Canais
Destino
06/09/2007
Sol Meliá apóia evento da Confederação Brasileira de Golf
A Sol Meliá Hotels & Resorts apóia o 3º Encontro/Copa dos Presidentes, organizado pela Confederação Brasileira de Golf, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro, no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. O evento também celebra o Dia do Golfista, comemorado no dia 15 de setembro.   Além de participar do evento com duas equipes, a Sol Meliá Hotels & vai disponibilizar estadias para convidados. Este apoio integra as novas ações da diretoria de vendas e marketing, que está focada no desenvolvimento do mercado de lazer na divisão América do Sul.   Confira a programação:   13/09/2007 16:30 às 18h – Apresentação dos Projetos das Federações e da CBG; 19h – Jogo de confraternização no Banana Golf; 21h – Jantar de confraternização.     14/09/2007 10h – Torneio de Golfe – Shot Gun III Copa dos Presidentes (exclusivo para os presidentes de clubes, federações, associações de seniores e convidados especiais). 15h – Almoço de confraternização, premiação do torneio e encerramento do evento.   Serviço Data: 13 e 14/09 Local: Itanhangá Golf Club Endereço: Estrada da Barra da Tijuca, 2005 - Rio de Janeiro
06/09/2007
Aruba apresenta novidades em São Paulo
A Aruba Tourism Authority (ATA) no Brasil realiza na próxima segunda-feira, 10, um evento para apresentar as novidades e promoções para o segundo semestre e para as férias de verão aos agentes de viagem e operadores brasileiros. Ana Maria Ostrower, diretora da ATA, reunirá empresas de turismo representantes da ilha caribenha como companhias aéreas e hotéis para mostrarem seus serviços e atrativos.
04/09/2007
Florianópolis conquista evento nacional do Ministério Público
Florianópolis acaba de conquistar mais um importante evento nacional para o seu calendário de eventos. Trata-se do 18º Congresso Nacional do Ministério Público, que vai reunir cerca de dois mil profissionais de todo o país. Estima-se que o encontro vá gerar na cidade negócios na casa dos R$ 1,5 milhão. A conquista foi resultado do esforço do Florianópolis Convention & Visitors Bureau (FCVB) e da Associação Catarinense do Ministério Público. O evento - que acontece de dois em dois anos - será realizado na Capital catarinense em 2009. A edição deste ano acontece em Salvador, de 26 a 29 de setembro.
04/09/2007
Centro de Convenções de Natal sediará Salão Nacional de Alimentação
A diretoria da Coohotur - Cooperativa para o Desenvolvimento da Atividade Hoteleira - confirmou a realização do 1º Salão Nacional de Alimentação no Centro de Convenções de Natal, no período de 2 a 6 de julho de 2008. Serão 124 estandes com a presença de empresas do setor de todo o Brasil, mostrando as novidades gastronômicas, máquinas e equipamentos variados. "Durante o Salão Nacional de Alimentação teremos uma mostra ampla de produtos e serviços, com a presença de distribuidores em várias áreas do varejo, como fast-food, por exemplo. Também instalaremos ilhas de alimentação com comidas típicas de várias regiões brasileiras”, revela Ocimar Damásio, organizador do salão.
04/09/2007
Pérola Búzios investe na segurança dos hóspedes
Para garantir a segurança de seus hóspedes, o Pérola Búzios Design Hotel contratou os serviços da empresa VIG Litorânea – Academia de Formação de Vigilantes Ltda. - para treinar os oito seguranças, que revezam 24 horas na vigília do empreendimento. O curso teve duração de 160 horas e os funcionários tiveram treinamento nas seguintes matérias: defesa pessoal, noções elementares de direito penal, armamento e tiro, técnica operacional, segurança física de instalações, prevenção e combate a incêndio e relações humanas no trabalho. “Essa reciclagem é fundamental na capacitação da nossa segurança. O curso oferecido pela VIG dá embasamento para trabalharem em qualquer local dentro da atividade. Outra vantagem é que esses profissionais estão conosco há muito tempo, o que dá ainda mais tranqüilidade aos nossos hóspedes”, diz Marcondes Gomes, supervisor de segurança do Pérola Búzios. ServiçoTelefone: (22) 2620-8507www.perolabuzios.com
04/09/2007
Grupo Solare terá mais nove hotéis até 2009
O Grupo Solare, que possui quatro empreendimentos no Maranhão e um no Pará, totalizando 658 unidades habitacionais, deve inaugurar até 2009 mais nove hotéis nas diferentes bandeiras da rede: Solare Hotéis, Expresso XXI, Solare Suítes, Solare Resorts, Grand Solare e Soft Inn. A empresa apresentará suas novidades durante a Nova Equipotel 2007, que acontece de 11 a 14 de setembro, em São Paulo.
04/09/2007
Copa Airlines inicia operações para Córdoba
A Copa Airlines começou a operar quatro vôos semanais do Panamá para Córdoba, na Argentina. Os passageiros da cidade podem viajar, por meio de conexão imediata no hub das Américas no Panamá.  O vôo sai da Cidade do Panamá todos os domingos, terças, quartas e sextas-feiras, às 18h50, chegando a Córdoba às 3h30. Retorna da cidade argentina às 4h31, às segundas, quartas, quintas-feiras e sábados, com desembarque no Panamá às 9h11. A rota é operada com uma aeronave Boeing 737-700, com 12 assentos na classe executiva e 112 na econômica. Córdoba é o segundo destino operado pela Copa Airlines na Argentina. A companhia aérea oferece atualmente dois vôos diários para Buenos Aires.
