Canais
Destino
26/10/2007
ABAV: cresce o número de turistas brasileiros na Colômbia
Carlos Rodriguez, diretor da Proexport Colômbia, escritório representante do destino em São Paulo, comentou sobre a crescente taxa de turistas brasileiros nos últimos anos, durante a Abav. Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, o número de visitantes brasileiros à Colômbia registrou aumento de 34,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse número representa o total de 25.000 turistas, montante ainda baixo de acordo com Carlos Rodríguez, mas que ao mesmo tempo significa o crescimento em 50% ao longo de 3 anos. Para o próximo ano, Carlos se diz bastante confiante, já que espera duplicar o volume de turistas brasileiros para a Colômbia. Para que isso aconteça, o diretor acredita no trabalho de divulgação desenvolvido por diversos destinos colombianos, sendo Bogotá o grande nicho para o turismo corporativo devido a presença de 27 campos de golfe e infra-estrutura para eventos, Cartagena que tem a preferência dos organizadores de viagens de incentivo brasileiros, e San Andrés para os amantes do mergulho.
26/10/2007
ABAV: Ceará planeja novo centro de convenções
“O governador do Estado do Ceará disse que até o fim de seu governo o Ceará ganhará um novo Centro de Convenções” foi o que o presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Régis Medeiros, informou à Revista Eventos durante a 35ª edição da Abav. Segundo Régis, o Ceará sofre atualmente com uma forte demanda por um novo Centro de Convenções, já que o atual não apresenta tamanho suficiente para grandes eventos devido a sua dificuldade de modulação. “Nós já perdemos eventos por falta de espaço e até mesmo de agenda”, disse o presidente. O local para a construção do novo Centro de Convenções já está em negociação sob sigilo absoluto no governo do estado, que deve anunciar brevemente sua decisão. Para o projeto, serão utilizados estudos e informações já existentes para o novo espaço, que será maior e melhor em termos tecnológicos, um diferencial importante para impulsionar as captações na capital. Outra boa novidade para o Ceará é a captação recente do Congresso Brasileiro de cirurgia, que deverá trazer à cidade de Fortaleza cerca de 4 mil visitantes. O evento com data para 2011 “pode até acontecer no novo Centro de Convenções” brinca Régis esperançoso.
26/10/2007
ABAV: Rio Grande do Norte lançará novos roteiros até final do ano
Entre o final deste ano e o início de 2008 o Estado do Rio Grande do Norte deverá lançar dois novos roteiros turísticos: o Serrano e o Agreste. Este ainda está em fase de estudos para verificar quais cidades serão englobadas, já o Serrano, está com lançamento previsto ainda para este ano,   “Estamos trabalhando em parceria com o Ministério do Turismo na promoção dos destinos interioranos, tanto que durante esta edição estamos divulgando os roteiros Costa das Dunas, Areia Branca e Seridó”, conta Arnaldo Saint-Brisson, secretário-adjunto de Turismo do Rio Grande do Norte.   Segundo Brisson, o governo está criando políticas para incrementar a infra-estrutura e acolher de maneira ainda melhor os turistas que visitam as regiões do interior. A Secretaria de Turismo também conta com o apoio do trade turístico do Estado, representado por dez profissionais na fera, principalmente do setor hoteleiro.   A expectativa da secretaria é receber cerca de dois milhões de turistas, sendo que até este mês foi registrada a entrada de 1,8 milhões de visitantes, vindos principalmente de São Paulo e outros Estados do país. Em relação a turistas estrangeiros, os principais emissores são Espanha, Portugal e Itália.
26/10/2007
ABAV: Fortaleza terá novos vôos diários para Cabo Verde
A partir do próximo dia 28 de outubro, a capital cearense receberá um vôo diário da TACV – Transporte Aéreo Cabo Verde, companhia que tem hub no Cabo Verde, interligando o país para destinos como Londres, Paris, Roma e Amersterdan. De acordo com Everardo Matias, do departamento de promoção e marketing da Secretaria de Turismo do Ceará, a expectativa é que os vôos atinjam ocupação de 68%.   O novo vôo contribuirá ainda mais para que o destino seja fortalecido no exterior, cujo principal país emissor é Portugal, hoje, atendido por um vôo diário da Tap. Atualmente, Fortaleza conta com dez vôos diários para Lisboa.
