e executivos responsáveis pelos departamentos de viagens nas empresas, que mostra os espaços e a infra-estrutura de serviços disponíveis na cidade, bem como a vasta rede de atrações que fazem de São Paulo.   Os agentes recebem ainda exemplares do guia “São Paulo – Fique Mais Um Dia”, que estimula o turista de negócios a ficar mais 24 horas na cidade para conhecer as diversas opções de cultura e entretenimento que a metrópole oferece. Tudo isso para que os profissionais de turismo possam mostrar o que há de melhor na cidade de São Paulo a seus clientes.   "Precisamos ser criativos, desenvolver produtos diferentes e proporcionar experiências inesquecíveis para os nossos visitantes. O turista de hoje quer se emocionar, interagir com o destino, fazer o que chamamos na atualidade de turismo de sensações. E é esse tipo de experiência que queremos passar aos agentes de viagens para que possam encantar e seduzir os potenciais visitantes para a capital paulista da melhor forma", afirma Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris.   Durante os treinamentos, os agentes obtêm ainda informações sobre outros programas interessantes para os turistas, como os Roteiros Temáticos e o Turismetrô – que oferece aos visitantes cinco diferentes passeios pelos principais pontos turísticos da capital latino-americana da cultura, do conhecimento e da gastronomia gastando apenas o número de bilhetes de metrô do trecho escolhido (máximo três).
27/09/2007
SPTuris presente na Incentive Travel & Meeting Executives Show
A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de promoção turística e de eventos da Cidade de São Paulo, está presente na Incentive Travel & Meeting Executives Show (IT&ME), maior feira do mercado americano do turismo de incentivos, congressos e convenções, que está sendo realizada em Chicago, EUA, até o dia 27 de setembro. Em sua 66ª edição, a feira oferece a oportunidade de contato com diversos executivos com poder de decisão para a escolha das sedes dos programas de viagens de incentivos e eventos de suas respectivas associações e empresas. A participação da cidade de São Paulo acontece dentro do stand da StarCite, companhia norte- americana especializada em marketing de destinos. Juntamente com o Amazonas, Rio de Janeiro e Costa do Sauípe, a capital paulista será divulgada por meio do Brazil Meetings & Incentive Consortium, consórcio que propõe opções de pacotes combinados para incentivo e eventos corporativos. A idéia é oferecer um programa no qual São Paulo entra como destino para eventos, reuniões de trabalho, noite social e entretenimento e os outros destinos nacionais entram como complemento para passeios. A divulgação de São Paulo se dará, principalmente, por meio do novo manual "Destino São Paulo – Turismo de Negócios e de Incentivo", voltado para operadoras e agências de viagens especializadas, empresas organizadoras de eventos e executivos responsáveis pelos departamentos de viagens nas empresas. O objetivo do material é mostrar os espaços e a infra-estrutura de serviços disponível na cidade, bem como a vasta rede de atrações que podem fazer da capital paulista não somente um charmoso e diferenciado destino de eventos, como também o ponto alto de uma viagem de incentivos junto aos funcionários das companhias. A publicação, de 76 páginas, aborda temas como “Por que São Paulo é o melhor destino para seus eventos e negócios”, “Razões para fazer da cidade o ponto alto de um programa de incentivos”, bem como argumentos para vencer eventuais resistências e mitos existentes em relação à capital paulista como destino. Traz também destaques como a ampla oferta de opções gastronômicas e culturais, a infra-estrutura de eventos e serviços, sugestões de roteiros temáticos e de um dia, música, artes, compras e, claro, alguns dos principais pontos turísticos da capital, em geral divididos por regiões da cidade, além de um calendário com os principais eventos anuais. A área de infra-estrutura para eventos e negócios ressalta os espaços para feiras e exposições, centros de convenções, espaços em hotéis, locais surpreendentes e inusitados, espaços especiais, além de apresentar dicas e um guia de viagem para facilitar a vida de quem visita a cidade como transportes, telefones úteis, informações turísticas, dicas, segurança, endereços etc. Com uma tiragem inicial de cinco mil exemplares, o material é apresentado nas versões em português, inglês e espanhol, e traz ainda um CD-ROM para apoiar a venda da cidade, como fotos para a confecção de folhetos e material promocional, mapas, vídeos, roteiros e até mesmo apresentações para treinamento e capacitação. Para o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, essa é mais uma grande oportunidade para a crescente consolidação turística da cidade, pois trata-se de um segmento cujos interesses nos negócios e benefícios que podem ser agregados pelo destino contam significativamente. “E a força econômica de São Paulo, bem como sua infra-estrutura, não deixa dúvidas”. Segundo ele, a capital paulista já está consolidada como a capital latino-americana dos negócios e eventos. Esse segmento atrai anualmente entre 4,5 milhões e 5 milhões de turistas para a cidade, 50% do total. Entre os visitantes de fora do país, os turistas dos Estados Unidos são os que mais desembarcam em São Paulo – principalmente quando o motivo são os negócios – seguidos por Argentina e Alemanha, respectivamente. Quase 70% (68,4%) dos norte-americanos que chegam ao Brasil se dirigem a São Paulo. O mesmo acontece com 58,08% dos alemães.