04/09/2007
Peruíbe inaugura central de informações turísticas
O Santos e Região Convention & Visitors Bureau e a Prefeitura de Peruíbe inauguram no dia 5 de setembro, às 11h, a Central de Informações Turísticas Metropolitana da Costa da Mata Atlântica, que vou viabilizada com recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista. Na ocasião estarão presentes Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente do SRCVB; Juanita Trigo Nasser, diretora de turismo e José Roberto Preto, prefeito de Peruíbe. ServiçoEndereço: Av. Gov. Mário Covas Jr., s/nº, Centro
04/09/2007
Lufthansa tem promoção para compra antecipada
A Lufthansa está com preços promocionais para quem efetuar a compra de bilhetes aéreos até o próximo dia 9 de setembro e for viajar entre 29 de outubro e 8 de dezembro. Os valores, em classe econômica, variam a partir de US$ 899 para Berlim, Roma, Basel, Luxemburgo, Düsseldorf e Londres, por exemplo. Se o destino for Frankfurt, Zurique ou Praga, o valor passa a ser US$ 919, para Budapeste, US$ 959, Estocolmo e Oslo (US$ 999), Bolonha e Valência (US$ 1.049) e Moscou (US$ 1.069). Todos os vôos têm conexão em Munique ou Frankfurt e a promoção é válida somente para permanência mínima de cinco dias e máxima de um mês. ServiçoTelefone: (11) 3048 5800www.lufthansa.com
04/09/2007
Bahia receberá dois charters da Itália até o final do ano
A Bahia ganhará  mais dois vôos charters, desta vez, oriundos da Itália. A decisão foi comunicada pelo gerente Geral da operadora Prima Classe, Pierluigi Doro, a Emília Salvador Silva, presidente ência da Bahiatursa, no último final de semana. Desta forma, sobe para 14 o número de charters que vão operar com freqüência semanal em Salvador. Em janeiro de 2007 a Bahia contabilizava 11 vôos charters.   Segundo Pierluigi os vôos foram fechados com a empresa aérea Volare, pertencente ao grupo Alitalia. O primeiro dos novos vôos terá inicio em 18 de outubro, e vai até o dia 20 de dezembro deste ano, com freqüência, sempre às quintas-feiras, fazendo o trecho Milão-Salvador-Natal-Milão. Será um vôo Boeing 767/300, específico para atender à demanda da alta estação, com 258 assentos.  O outro vôo, também, negociado com Volare, será operado por um Boeing 767/300, também com 258 assentos e fará linha direta Milão-Salvador-Milão, a partir de 20 de dezembro até o final de 2008, com freqüência semanal, sempre aos domingos, com possibilidade de se tornar um vôo regular.
04/09/2007
Tam e Tap iniciam vôos codeshare amanhã
A Tam e a Tap Portugal iniciam amanhã, 1º de setembro, o acordo operacional de codeshare, parceria que permite à Tam oferecer aos seus passageiros várias opções de vôos diretos entre Brasil e Portugal operados pela Tap partindo do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo para Lisboa e Porto. A partir desses destinos, o passageiro poderá fazer conexões para as cidades portuguesas de Faro, Funchal e Porto Santo. Já a Tap passa a oferecer múltiplas opções de vôos para diversas capitais e cidades brasileiras atendidas pela Tam. O acordo também estabelece a interligação dos programas Fidelidade Tam e Victoria da Tap e a utilização dos balcões de check-in das duas empresas nos aeroportos estão habilitados a aceitar os bilhetes eletrônicos emitidos por ambas entre outras facilidades.
04/09/2007
Trend Operadora lança Diretório de Resorts Nacionais
A Trend Operadora fará o lançamento oficial do Diretório de Resorts Nacionais no próximo dia 14 de setembro, em evento no Hotel Transamérica, em São Paulo, a partir das 20 horas. A publicação reúne, em 44 páginas, tarifas e informações de 72 empreendimentos e 57 bandeiras. Para orientar as vendas dos agentes de viagens, a operadora apresentará como referência um pacote do Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia. São esperadas aproximadamente 700 profissionais do setor para o lançamento, que contará com coquetel, jantar e show dançante. Além do Diretório, será apresentado também o Last Minute - Central do Carro, sistema de reservas on-line muito utilizado na Europa e EUA. A ferramenta, disponível desde maio para o mercado hoteleiro, incrementará agora o mercado de locação de automóveis, com tarifas especialmente negociadas. Serviçowww.lastminutetrend.com.br
04/09/2007
Recife agita capital paulista com lançamento do Carnaval 2008
O Carnaval Multicultural do Recife desembarcou em terras paulistanas na última terça-feira, 28, reunindo mais de duas mil pessoas no  Citibank Hall, que assistiram aos shows de Lenine e da Orquestra Popular de Recife com os cantores Claudionor Germano, Nonô Germano, Silvério Pessoa e China. O evento, organizado pela Prefeitura do Recife, mostrou ao público o autêntico carnaval recifense. O prefeito João Paulo foi o anfitrião da festa, acompanhado pelos secretários Lygia Falcão (Gestão Estratégica e Comunicação), Samuel Oliveira (Turismo) e João Roberto Peixe (Cultura). É o quarto ano que a Prefeitura promove o evento em São Paulo. A ação faz parte do projeto de promoção do Carnaval do Recife para fomentar a cultura e o turismo da cidade. "As ações têm que ser duradouras e não só por um ano para garantir informação a todos", afirmou o prefeito João Paulo.