26/10/2007
CVC Turismo e o Governo do Ceará lançam Seguro Sol Ceará
Para quem pretende viajar nesta temporada de verão, a CVC Turismo e o Governo do Ceará oferecem um motivo a mais, e também um incentivo, para os turistas curtirem suas férias nos paradisíacos destinos cearenses. Trata-se do Seguro-Sol Ceará, em que a CVC dará garantias de tempo bom aos turistas que embarcarem para aquela região entre dezembro e janeiro. O viajante compra o pacote para qualquer destino do Ceará e, se chover, terá direito a retornar à localidade quando quiser, inclusive em alta temporada, dentro de um prazo de 24 meses. Isto porque a CVC concederá o mesmo pacote inteiramente grátis – o cliente só pagará taxa de embarque. A gratuidade é válida para pacotes de 7 noites, com embarques entre 1º de dezembro e 31 de janeiro, desde que chova durante dois dias, por mais de duas horas, entre 11h e 16h, quando normalmente os turistas vão às praias. E quando retornar à sua cidade de origem, o cliente deve procurar a loja em que realizou a compra para escolher a data de sua próxima viagem, ou decidi-la posteriormente, desde que faça sua reserva com 90 dias de antecedência do embarque. Para Valter Patriani, presidente da operadora CVC, esta parceria sinaliza a proposta da CVC em contribuir permanentemente com o desenvolvimento e a promoção turística do Brasil, bem como reforça a marca de pioneirismo associada à marca CVC, que ao longo de seus 35 anos de atividades sempre se mantém atenta aos anseios de seu público e às oportunidades de mercado. “Esta iniciativa coloca o Nordeste e o Ceará ainda mais em evidência, principalmente neste período de alta temporada”, acrescenta Patriani. O Seguro-Sol Ceará já começa a ser divulgado nas lojas da CVC em todo o Brasil, a partir de um selo promocional que traz a imagem de um sol estilizado, com traços humanos e sorriso largo, nas cores laranja e amarela. Bismarck Maia, Secretário de Turismo do Ceará, destaca que “agora os turistas poderão viajar para o Ceará com a garantia de bom tempo, e certos de que terão o sol para embelezar a paisagem. E se a chuva cair, convidamos o turista a retornar ao Ceará”, diz. 
26/10/2007
ABAV: 100 razões para visitar o Recife
Samuel Oliveira, secretário de turismo de Recife; Carlos Periquito, diretor executivo da ABIH regional de Recife; Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau; e Carlos Pereira, presidente da Empetur, estiveram presentes durante o evento que apresentou todos os projetos que compõem a Campanha de turismo da cidade de Recife. Segundo Samuel Oliveira os projetos elaborados pelo trade turístico de Recife não teriam sido possíveis sem o processo de revitalização da cidade que teve início 7 anos atrás na administração do reeleito prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva. O trabalho de recuperação teve como mote não descuidar da população do morro e levar em consideração as necessidades primeiras da população local. Uma ação de dentro para fora que leva em conta que uma cidade que cuida bem de seu povo, está bem preparada para receber todos aqueles que vêm de fora. O resultado dessa política é a estruturação de um turismo auto-sustentável e democrático que valoriza pontos turísticos e institui a criação de novos circuitos na cidade. Ao todo, hoje, são 32 projetos de turismo subdivididos em 100 outros, cada um com gestor e verba própria, na cidade de Recife. Um deles e eleito o mais bem elaborado e malhor em andamento no Brasil pela Embratur é o Recife é Aqui, projeto que percorre 35 cidades brasileiras e 15 no exterior para mostrar a profissionais do trade o melhor que Recife tem a oferecer em uma noite de dança, gastronomia e música. Já o projeto Ano do Turismo em Recife foi lançado em 27 de setembro desse ano e tem como intuito oferecer programação para todas as idades 24 horas por dia, 7 dias por semana na capital multi cultural do Brasil. A campanha Recife te Quer já recebeu 2 milhões de reais para investir em divulgação e até o fim de 2007 terá investido 4,5 milhões de reais em ações como a parceria com a Tam, que prevê a divulgação de vídeos publicitários da cidade de Recife e sorteio de cds e brindes em 35 rotas da companhia. No Rio, a Estação Primeira de Mangueira homenageará os 100 anos do Frevo com samba enredo no carnaval de 2008. Esse será o último evento que encerra as celebrações de um dos ritmos mais autênticos do Brasil. O presidente da Empetur complementou dizendo que “Recife é o portão de entrada do Estado e qualquer ação realizada lá afeta toda a região”. Carlos Pereira aproveitou a ocasião para falar sobre o Plano Estratégico do Estado que prevê diretrizes até 2020, o presidente acredita que um dos temas a serem discutidos é a interiorizaçaõ da vocação turística, levando o exemplo da capital para as pequenas cidades do interior.