27/09/2007
Santos e Região Convention & Visitors Bureau participa da Aviestur
Agentes de viagem e profissionais de turismo que visitarem a 30ª edição da Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo – Aviestur, nos dias 28 e 29 de setembro, e passarem no estande do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Sebrae-SP, poderão conhecer o destino “Costa da Mata Atlântica”. As duas entidades estão desenvolvendo juntas também um projeto pioneiro: o “Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica”, que prevê a formatação de roteiros alternativos e a capacitação em gestão e operação técnica, a fim de fomentar o turismo na nova Baixada Santista, principalmente na baixa temporada. O evento, que acontece no hotel Monte Real, é voltado a um público formado por diretores e gerentes de agências. A expectativa é receber cerca de quatro mil pessoas do setor de turismo. A Aviestur se consolidou por ser um excelente espaço para fechamento de negócios, apresentação de novos produtos e serviços para a próxima temporada. No estande da Costa da Mata Atlântica na AVIESTUR, os visitantes poderão saborear um café, tradicional da cidade de Santos, o Café Floresta. E também provar as deliciosas balas de banana, da Fábrica de Doces de Mongaguá. Segundo o diretor da Fábrica de Doces de Mongaguá, Maurício Wagner, a distribuição das balas de banana nos eventos em que o destino “Costa da Mata Atlântica” está presente contribui muito para divulgação do produto. “As feiras que participamos levam o nome Costa da Mata Atlântica. É uma divulgação fundamental para toda a região da nova Baixada Santista. Para a Fábrica, os eventos são de extrema importância também porque os nossos consumidores estão ali. Esta parceira só vem a somar. Além de tudo, também divulgamos a própria cidade de Mongaguá”, afirma. Wagner também destaca a importância desta divulgação para a economia local voltada à banana. Os doces de banana da fábrica de Mongaguá já são encontrados em aproximadamente 21 estados. “Hoje atendemos desde o Paraná até São Luiz do Maranhão. E agora contamos com o Acre. Todos gostam desde tipo de bala, justamente porque a banana é muito comercializada nacionalmente. A Wall Mart, por exemplo, é uma grande rede que vende nossos doces”, conclui.
27/09/2007
Workshop Descubra a Europa terá 50 empresas do país
No dia 22 de outubro, em São Paulo, acontece o Workshop Descubra a Europa, com a presença de mais de 50 empresas européias interessadas em negociar com profissionais de turismo brasileiros. O evento, que acontece pela primeira vez no Brasil, está sendo organizado pela Comissão Européia de Turismo e acontecerá no Hotel Gran Meliá Mofarrej (Alameda Santos, 1437 – Salões Andalucia A e B), das 14h30 às 21h00. São esperados mais de 250 profissionais de turismo. Todos os visitantes serão recebidos com um coffee-break e, em seguida, encaminhados para a sala de workshops. As empresas se apresentarão uma após a outra e a partir das 19h30 haverá um coquetel de confraternização. Participam do Workshop descubra a Europa escritórios de turismo de diversas cidades, como Munique, na Alemanha, e Londres, na Inglaterra, companhias aéreas, operadores de turismo, redes de hotéis, receptivos, empresas de transporte etc. Confira a lista completa em http://www.egom.com.br/cliente.asp?cli=51 (em textos de apoio). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo email europa@franceguide.com.br. A Comissão Européia de Turismo é uma organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica. Fundada em 1948, reúne 33 países com um objetivo em comum: promover a Europa e seus destinos turísticos por todo o mundo. Hoje, o grupo operacional da CET para a América Latina, tem dez países integrantes – Alemanha, Áustria, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, além da Suíça.