04/09/2007
Estanplaza International tem pacote especial para o feriado
O Estanplaza International preparou um pacote especial para o feriado de 7 de setembro. Quem se hospedar no hotel ganha dois ingressos para assistir a um dos mais famosos musicais da Broadway, a comédia “My Fair Lady”. A tarifa é válida para o período de 7 a 9 de setembro. O pacote inclui uma diária em apartamento executivo, com check-in na manhã de sábado e late check-out no domingo; dois ingressos, no Sábado, para a peça (setor 2); café da manhã da fazenda; uma vaga na garagem e um mimo surpresa. O valor é a partir de R$566,20 mais taxas de serviço para uma ou duas pessoas.  ServiçoTelefone: 0800 726 1500Endereço: Rua Fernandes Moreira, 1293, Chácara Santo Antônioreservas@estanplaza.com.br
04/09/2007
Wet´n Wild investe R$ 1,5 mi em nova atração para temporada 2007/ 2008
O Wet´n Wild reabre no próximo dia 7 de setembro com uma nova atração, a primeira que o parque recebe desde sua inauguração, em 1998. O Crazy Drop se soma a outros 11 equipamentos que o complexo exibe em sua área de 160 mil m². Os investimentos ultrapassam R$ 1,5 milhão. "Com isso, esperamos um aumento de 20% no fluxo de visitantes em relação à última temporada, que chegou a mais de 300 mil pessoas", conta o presidente Alain Baldacci.  O Crazy Drop é uma espécie de pista de skate gigante do tipo half-pipe (em forma de U), com mais de 13 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares. A grande inclinação da pista dá ao visitante a sensação de queda livre. A descida é feita em bóias que podem levar até duas pessoas por vez.  "Nossa meta é consolidar cada vez mais o Wet´n Wild como referência em lazer aquático no Brasil", ressalta Baldacci. "Temos uma infra-estrutura para receber até 7 mil pessoas ao dia. E zelamos pela missão de unir diversão, qualidade e responsabilidade ambiental, com total segurança, tecnologias de ponta e modernas atrações para todas as idades", acrescenta.  Serviço(11) 4496-8000www.wetnwild.com.br
04/09/2007
Resorts Brasil lança campanha de incentivo para agentes
A Associação Brasileira de Resorts realizou nesta quinta-feira, 30, em São Paulo, o lançamento de sua campanha de incentivo para agentes de viagens intitulada “QUIZ – Redescobrindo os Resorts do Brasil”, apresentada por Ricardo Domingues, diretor executivo da associação. A campanha, inédita no país, será via internet e visa elucidar para os agentes de viagens o conceito de resort, assim como capacita-los a vender os mais de 43 estabelecimentos associados à Resorts Brasil. “Nossa meta com essa ação é atingir 80% dos agentes de viagens do Brasil. Vamos passar para eles não somente informações sobre nossos associados, mas também, dados culturais e históricos sobre os destinos em que os resorts se encontram”, explica o diretor. O quis será divido em três etapas, primeiramente na Região Sul, seguido das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, e por último, os da Região Nordeste. Semanalmente a Resorts Brasil disponibilizará no hotsite uma relação com 60 perguntas onde os participantes deverão responder até a data limite de 28 de setembro. A relação com os nomes dos agentes contemplados será divulgada no dia 4 de outubro. A premiação para os 43 primeiros colocados será sete diárias nos resorts associados, com desconto de 80% no valor das passagens aéreas com direito a um acompanhante. Domingues comenta que mesmo aqueles que não forem bem colocados na campanha terão chances de ganhar prêmios. “Haverá um concurso cultural onde os participantes responderão a uma pergunta: "Por que a viagem a um resort é a melhor opção para oferecer a meu cliente?". Os autores das três melhores respostas ganharão diárias em três empreendimentos. A idéia de capacitar os profissionais e incentivá-los a vender mais pacotes para resorts vem num momento importante, pois o índice de ocupação nos resorts durante o mês de julho fechou muito abaixo do esperado.  “Julho foi um mês desastroso, sentimos um impacto muito grande decorrentes da crise aérea e da baixa do dólar”, analisa Domingues. A perspectiva para este ano é fechar o ano com 53% de ocupação, enquanto no ano anterior, o número atingido foi de 55%. De acordo com o diretor executivo, o período de alta temporada, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, é responsável por 53% da receita anual desses empreendimentos. O Estado de São Paulo é o principal pólo emissor de turistas. Os moradores da capital procuram os resorts localizados na Bahia, Ceará e Santa Catarina, enquanto os do interior buscam mais o Estado de Goiás. As agências de viagens que não receberem o e-mail com o convite poderão se cadastrar no www.resortsbrasil.com.br.