26/10/2007
ABAV: Paratur lança campanha de consulta e concurso para turistas
A Paratur disponibilizará no próximo mês uma Campanha de consulta que terá o intuito de divulgar as 6 áreas turísticas do estado e promoverá a interação de visitantes através de um concurso que premiará o vencedor da melhor frase que complementar: Para você o Pará é... com uma viagem para o estado. Segundo Ann Pontes, presidente da Paratur, a campanha serve também como pesquisa de opinião e auxilia a entidade a conhecer melhor o que os visitantes do estado pensam sobre ele, além de valorizar a opinião do turista divulgando sua frase campeã em materiais de divulgação do estado. Outro intuito da campanha é também promover o turismo que valorize a cultura do estado, e fazer com que o turista se conscientize de que uma forma de preservar o meio ambiente é também visitar o Pará, e trazer renda à região que por sua vez se converterá em geração de empregos e investimentos para a proteção à floresta amazônica. Além disso, nem a crise aérea breca o turismo no Pará, a Infraero já informou que o número de visitantes ao estado já ultrapassou o montante do mesmo período do ano passado, sendo que a expectativa da Paratur é alcançar a marca de 2 milhões de turistas até o fim de 2007.
25/10/2007
ABAV: Recife apresenta nova campanha promocional
Como parte das ações de promoção na 35ª edição da ABAV 2007, o Recife apresentou hoje à imprensa a nova campanha de divulgação da cidade focada no amor à capital pernambucana, o Recife Te Quer, durante coletiva no Sheraton Rio. O secretário de Turismo do município, Samuel Oliveira, aproveitou a ocasião para tratar dos novos projetos, que têm mobilizado o trade turístico local como o Ano do Turismo no Recife e a nova etapa do workshop itinerante Recife é Aqui. De acordo com o secretário Samuel Oliveira, a visibilidade da capital pernambucana deve aumentar nos próximos meses como resultado das ações inovadoras. "Nossa expectativa é de um incremento de 15% na vinda de turistas, além de um reposicionamento no perfil de nossos visitantes.Para a ABAV, trouxemos mais de 60 mil itens promocionais." A participação da cidade no evento tem provocado experiências multi-sensoriais. "Temos promotores circulando pelos pavilhões do Riocentro para divulgar a moda, os mergulhos nos naufrágios, a culinária, a música do Recife de maneira que estimulamos o agente de viagens sob várias perspectivas", completa o secretário. Durante a coletiva, para um número recorde de 63 participantes, foram apresentados os novos vídeos promocionais do turismo na cidade. "Nossa intenção é estimular através do audiovisual a curiosidade pelo destino, mostrando os pontos turísticos do projeto Turismo na Comunidade, além de esclarecer a todos como está funcionando o Ano do Turismo no Recife, que consiste em ações até 2008, um investimento de mais de R$ 200 milhões." Já o Recife te Quer tem uma verba de R$ 2 milhões. Somando os investimentos em mídia até o Carnaval, quando a capital será o destaque do desfile da Mangueira, são mais de R$ 4,5 milhões. Outra ação até o final do ano será a etapa céu do workshop Recife é Aqui. "Vamos divulgar o Recife em mais de 32 mil vôos da TAM, atingindo mais de quatro milhões de pessoas." Turismo de Negócios – É grande também a procura pelo turismo de negócios na capital pernambucana, graças à parceria da Prefeitura do Recife com o Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB). "Desde o ano passado para cá, tivemos um incremento de 30% em uma injeção de mais de R$ 506 milhões na economia local", revela a diretora executiva do Recife CVB, Tatiana Menezes. Ela acredita que esse número deve aumentar com o fortalecimento dos treinamentos com as operadoras realizado pelo recém-lançado Vendo Pernambuco, o primeiro projeto de turismo de lazer do Convention. Diversidade – Já o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Carlos Pereira, acredita que é a diversidade e intensidade da cultura recifense e pernambucana a principal responsável pelos olhares curiosos durante a ABAV. "Concentramos em nosso estande todas as nossas manifestações históricas e culturais. Ter o Recife como nosso portão de entrada engrandece a promoção do Estado, pois acreditamos que é um destino qualificado e que tem contribuído para impulsionar os demais."