27/09/2007
Embratur apresenta novas alternativas de viagem para turista estrangeiro
Além dos tradicionais destinos promovidos no exterior, como Rio de Janeiro, Amazônia e Foz do Iguaçu, a nova campanha publicitária da Embratur apresenta alternativas de viagem para o turista estrangeiro. A ação faz parte da estratégia do Ministério do Turismo de aumentar o número de turistas que vêm ao Brasil e diversificar os destinos visitados, levando informações e novidades ao público dos países onde a campanha será veiculada.  Garopaba (SC), Salvador (BA), Natal (RN), Porto de Galinhas e Fernando de Noronha (PE), Brasília (DF), Ilha de Marajó (PA),  Lençóis Maranhenses (MA), Lagoinha (CE), Bonito (MS), São Miguel dos Milagres (AL), Ponta do Seixas (PB) e São Paulo (SP) são alguns dos destinos retratados na campanha, que segue as diretrizes do Plano Aquarela – estudo de marketing turístico internacional desenvolvido, entre outros critérios, a partir de pesquisas com turistas estrangeiros. A campanha “Vire fã” já está sendo veiculada em Portugal e entrará no ar no próximo dia 30 de setembro nos Estados Unidos. Na Argentina, a campanha começa em outubro e termina em dezembro. O valor total da campanha nos três países é de R$ 7.054 milhões. Os anúncios serão veiculados em mídia exterior, jornais, revistas, internet, rádios, TV e em aeroportos de diversas cidades dos três países: Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Mar del Plata e Mendonza, na Argentina; Nova York, nos Estados Unidos; Lisboa, Porto, Faro e Madeira, em Portugal. O Cristo Redentor, recém-eleito uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, receberá promoção especial: será exposto em um grande painel na Times Square, em Nova York e em ônibus double deckers que fazem o circuito turístico principal de Manhattan, além de outdoors e painéis luminosos em cidades da Argentina e de Portugal. Sobre os mercados Argentina, Estados Unidos e Portugal têm alta prioridade para o Brasil, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo o Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional. O estudo leva em conta, para definir as prioridades, uma série de quesitos como acessibilidade aérea, oferta turística brasileira no país, conhecimento prévio de produtos e serviços brasileiros e capacidade de crescimento de fluxo, entre outros.  A Argentina é o país do mundo que mais envia turistas ao Brasil. Em 2006, 921.061 argentinos visitaram nosso país e a meta é chegar a 1 milhão e 200 mil em 2010. Em termos de comparação com outros países sul-americanos, neste mesmo ano, o Brasil recebeu 148.327 turistas chilenos e 54.002 visitantes peruanos. Já os turistas norte-americanos são, depois dos argentinos, os que mais visitam o Brasil (foram 721.633 em 2006), gastando em média U$ 89,70 por dia. De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional (2005), 34,9% dos turistas americanos visitaram o Brasil para fazer negócios ou participar de congressos e convenções; 32,5% vieram encontrar familiares e amigos e 28,1% vieram a lazer. Portugal é o maior emissor de turistas para o Brasil da Europa e o terceiro do mundo – em 2006, 312.521 visitantes portugueses escolheram o nosso país como destino. É também o mercado europeu de maior oferta de conexão aérea para destinos brasileiros. Fonte: Ascom Embratur
27/09/2007
Punta del Este apresentado a operadores e agentes de viagem em SP
Em evento realizado no dia 25 de setembro, no Renaissance Hotel em São Paulo, o balneário Punta del Este foi apresentado a operadores e agentes de viagem. Um grupo integrado por empresários uruguaios e representantes da prefeitura de Maldonado apresentou o destino VIP da América Latina durante almoço seguido de workshop. O objetivo do evento, para o sócio-diretor da Garcia Santos Empreendimentos e diretor do grupo Destino Punta del Este, Carlos García Santos, é divulgar o balneário. “Participamos de vários eventos em todo o mundo, fomos para Madri, no Salão de Imóveis, participaremos do Salão de Imóveis