04/09/2007
Hotel Villa Rossa neutraliza emissão de carbono dos eventos
Consciente de sua parcela de responsabilidade perante o meio ambiente, o Hotel Vila Rossa, instalado em São Roque, no interior de São Paulo, oficializou em agosto o projeto de neutralizar toda a emissão de carbono gerado pelo equipamento e eventos realizados nele. “As empresas que procurarem o centro de convenções do empreendimento para realizar seus eventos terão a oportunidade de demonstrar sua responsabilidade ambiental ao colaborar com R$ 10,00 por cada participante que será destinada à compra de árvores, neutralizando assim o carbono emitido pelos seus eventos”, explica Franklin Pedroso, gerente de marketing, ao Portal EVENTOS®. O número de um participante para cada árvore foi calculado pela Key Associados, empresa especializada na área ambiental que fez o estudo de emissão de CO2 englobando desde a geração de resíduos até a utilização de geradores pelo hotel ou empresa que vai realizar o evento. Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, da qual o Vila Rossa é parceiro desde 2005, são plantadas anualmente dez mil árvores. “Verificamos que a questão do aquecimento global traz prejuízo para todos e desenvolvemos uma ação para minimizar a emissão de carbono na atmosfera”, analisa Pedroso. As empresas que fizerem parte da iniciativa terão seu logotipo estampado nas folhas de árvore confeccionada em madeira reciclada, instalada no hall do empreendimento, assim como no site, além de receber também um diploma do SOS Mata Atlântica. “Nossa expectativa é que 50% dos eventos realizados em nosso centro de convenções sejam neutralizados. Já estamos passando a opção de neutralizar o carbono do evento no orçamento, ficará a critério da opção de aderir ou não ao projeto”, diz o gerente. A questão da responsabilidade ambiental está cada vez mais presente entre as empresas que compõem o trade turístico brasileiro. Cada uma, à sua maneira, desenvolve soluções para ajudar a preservar o planeta, que neste ano está em evidência na mídia diante dos desdobramentos para o clima em função do aquecimento global. Entre outras ações ecológicas desenvolvidas pelo Vila Rossa está o plantio de mudas de árvores pelas crianças que se hospedam no empreendimento. “Nossos monitores ensinam como plantar as mudas e os cuidados que se deve ter com elas”, comenta Franklin Pedroso. Depois é fixada uma placa com o nome do hóspede, data do plantio e espécie da árvore.
04/09/2007
Prefeitura de São Paulo lança amanhã a Virada Esportiva
A Prefeitura da Cidade de São Paulo lança oficialmente nesta terça-feira, 4, a Virada Esportiva, evento inspirado na Virada Cultural, que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro com 24 horas ininterruptas de esporte, lazer e recreação nas regiões de todas as 31 subprefeituras da capital paulista. Participarão da cerimônia, na Marquise do Parque do Ibirapuera, o prefeito Gilberto Kassab, juntamente com o secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, e o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, que falarão sobre o conceito do evento e os principais destaques da programação.  Ao todo, 15 secretarias, a CET-SP e a SPTuris vão trabalhar juntas para disponibilizar toda a infra-estrutura do evento, além de equipamentos esportivos e parques da cidade. A data do evento coincide ainda com a chegada da primavera no hemisfério sul e o Dia Mundial Sem Carro. Serviço Lançamento oficial da Virada Esportiva Data: Dia 4 de agosto Horário: Às 10h30 Local: Marquise do Parque do Ibirapuera (entrada pelo portão 3)Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
09/08/2007
Curitiba: pronta para mais eventos
A temperatura está baixa. Os termômetros marcam 10º C. É inverno em Curitiba e a cidade, com seu charmoso clima europeu, amanhece entres as nuvens com a neblina típica desta época do ano. Nas ruas, as pessoas bem agasalhadas caminham cruzando as largas avenidas onde os ônibus ‘ligeirinhos’ circulam sem atrapalhar o trânsito. Dentro de uma "Estação Tubo", marca registrada dos modernos "pontos de ônibus" da cidade, aguardo minha vez de embarcar no melhor sistema de transporte coletivo da América Latina. Tudo é muito rápido e em pouco tempo já estou no meu destino final. O dia só está começando e o aconchegante clima de inverno com sol é um convite para um longo passeio. Durante uma generosa caminhada pelo centro da cidade, atravesso as agitadas ruas XV de Novembro e das Flores até chegar na ‘Boca Maldita’, tradicional ponto de encontro de Curitiba, onde é possível saber tudo e mais um pouco sobre política, cultura, futebol, fofocas, etc. Entre um gole e outro de café para esquentar, um simpático senhor me fala sobre a Linha Turismo, composta por ônibus do tipo ‘jardineiras’ que circulam pelos principais pontos turísticos da cidade. Sem pensar muito, sigo em direção a Catedral de Curitiba onde embarco para um charmoso passeio pela cidade para ver de perto lugares como a Universidade Federal do Paraná, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Santa Felicidade, Rua 24 horas, Universidade Livre do Meio Ambiente, Museu Paranaense, Parque Taguá, entre outros. Já no final do longo dia estou na Torre Panorâmica, observando a cidade do alto e começando a entender claramente porque a capital paranaense há muitos anos é uma referência quando se trata de projetos urbanísticos pioneiros. O sistema