25/10/2007
ABAV: Aruba apresenta novidades ao mercado brasileiro
Depois de investimentos de US$ 350 milhões em melhorias na infra-estrutura turística, Aruba está pronta para mais uma temporada de Verão e vai apresentar as novidades na ABAV. Além dos pacotes para o fim do ano e para as Férias de Verão, incluindo carnaval, a paradisíaca ilha caribenha vai mostrar os principais argumentos e estratégias para conquistar cada vez mais os visitantes brasileiros em 2008 - desde 2002 o número de visitantes brasileiros por lá cresce em média 32%. Na lista das autoridades e representantes da ilha confirmados para o evento está o ministro de Transportes e Turismo Edison Briesen. Além dele, Miriam Dabian, diretora de marketing da Aruba Tourism Authority (ATA), órgão oficial de Turismo do Governo de Aruba, Ana Maria Ostrower e Sandra Desilva, do escritório brasileiro da ATA, vão estar presentes no estande número 113, localizado na Rua M do pavilhão 4. Novo shopping e terminal de Cruzeiros – Aruba recebeu 314 navios na última temporada de Cruzeiros Marítimos (de outubro de 2005 a abril de 2006) e trabalha para se tornar definitivamente o destino de toda e qualquer viagem marítima no Caribe. Para receber mais navios na próxima temporada e dar ainda mais conforto aos passageiros, a ilha acaba de inaugurar as reformas no terminal de cruzeiros em Oranjestad. O Governo inaugurou em 2 de outubro os novos terminais de passageiros e um prédio que conta com uma central de informações e um shopping para os visitantes. Marinas foram construídas no meio do oceano e estão próximas da costa portuária, aumentando a capacidade de receber mais navios ao mesmo tempo. Além do shopping e dos novos terminais, que garantem mais conforto aos milhares de passageiros que desembarcam todos os anos, a ilha transferiu o terminal de cargas para o município de Barcadera. Rodada de Negócios – Os principais grupos hoteleiros da ilha também vão mandar seus representantes. Eles vão receber os operadores de turismo e agentes de viagem, apresentar as novidades de cada hotel e esperam fazer bons negócios. Os hoteleiros com presença confirmada no estande arubano são: Howard Maduro, do Holiday Inn; Diana de Caldera, do Renaissance; Dyane Vis-Escalona, do Marriott; Marvel Vilchez, The Mill Resorts and Suítes; Jorge Castillo, do Divi Resorts; Milton D Onofrio, do Radisson; Ydelsa Javier e Mylene Marques, da Occidental; Boy Maduro, do The Aruban Resort e Maria José Groot, da empresa Maria Bonita Tours. “A ilha está cada vez mais sofisticada quando o assunto é receber bem seus turistas e os visitantes do estande de Aruba vão poder conhecer as novidades da ilha, principalmente no que diz respeito à rede hoteleira e às opções de lazer e serviços que a ilha oferece”, diz Ana Maria Ostrower. “Todos terão a oportunidade de conversar com os hoteleiros e com a empresa de receptivo em busca de bons negócios.” Investimentos – “Graças aos constantes investimentos, Aruba tem sempre algo novo a mostrar, portanto não vão faltar argumentos para o agente de viagem vender o destino com tranqüilidade”, afirma a diretora da ATA no Brasil. Em 2007, o montante aplicado na ilha em construção, reforma e ampliação de hotéis chega aos US$ 300 milhões. A cifra é justificada com números de fazer inveja a qualquer destino turístico. O turismo é a principal indústria e responde por 85% de tudo que a ilha arrecada e a ocupação média em seus hotéis chega quase a 90%. Entre as redes que chegaram neste ano na ilha, a espanhola RIU lidera os investimentos. Comprou e reconstruiu um hotel investindo US$ 120 milhões – está em funcionamento desde agosto. As redes Westin e Sol Meliá, também recém chegadas desembolsaram cerca de US$ 50 milhões. A rede Occidental finalizou as obras no luxuoso hotel que abriu em 2006 e gastou US$ 26 milhões. E a disputa por hóspedes na ilha está provocando uma saudável concorrência. Outros hotéis se viram “obrigados” a investir em melhorias e ampliações para não perder clientes para as novas bandeiras. O Divi Resorts, que conta com um complexo de quatro hotéis e um campo de golfe, desembolsou US$ 50 milhões em melhorias. O Aruba Marriot Resort & Stellaris Casino iniciou uma reforma em julho deste ano, estimada em US$ 40 milhões, que tem seu término programado para dezembro, antes do início da alta temporada. Entre os resorts que encerraram as reformas e já apresentaram as novidades estão o Hyatt Regency Aruba Resort & Casino e o Radisson Aruba Resort & Casino.