São Paulo e ainda iremos para muitos outros países”. Reduto notório de veraneio, casas e chácaras marítimas oferecem o maior número de leitos para os turistas, cerca de 180 mil. O setor de hotelaria, por sua vez, oferece aproximadamente 14 mil leitos, acrescenta o presidente da Associação de Promotores Privados da Construção do Uruguai, Ricardo Weiss, também proprietário da Atija-Weiss Arquitetos. Punta del Este é um balneário rico em áreas verdes, com restrições à construção de edifícios altos. “Podemos construir edifícios de até 20 andares em apenas 2% das áreas. Em 4% delas podemos levantar prédios de até 4 andares. Nos outros 94% do território é permitida apenas a construção de casas”, explica Weiss. Esse é mais um dado que caracteriza o turismo residencial no balneário Segundo o diretor geral de Turismo de Maldonado, Horácio Diaz, Punta del Este espera cerca de 600 mil turistas na próxima temporada, 20% a mais do que no ano passado, sendo que 25% desse total provavelmente serão brasileiros. “Queremos apresentar Punta como destino turístico para toda a família”, destaca Diaz. Ele também explica que o turista geralmente aluga uma casa por 15 ou 30 dias e depois acaba comprando seu próprio imóvel. Aproveitando a passagem por São Paulo, no dia 26 de setembro a comitiva uruguaia visitou Guarujá, cidade irmã de Punta del Este. Foi a primeira visita após o acordo firmado em julho, entre a Pérola do Atlântico e o município uruguaio, cuja finalidade é fazer o intercâmbio de promoções turísticas entre os destinos. Capital sul americana do turismo residencial Um dos destaques é o investimento voltado ao desenvolvimento do turismo residencial. Nos últimos 35 anos foram investidos no balneário mais de U$12 bilhões no setor do turismo, com empreendimentos que contemplam condomínios, hotéis, residências e prédios. Hoje estão em andamento obras avaliadas em mais de US$ 500 milhões. Um fenômeno recente em Punta del Este é o grande número de europeus que têm decidido viver no balneário. Eles buscam qualidade de vida, natureza virgem, alto nível cultural e estilo de vida europeu, aliados a ausência de conflitos sociais, a segurança e menor carga tributária em relação as taxas fiscais do primeiro mundo. Com todos esses atrativos, o turismo residencial em Punta del Este é caracterizado pela suntuosidade das mansões junto ao mar e pelas chácaras marinhas construídas entre frondosos bosques. Apesar do crescimento do turismo residencial, todos os novos habitantes estrangeiros, bem como a população de Punta del Este, vivem em perfeita harmonia com a diversidade dos ecossistemas Motivos da Viagem -64% recreativo -20% visita a família e amigos -7% negócios -9% outros Visitantes por trimestre -38% 1º trimestre -27% 4º trimestre -18% 3º trimestre -17% 2º trimestre Fonte: Secretaria de Turismo de Maldonado Chácaras Marítimas Agrupadas em diferentes zonas com características próprias, as chácaras marítimas se impuseram como uma forte tendência em Punta Del Este e caracterizam o turismo residencial da região. Eleitas pelos famosos e empresários mais poderosos do mundo, elas propõem um estilo de vida que combina luxo com vida agreste. A posição geográfica de Punta del Este favorece a valorização imobiliária. De um lado, uma área rural produtiva por excelência. Por outro, centros urbanos com concentração de serviços administrativos, econômicos, culturais e sociais. Muitos são os famosos internacionais que se instalaram nas chácaras marítimas de Punta Del Este. Uma deles é a cantora Shakira. Habituada a visitar os locais mais elegantes do mundo, optou passar suas férias em uma chácara de José Ignácio, uma propriedade de 5 hectares avaliada em U$1 milhão. Sobre a rota 104, perto de Laguna Blanca, está a zona mais exclusiva de todo o Uruguai. Ali Julio Iglesias construiu sua residência em uma propriedade de 80 hectares, no complexo Laguna Estates. Calcula-se que cada hectare da área valha cerca de U$100 mil.
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