de transporte coletivo, a arquitetura arrojada de seus parques, monumentos e museus, o extremo cuidado com a preservação do meio ambiente, sua forte identidade cultural influenciada por vários povos, além de uma ampla infra-estrutura de serviços de qualidade a caracterizam como uma cidade única no País. Boa para viver, passear e fazer eventos - A máxima do turismo que diz "uma cidade é boa para o turista se ela é boa para as pessoas que nela vivem", se confirma plenamente em Curitiba, que está entre as cidades com os melhores indicadores sociais do País. O verdadeiro reconhecimento de tudo isso se reflete nos mais variados títulos que a cidade conquistou. Para se ter uma idéia, só nos últimos três anos Curitiba foi eleita como a melhor cidade brasileira para fazer negócios, de acordo com pesquisa realizada pela Simonsen Associados para a revista Exame. Outros títulos importantes, como Capital Americana da Cultura e Capital Ecológica do Brasil, também compõem o hall de suas conquistas. Para completar uma lista recheada de fatores que a diferenciam de qualquer outra cidade do Brasil, nos últimos anos tem aumentado substancialmente a procura de grandes indústrias, principalmente automobilísticas, de alimentos e de tecnologia para instalarem, em sua região metropolitana, fábricas e sedes de escritórios no Brasil. Esse contexto tão favorável, já seria suficiente para qualificar a capital paranaense como um destino altamente competitivo para receber todos os tipos de eventos. Mas ainda há a sua ótima infra-estrtura em matérias de equipamentos para reforçá-lo. Uma boa variedade de espaços, parque hoteleiro em expansão – mais de 16 mil leitos até o final do ano, somados às políticas públicas de promoção turística através da Paraná Turismo, órgão estadual, da CIC (Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – Curitiba Turismo) e ao trabalho do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) estão ajudando a trazer para a cidade cada vez mais turistas, tanto de eventos e negócios como de lazer. No ano passado a capital paranaense recebeu 1,6 milhões de habitantes, número acima da média nacional, número que representa exatamente a população atual da cidade. Isto quer dizer, Curitiba recebe por ano uma Curitiba inteira de turistas. Sabe-se também que deste total de 1,6 milhões de turistas, cerca de 49% passam pela capital paranaense para fazer negócios em função do grande número de empresas sediadas na Cidade Industrial de Curitiba. Uma estimava animadora da Prefeitura mostra que com a implantação do novíssimo Estação Embratel Convention Center a participação do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) da cidade passe de cerca de 6% para 8%. E a cidade só tem o que comemorar. De acordo com dados do CCVB, ainda neste ano a cidade deverá receber 20 mil turistas a mais do que nos anos anteriores, tudo isso em função dos eventos. Em 2003, cerca de 97 mil turistas estiveram na cidade para participar de eventos, para 2004 esse número só tende a crescer. Tudo pronto para os eventos crescerem mais - Para abrigar este crescimento, a cidade dispõe hoje de uma lista de espaços, entre os quais o Estação Embratel Convention Center, Expo Trade, Centro de Convenções de Curitiba, Marumby Expo Center, CIETEP (Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná), Pavilhão de Exposições do Barigui, Canal da Música, Ópera de Arame, Teatro Guairá, Pedreira Paulo Leminski, Centro de Convenções do Shopping Novo Batel e Irmãos Madalosso. São locais que comportam de grandes a pequenos congressos, seminários, exposições, workshops, eventos populares, shows musicais e etc. O Estação Embratel Convention Center, foi inaugurado no final de março passado e é considerado o mais moderno centro de convenções do País. Com área de 25 mil m² e capacidade para receber até 5 mil pessoas, o novo centro de convenções tem como características conceituais marcantes a inteligência, flexibilidade e multifuncionalidade dos seus espaços. Um acordo de co-branding entre a Embratel e o grupo K&G, controlador da rede, e O Boticário, possibilitou a implantação de recursos tecnológicos nunca antes disponíveis num espaço para eventos no Brasil. Outro diferencial é que o centro de convenções está integrado ao complexo do Shopping Estação, que atualmente conta com 214 lojas, dez cinemas, praça de alimentação, museus, área de entretenimento, tudo isso estrategicamente localizado na região central da cidade. Já o tradicional Centro de Convenções de Curitiba, também apresenta boas novidades. Sob uma nova administração, esse importante espaço para eventos está passando por uma série de reformas, como melhorias na parte de segurança e no grande auditório Paraná para 1.500 pessoas. Outro espaço que também se destaca é o Expo Trade, local das maiores feiras de negócios da região que, com uma área de exposições com 30 mil m², também dispõe de um boa diversidade de salas para suprir eventos dos mais variadas dimensões. Já os Teatros Guaíra e Paiol são palco de peças de teatro e apresentações culturais. E no que se refere a grandes espaços para realização de mega eventos, a Pedreira Paulo Leminski, na região norte da cidade, consegue receber até 20 mil pessoas em eventos como o Curitiba Pop Festival, que recentemente trouxe várias bandas nacionais e internacionais para a cidade. Bem próximo à Pedreira está a charmosa Ópera de Arame, uns dos