24/10/2007
ABAV: Curitiba CVB lança roteiro das compras
Considerada referência nacional em qualidade de vida e inovações urbanas, Curitiba a cada ano atrai muitos turistas, chegando a receber em 2006, segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, mais de 1.810.927 pessoas. Formada por diversas etnias, o que lhe garante diversidade cultural e gastronômica, a capital paranaense é amplamente servida de bons lugares para compras. Com objetivo de aproveitar o clima natalino, o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) e o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba uniram-se para lançar durante a ABAV, a campanha “Em Curitiba, suas compras têm sabor especial...”, que visa complementar a oferta turística já existente na cidade. Segundo a diretora executiva do Curitiba CVB, Juliana Almeida Vosnika, o material que será divulgado durante a ABAV traz ainda roteiros históricos e culturais, além do roteiro específico de compras, como a Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem (a Feirinha) que chega a receber 15 mil visitantes aos domingos (de acordo com dados do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba); as feiras noturnas gastronômicas; a Rua XV de Novembro; Mercado Municipal e a Rua Teffé, que reúne mais de 30 lojas com as últimas tendências em calçados, acessórios e roupas. Destaca-se também o bairro de tradição italiana, Santa Felicidade, famoso pelos bons restaurantes e pela infinidade de lojas de artesanato, decoração e produtos para o lar.  “Curitiba oferece excelente estrutura para compras, reforçada pelo clima natalino que envolve a cidade nesta época do ano”, ressalta Juliana. A cidade conta com 20 shoppings localizados em vários bairros e que ofertam desde marcas tradicionais às grifes conhecidas mundialmente. Entre eles estão: o Shopping Mueller, o Crystal Plaza, Park Shopping Barigüi, o Shopping Curitiba, o Shopping Cidade e o Shopping Estação. Para quem gosta de apreciar um bom artesanato e deseja comprar um souvenir, a dica é conferir o que Curitiba oferece de melhor nas lojas: Casa Lilás, no Largo da Ordem, Alma Curitibana, no Aeroporto Afonso Pena e em Santa Felicidade e Pátio do Arvoredo, em São José dos Pinhais, e também nas lojas Leve Curitiba e Arte Nossa (Provopar) e no bairro de Santa Felicidade.    
24/10/2007
ABAV: Amazonas é Estado patrono da Feira
Uma das novidades da Abav 2007 é a escolha de um Estado patrono, que vai apresentar suas potencialidades no evento. O Amazonas vai mostrar em sua apresentação a preocupação em torno do meio ambiente e como determinadas ações podem afetar as atividades turísticas. A idéia é mostrar como o turismo pode ser um importante fator de preservação ambiental. “Estamos muito felizes por receber o Amazonas como Estado anfitrião, principalmente por ser esta a ocasião em que o mundo inteiro está se voltando para as questões ambientais”, comenta João Martins Neto, presidente da Abav. O Estado patrono do próximo ano será Santa Catarina, que em comemoração, trará o balé da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, para uma apresentação que acontece hoje, às 21h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A apresentação é fechada para convidados.
24/10/2007
ABAV: Amazonas é Estado patrono da Feira
Uma das novidades da Abav 2007 é a escolha de um Estado patrono, que vai apresentar suas potencialidades no evento. O Amazonas vai mostrar em sua apresentação a preocupação em torno do meio ambiente e como determinadas ações podem afetar as atividades turísticas. A idéia é mostrar como o turismo pode ser um importante fator de preservação ambiental. “Estamos muito felizes por receber o Amazonas como Estado anfitrião, principalmente por ser esta a ocasião em que o mundo inteiro está se voltando para as questões ambientais”, comenta João Martins Neto, presidente da Abav. O Estado patrono do próximo ano será Santa Catarina, que em comemoração, trará o balé da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, para uma apresentação que acontece hoje, às 21h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A apresentação é fechada para convidados.
23/10/2007
SP: Arrecadação com turismo deste ano já é 17% superior a 2006
Os dados são da Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município) e mostram que a arrecadação com o segmento turístico na cidade de São Paulo não pára de crescer. O valor movimentado pelo Grupo 13 – considerado o do turismo por concentrar arrecadação com Hospedagem, Pacotes Turísticos e Eventos – entre janeiro e agosto de 2007, foi 17% superior ao do mesmo período em 2006. Além de quase bater todo o ano de 2004, os números de 2007 já superam em 15% os de 2003 e são 88% superiores ao mesmo período (janeiro a agosto) de 2001. O presidente da São Paulo Turismo (SP Turis), empresa de promoção turística e de eventos da capital, Caio Luiz de Carvalho, lembra ainda que no Grupo 13 não está incluído o montante significativo de outros segmentos movimentados pelo turismo, como transportes, restaurantes e bares, compras, entre muitos outros. "Os bons resultados comprovam o que já vínhamos constatando em pesquisas quantitativas e de comportamento – o fato de que a cidade evolui como destino turístico não somente para os negócios e eventos, setores já consolidados, mas como referência cultural e de entretenimento", ressalta. Para tal, lembra os bons resultados da ocupação hoteleira neste ano, próxima aos 70% em sete dos nove meses apurados em pesquisa da SPTuris junto a 100 hotéis da capital. O pior resultado da hotelaria paulistana em 2007 (janeiro, 56,4%) já é superior ao melhor resultado de 2004 (agosto, com 56,3% de ocupação).                                                     “Nossos 46 mil apartamentos estão, na maior parte do tempo, ocupados, com taxas maiores durante a semana, mas já superando os 50% nos fins de semana", explica o presidente da SPTuris. Segundo ele, essas taxas, até poucos anos atrás, eram de 15% a 20%. “A ocupação de pelo menos metade de nosso parque hoteleiro, um dos maiores do mundo, nos fins de semana, somente comprova que a capital paulista tornou-se um destino de cultura e entretenimento”, comemora o executivo. Hoje quase a metade dos turistas vem para São Paulo a lazer. Um bom exemplo desse novo momento são os pacotes combinando diárias e atrações culturais, cada vez mais presentes nos hotéis paulistanos. E o mês de outubro, liderado pelo GP Brasil de Fórmula 1, megaeventos musicais e de cinema, além de grandes feiras, deve obter índices ainda superiores, próximos aos 77% de ocupação hoteleira, o que também deve se refletir diretamente e de forma significativa na arrecadação de ISS.
22/10/2007
Media Marketplace divulga EUA no Brasil
A Travel Industry Association of América – TIA realizou ontem à noite, no Hotel Renaissance, em São Paulo, o evento Media Marketplace. Dedicado a jornalistas especializados em turismo, o workshop trouxe ao Brasil fornecedores de mais de 20 produtos e destinos dos Estados Unidos. A novidade ficou por conta da apresentação da empresa brasileira que estará representando tanto o estado do Texas, como a cidade de Nova Iorque. A Interamerican Travel Industry Network se dedica exclusivamente à indústria de viagens e turismo e será responsável por uma série de serviços para a NYC & Company e o estado do Texas. Abaixo, confira as novidades de cada produto presente no evento: NYC & Company - Agora com representante no Brasil, o escritório pretende alavancar o número de visitantes brasileiros na cidade. A ação é fruto do projeto da organização oficial de turismo e marqueting da cidade de Nova Iorque, que investiu pesadamente na abertura de escritórios em todo o mundo, inclusive no Brasil e Europa. Antes, os únicos representantes existentes fora do território americano encontravam-se em Londres e França. Segundo Diarmaid O Sullivan, vice-presidente da NYC & Company, o Brasil corresponde ao 15° mercado de turistas da cidade