mais belos cartões postais da cidade e também um importante espaço para realizações de eventos. Hotelaria também pronta para os eventos - Com um histórico de crescimento relâmpago nos últimos anos anos, a hotelaria de Curitiba se renovou com a entrada das grandes redes e agregou novos espaços para eventos. Para se ter uma idéia, em 1999 havia 81 hotéis e 21 flats, que juntos somavam 11.283 leitos. Em 2002, esse número para 94 hotéis e 28 flats. No ano passado foram construídos mais sete hotéis e seis flats, sendo que ainda neste ano pelos menos outros seis serão inaugurados, chegando até o final de 2004 com uma oferta acima de 16.500 leitos. Entre os novos hotéis incluem-se dois da rede Holiday Inn, um deles no bairro de Santa Felicidade e outro no sofisticado bairro Batel. Já a rede Accor vai inaugurar até o final do ano seu hotel de classe econômica, o Formule 1 próximo à estação rodoferroviária. A lista dos hotéis na cidade que hoje dispõem de boas áreas para eventos é bem grande. Entre os principais estão o Blue Tree, Mercure, Íbis, Deville, Grandville, Mabu, Doral, Lancaster, Rockfeller, Roochelle, Victoria Villa, Bourbon, Bristol, Caravelle, Condor, Lizon e Holiday Inn. Um dos grandes destaques , sem dúvida, é o elegante hotel Four Points by Sheraton Curitiba. Além de toda sua infra-estrutura de hospedagem e lazer – 176 apartamentos –, o Sheraton Curitiba dispõe de um amplo e completo centro de convenções com 411 m² e capacidade para até 650 pessoas em auditório. Completando o complexo estão mais cinco salas de reuniões e outras cinco salas day office totalmente equipadas. Paraná e seu grande potencial turístico - Num Estado tão grande como o Paraná, a diversidade de locais para se visitar fora da capital é enorme. Através da Paraná Turismo, órgão ligado a Secretaria de Estado Turismo, a execução da Política Estadual do Turismo têm ajudado no desenvolvimento e fomento do turismo em todo Paraná. De leste a oeste, de norte à sul, o Estado tem atrações por toda parte. Começando pelo litoral passamos pelas históricas cidades de Paranaguá, Morretes e Antonina, localizadas no pé da Serra do Mar. Bem próximo estão a Ilha do Mel e Guaraqueçaba, badalados destinos de praia e natureza. Passando pela bela Estrada da Graciosa e atravessando a capital chegamos a região dos Campos Gerais, onde está o Parque Estadual de Vila Velha, local em que o tempo e o vento esculpiram figuras intrigantes nas pedras, entre elas cartões-postais famosos como a "Taça", a Pedra Suspensa, a Lago Dourada e o Cânion do Guartelá – sexto maior do mundo. Seguindo em direção Norte pelo interior, chegamos nas cidades de Maringá e Londrina, fortes pólos econômicos de agricultura onde estão concentrados cerca de 30% da população do Paraná. Nessa região são marcantes os fortes traços da colonização japonesa, árabe, alemã, italiana e portuguesa. Já na região Oeste encontra-se uma das mais diversificadas paisagens do Estado. É lá também que está a famosa cidade de Foz do Iguaçu com seu Parque Nacional do Iguaçu - Patrimônio da Humanidade – e um dos maiores espetáculos da natureza, as Cataratas do Iguaçu. Demarcando a tríplice fronteira – Brasil, Argentina e Paraguai – Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos de toda América do Sul. Nessa região também está a monumental usina hidroelétrica de Itaipu, a maior do mundo, cujo reservatório forma um lago artificial com praias, piscinas naturais, marinas e dezenas de áreas para prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Já na capital Curitiba... - No pós-evento, uma variedade de passeios para o dia e a noite - Além da boa infra-estrutura para eventos, a elegante capital paranaense oferece uma série de opções de passeios para o pré ou pós-evento. Durante o dia ou à noite, a cidade tem muita coisa boa para ser vista. Na recheada lista de locais para se visitar, todos incluídos no roteiro da Linha Turismo, vale a pena parar, descer e conferir o Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. Outra sugestão é acordar cedo e embarcar no passeio de trem da Serra Verde Express até Morretes, percorrendo a Serra do Mar e conferindo um visual inesquecível da natureza cruzando a famosa estrada de ferro que liga Curitiba ao Porto de Paranaguá . Já na volta, suba pela Serra da Graciosa por suas lindas estradas sinuosas. À noite pode-se conhecer a agitação do sofisticado bairro Batel com sua infinidade de bares. Lá estão os divertidos Armazém São José, com deliciosos petiscos, e a música brasileira ao vivo do Bar Brasil. Não muito longe fica o Bar Brahma, um dos mais deliciosos e badalados da cidade, onde o chopp vem direto da fábrica. Mas se o apetite está para sentar e saborear um bom jantar, o tradicional bairro italiano de Santa Felicidade é o caminho certo. Composto essencialmente por cantinas, os restaurantes do bairro têm um charme todo especial. Entre tantos, lá está o maior restaurante do mundo, o Madalosso, com sua típica polenta frita acompanhada de asinhas de frango, que em dias de grande movimento chegam a receber mais de 5 mil pessoas. Em Santa Felicidade também está a Alma Curitibana, uma belíssima loja onde se encontram artesanatos de todas as colônias estrangeiras que vivem na cidade. São estas características culturais e sociais, seus valores e belezas que resumem a essência da alma curitibana.
30/11/-0001
Norte do Paraná: uma destinação surpreendente!