de Nova Iorque, por isso, a escolha de encontrar um representante no Brasil foi natural. O escritório americano espera atrair 50 milhões de turistas até 2015 com essas iniciativas, 5 milhões a mais do que previsto. Texas - O Brasil se encontra no Top Ten entre turistas que mais visitam o estado . Agora com o representante brasileiro, Vera Achcar, gerente de contas para a América do Sul da Interamerican, espera galgar colocações. Ainda de acordo com Vera, o escritório estará atendendo tanto agências e operadoras de viagens, através de organização de eventos, como o consumidor final, com a disponibilização de informações via telefone e guia para quem se interessar em visitar a empresa. Marriot - O hotem com sede americana esteve no evento para divulgar o crescimento de 14% de ocupação brasileira nos hotéis americanos em relação ao ano passado, sendo que o número pode crescer até o fim do ano. Bruna Duarte, diretora nacional de contas, aproveitou para salientar que o Brasil é um dos países latino americanos que mais enviam hóspedes aos hotéis da rede nos EUA, tanto que existe uma tarifa especial para residentes da América Latina, a Latin American Rate, e um serviço de toll free em português para reservas no mundo todo. United Airlines - A companhia aérea anuncia o lançamento nova classe executiva internacional no Brasil. Com previsão para abril de 2008, o vôo com saída do Rio de Janeiro, passagem por São Paulo e destino para Washington deverá contar com essa nova classe, que oferece assentam que reclinam 180 graus e transformam-se em camas. Outro vôo que contará com a categoria, a partir de Agosto, será o do trecho São Paulo - Chicago. Disney Parks - A companhia acaba de lançar um vídeo, que será exibido em todos os aeroportos americanos, com o intuito de mudar a imagem um pouco "fria" na área de fiscalização, aplicada desde o 11 de setembro. O intuito é fazer o visitante se sentir bem-vindo, e ninguém entende melhor arte de receber bem do que o próprio Mickey Mouse.
22/10/2007
Abav 2007 revelará tendências para próxima temporada de férias
Com uma previsão de atingir a marca de nove mil agentes de viagens do Brasil e do mundo, começa no próximo dia 24, quarta-feira, o 35º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - Abav 2007, no Riocentro, Rio de Janeiro. Com um público total estimado em cerca de 22 mil congressistas, os participantes devem movimentar em torno de R$ 14 milhões durante a ABAV 2007, com gastos em hospedagem, locomoção e alimentação.   A Abav 2007 será o primeiro grande evento internacional sediado pelo Riocentro depois das reformas realizadas para os jogos Pan-americanos.  Considerado a maior exposição de turismo das Américas, a feira revelará tendências e novos destinos para a próxima temporada de férias e discutirá os gargalos relacionados ao desenvolvimento do turismo nacional e a remuneração dos agentes dentro do tema central - Turismo a força de reação.    "A Abav 2007 é um convite para que todos, dentro das suas coletividades, reajam a tudo o que vem ocorrendo no turismo. Reação repleta de cobranças coerentes e com propostas criativas", afirma o presidente da Abav, João Martins Neto. No último dia, 27, o público terá acesso ao Pavilhão 3 de exposição, das 12h às 19h30. A abertura oficial será às 11h, com uma apresentação especial dos bois de Parintins, um oferecimento do Estado do Amazonas - o estado patrono deste ano.   De 24 a 26 de outubro, a Abav é fechada para os profissionais de turismo. E durante esse período serão realizados cinco seminários técnicos e três plenárias. Uma mesa redonda formada pelas principais lideranças do setor, representantes dos órgãos do governo e companhias aéreas, no dia 25, às 11h, vai abordar cenário setorial para o desenvolvimento de um planejamento com metas para os próximos anos.