A convite dos convention & visitors bureau de Maringá e da Região de Londrina, visitei a região, ocupando-me, basicamente, dos seus equipamentos principais para eventos. Country & Cult - Não constitui tarefa fácil qualificar o Norte do Parará. Para quem nunca visitou a região, ou faz muito tempo que não a visita, o mínimo que se pode dizer é que surpreende. Quem espera encontrar ali uma região tipicamente interiorana, caipira, despretensiosa, modorrenta, muito rapidamente se impressiona com seu dinamismo, a modernidade presente nos seus belos espaços para compras, na ousadia arquitetônica dos seus belos teatros, edifícios públicos e arranha-céus, no seu avançado desenho urbano, com amplas e arborizadas ruas e avenidas, com sua cultura ambiental, principalmente de Maringá, onde a cidade “envolve” três grandes parques, um deles de mata nativa. Cornélio Procópio, apesar do seu dinamismo, aparenta ser a mais conservadora. Londrina é a mais desenvolvida, mas se ressente de alguns problemas gerados pelo crescimento mais rápido do que o planejado e Maringá, certamente a que mais impressiona pela sua proposta urbanística e ambiental. Região com terras férteis, tem seu esteio não só na produção rural (antes com o café, hoje com o café, milho, soja, cana e pecuária de primeira linha), mas também, num expressivo parque industrial, comercial e de serviços, ligado ao agribusiness. Sua população é bem educada, bem qualificada profissionalmente e seu poder aquisitivo, “per capita”, um dos maiores do Brasil. Portanto, se você promotor ou organizador de eventos, decidir realizar algum evento nessa região, o mínimo que vai conseguir é o deslumbramento dos seus participantes, com as cidades, com o sistema viário, com o equilíbrio ambiental, com sua população, produto da integração nacional, principalmente do sudeste (paulistas) e do sul (gaúchos e catarinenses) com os locais, sem mencionar os imigrantes japoneses (a “colônia” de Maringá é uma das mais expressivas do Brasil), italianos, alemães, poloneses, portugueses, judeus e árabes, vivendo na mais perfeita harmonia e comportando-se de acordo com a tradicional cordialidade brasileira. Sobre os Espaços - Em Cornélio Procópio, o destaque é para o surpreendente Aguativa Resort. Dotado de espaços multiusos, que levam os nomes de madeiras da região (Araucária, Ipê, Paineira, Amoreira e Jatobá) pode receber até 500 participantes no seu maior auditório: o Araucária, bem como cerca de 300, no Ipê; 150, no Paineira; 95 no Amoreira e 90 no Jatobá. O pé direito (sempre um problema) é bom no auditório maior (4 m), médio (3,75 m) no Auditório Ipê e baixo nos pequenos auditórios (2,98 m). Significa que o Resort pode realizar diversos eventos, principalmente corporativos, simultaneamente, ou somente um evento, de expressão (mas, cuidado, que o Aguativa só dispõe de 170 apartamentos). É claro que você pode utilizar outros hotéis na cidade, mas não terá as vantagens da integração completa. Se o seu grupo puder hospedar-se em aptos. duplos ou triplos, poderá abrigar algo como 400 pessoas, com razoável conforto. Os demais equipamentos, bem distribuídos na generosa área verde, enriquecem o hotel que dispõe de tudo que você pretende encontrar num resort: boa comida em restaurante para 600 pessoas, completa praça de esportes; inclusive com a prática de esportes radicais (parede de escalada, rafting, treking, tirolesa, jeep of road), complexo de relaxamento (sauna, centro de estética e embelezamento, massagem, shiatsu e do-in, fitness center e um ótimo parque aquático, com piscinas internas e externas). Telefonia digital, telefonia celular e internet com fluxo digital oferecem bom suporte para telecomunicações. Impressiona, também, o bom nível na prestação de serviços, já que o Aguativa (tem este nome em razão das fontes de águas naturalmente aquecidas) é propriedade do mesmo grupo que opera o complexo de Barra Bonita, portanto, com larga experiência na administração deste tipo de estabelecimento. Destaque cultural de Cornélio Procópio (66 km distante de Londrina) é o Museu de História Natural “Mozart de Oliveira Valim”, inaugurado em 2002, com o maior acervo de animais taxidermizados da América do Sul. Londrina - A rica, dinâmica e moderna capital do Norte do Paraná, com quase meio milhão de habitantes, quatro universidades com 22.000 estudantes, cerca de 3.500 indústrias, 14.000 empresas de serviço. 3.200 estabelecimentos agrícolas, com renda média familiar de 4,9 salários mínimos, 5 mil reais de renda per capita está a 576 m de altitude e pode receber cerca de 5.000 hóspedes, simultaneamente, nos seus 43 hotéis. Destacam-se, dentre eles, o Bourbon Londrina Business (110 quartos), o Bristol Londrina Residence (226 quatros), o Cedro (130 quartos), o Comfort Suítes (123 quartos), o Crystal Palace (89 quartos), o Thomas (117 quartos), o Sumatra (100 quartos) e o Aero Park (75 quartos). Todos eles possuem complexos de espaços para eventos. Destaque para o Crystal, com salões diversos e capacidade para até 400 pessoas, em auditório. O Sumatra, para até 480 pessoas. São todos hotéis em condições de operar, com qualidade, eventos corporativos e hospedar participantes de eventos maiores que se realizam nos seus centros de convenções, o CEEL e o CATUAÍ. O CEEL – Centro de Exposições e Eventos de Londrina está situado em região nobre da cidade e é composto de uma área de feiras e exposições, com 6.500 m2 de área, com isolamento termoacústico, doca de carga e descarga, quatro baterias de banheiros, sistema hidráulico, elétrico e de telecomunicações, gerador próprio de energia, pé direito de 8 m. Além disso, possui, auditório ou espaço multi-uso para 1.700 pessoas, ar condicionado, cozinha industrial, camarins, duas baterias de banheiros e, num segundo pavilhão, 1.750 m2 de área para multi-uso, além de 5 salas (60 pessoas cada). Trata-se de um belo edifício. O pavilhão maior serve, muito bem para exposições, refeições ou posters, ainda que sem ar condicionado. O grande auditório com ar condicionado, pode atender sessões plenárias. Mas, não é divisível, o que compromete a realização de congressos, que exijam salas para sessões simultâneas. Em nossa opinião, se o CEEL adicionar mais espaço, divisível em até 8 ou 10 salas, com capacidades para 70 a 80 pessoas (duas) 100 a 150 pessoas (duas) e mais duas de 300 a 400 pessoas cada, poderá tornar-se um dos melhores espaços para eventos, aumentando consideravelmente a possibilidade de Londrina hospedar congressos estaduais, nacionais e até internacionais. O CATUAÍ, é parte integrante do Shopping que leva seu nome. Possui espaço multi-uso de 2.100 m2 para feiras, exposições e outros eventos. Mas não pode ser indicado para Congressos, por lhe faltar alguns recursos exigidos neste tipo de evento. Concluindo: por enquanto, Londrina não possui capacidade para receber congressos maiores e mais complexos. Salvo alguns hotéis que podem sediar eventos corporativos, e o CEEL, que pode receber feiras e exposições de pequeno porte, bem como receber eventos religiosos, políticos e artísticos, num só espaço/auditório, não vejo como indicar, por enquanto, esta cidade para congressos nacionais ou internacionais. Maringá - Apesar de ter menos habitantes que Londrina, a belíssima Maringá com cerca de 300.000 habitantes, 1.400 indústrias, 6.000 empresas comerciais, 6.500 prestadoras de serviços, duas universidades (com 25.000 alunos) renda per capita de R$ 15.000,00 e 22 hotéis, oferece melhores condições do que Londrina, no que se refere a espaços para eventos técnico-científicos e corporativos. Espaços em Maringá - Maringá dispõe do Centro de Eventos Araucária, complexo composto de espaços multi-usos que levam nomes de famosos compositores e cantores nacionais: Joubert de Carvalho + Vinícius de Moraes (340 m2), Tom Jobim (600 m2), Cazuza (170 m2), Clara Nunes (100 m2), Miriam Batucada (75 m2), Elis Regina (50 m2), Carmem Miranda (50 m2), compondo três áreas distintas, cada uma delas somando, respectivamente, 600 m2, 370 m2 e 280 m2. Único senão: pé direito de 3,10 m no Espaço Tom Jobim e 2,70 m nos demais. Mas possui toda a infra-estrutura básica, incluindo climatização. Trata-se de um espaço onde o organizador ou promotor pode programar os mais diferentes tipos de eventos, incluindo congressos com até 600 participantes com alimentação e contando com salas de sessões simultâneas e até uma pequena exposição. Inaugurado em 2002, o Araucária seria quase perfeito se tivesse pé direito maior. O outro centro de convenções, tal qual Londrina, encontra-se instalado num Shopping Center (ASPEN). O Centro de Convenções ASPEN é composto de espaços que não oferecem toda a flexibilidade funcional do Araucária, mas é bastante sofisticado, com ótimo pé-direito (4,53 m). O espaço maior (Centauros), com 648,86m2 pode ser dividido em até seis novos espaços. Antares (106,78 m2), Atria (105,08 m2), Capella (120,28 m2), Polaris (101,86 m2), Sirius (104,93 m2) e Vega (110,30 m2). Há, ainda, outro espaço multi-uso de 113,89m2. Faltam algumas salas de apoio, se o organizador desejar utilizar todo o Centaurus. Como vantagem adicional, está o fato de que a Praça de Alimentação está no próprio Shopping. Como se percebe, o ASPEN destina-se a eventos corporativos, eventos sociais e uma ou outra atividade científica local ou regional. O Centro Universitário Maringá, instituição de ensino superior de muito bom nível, possui excelentes instalações para receber determinados eventos (o estabelecimento tem prioridade, é claro, mas é possível, com a aprovação da sua Diretoria, realizar eventos, principalmente os de natureza técnica e científica). Dois magníficos teatros podem ser cogitados para sessões especiais de congressos e outros eventos: o Teatro Calil Haddad e o Teatro Marita. Complementam a boa disponibilidade de espaços em Maringá, hotéis como o Bristol Metrópole Hotel (auditório para 600 pessoas e duas salas para 200 pessoas), o Hotel Elo Maringá (cinco salas para 340 pessoas), o Hotel Deville Maringá, com quatro salas para 500 pessoas e os hotéis Cidade Verde (100 pessoas) e Ingá Apart Hotel (3 salas para 200 pessoas). A cidade de Maringá, além do seu belíssimo design urbano, é uma das mais jovens cidades médias brasileiras e, por isso mesmo, muito bem planejada, lembrando modernas cidades norte-americanas, em razão das largas avenidas e dos seus enormes parques. Excelentes clubes, incluindo um lindíssimo clube de golfe, emprestam um ar de modernidade e sofisticação à cidade. A civilização japonesa, muito bem representada em Maringá, contribui muito para a cultura administrativa e organizacional da cidade, e o Festival Nipo-Brasileiro, que acontece em agosto de cada ano, é a maior expressão da “colônia” nipônica naquela cidade, constituindo evento imperdível e referencial da região, tão completo, a ponto de ser considerado, pelas autoridades japonesas, como um dos melhores do mundo. Acessos - O Norte do Paraná pode ser acessado por ótima malha viária, procedente de São Paulo, Curitiba e outros locais. Tanto Maringá como Londrina, dispõem de modernos aeroportos, com boa freqüência. Contudo, cuidado: dependendo da época, os aeroportos podem fechar, em razão de intempéries, já que não dispõem de aparelhamento adequado para pousos e decolagens sem visibilidade.
Newsletter
Receba as novidades