22/10/2007
Festival do Turismo de Gramado aguarda 13 mil visitantes
Festival do Turismo de Gramado aguarda 13 mil visitantes
22/10/2007
Famtour da Embratur leva argentinos ao Maranhão
A Embratur promoveu um famtour com operadores de turismo e jornalistas da Argentina para o Estado do Maranhão, onde o grupo visitou as cidades de São Luis, Alcântara e Barreirinhas, porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.   Segundo Cristiane Tambosi, representante do EBT - Escritório Brasileiro de Turismo América do Sul e que acompanhou a programação do famtour, a idéia é promover os roteiros não tradicionais. “Os argentinos buscam outros destinos além do segmento Sol e Praia e este famtour visa abordar principalmente os segmentos de ecoturismo e cultura”.   Os visitantes apreciaram a gastronomia e elogiaram a região por sua preservação, item essencial para promoção do ecoturismo. O famtour foi uma iniciativa da Embratur por meio do EBT América do Sul e a organização da viagem foi realizada pelas empresas do Comitê Visite Brasil e pela Embaixada Brasileira.   (AM)
17/10/2007
Comissão Européia de Turismo promove "Workshop Descubra a Europa"
Na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, acontece em São Paulo, o Workshop Descubra a Europa, com a presença de mais de 50 empresas européias interessadas em negociar com profissionais de turismo brasileiros. O evento, que acontece pela primeira vez no Brasil, está sendo organizado pela Comissão Européia de Turismo e acontecerá no Hotel Gran Meliá Mofarrej, das 14h30 às 21h. São esperados mais de 250 profissionais de turismo.   Todos os visitantes serão recebidos com um coffee-break e, em seguida, encaminhados para a sala de workshops. As empresas se apresentarão uma após a outra e a partir das 19h30 haverá um coquetel de confraternização. Participam do Workshop descubra a Europa escritórios de turismo de diversas cidades, como Munique, na Alemanha, e Londres, na Inglaterra, companhias aéreas, operadores de turismo, redes de hotéis, receptivos, empresas de transporte etc.   Serviço Endereço: Alameda Santos, 1437 – Salões Andalucia A e B europa@franceguide.com.br
17/10/2007
MG: Importância das agências de receptivo é discutida por empresários
O Circuito do Conhecimento, que acontece nesta quarta-feira, 17, em Santa Bárbara, na região central de Minas Gerais, receberá empresários de agências de receptivos para discutir a importância de se investir em treinamentos dos profissionais que colaboram para a divulgação e comercialização dos destinos turísticos do Estado.   Em Minas existem cerca de 70 agências de receptivos. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Turismo do Estado, os negócios se concentram na capital mineira e em cidades históricas do interior do Estado. "Noventa por cento do sucesso do setor depende do trabalho desenvolvido pelas agências de receptivos locais. São elas que recebem o visitante e indicam restaurantes, comércio, bares e atrativos turísticos", explica Mônica Alencar, técnica responsável pelo setor de Turismo do Sebrae Minas.   Para melhorar o atendimento ao cliente e diversificar a oferta de produtos turísticos, iniciativas públicas e não governamentais vêm estimulado a qualificação e desenvolvimento das agências de receptivos. Uma delas é projeto Rede de Micro e Pequenas Empresas Turísticas da Estrada Real, que promove o desenvolvimento regional e a competitividade das micro e pequenas empresas do setor, inclusive das agências de receptivos. Realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), FIEMG/IER e Secretaria de Estado de Turismo de Minas, atua nas regiões de Diamantina, Ouro Preto, Serra do Cipó, São João Del Rei e Santa Bárbara.   O empresário Jorge Gomes e outros dois sócios resolveram investir na empresa Campos de Minas Turismo, na cidade de Cachoeira do Campo. Hoje, a agência de receptivo trabalha com turismo pedagógico na região. A empresa recebe mais de 500 turistas, na maioria deles, grupos de estudantes. "A agência faz desde a locação do transporte à alimentação, hospedagem e visita aos roteiros turísticos. O turista não precisa de se preocupar com nada a não ser aproveitar o passeio", explica Jorge Gomes.   O projeto Circuito do Conhecimento faz parte de uma série de eventos promovidos pela Associação dos Municípios do Circuito do Ouro em parceria com o Sebrae Minas, Senac e Secretaria de Estado de Turismo de Minas. Desde o segundo semestre de 2007 foram realizadas quatro edições nas cidades de Mariana, Sabará, Nova Lima e Itabirito. O próximo encontro será em novembro, no município de Catas Altas, sobre Turismo e Patrimônio.
16/10/2007
Minas Gerais investe na criatividade para divulgar destino durante Abav
A Secretaria de Estado de Turismo apresentará todo o potencial turístico de Minas Gerais para os participantes da 35° Feira das Américas e Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo – Abav, que vai de 24 a 27 de outubro, no Riocentro, Rio de janeiro. O estande da Setur, elaborado em parceria com a Belotur, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a Associação das Cidades Históricas e o Sebrae-MG, será uma réplica do Mercado dos Tropeiros de Diamantina e terá duas entradas principais, o portal de Belo Horizonte e o de Ouro Preto/Cidades Históricas.   O espaço será decorado com mobília rústica, remetendo à idéia de um antigo mercado, com uma grande bancada, onde serão expostas frutas, sucos, e produtos típicos da culinária mineira. Os visitantes poderão degustar produtos como a mexerica, queijo, mel, goiabada cascão, bala de mel, além de doce de leite palha, pé-de-moleque, rapadura e biscoito de polvilho. Haverá ainda uma exposição de artesanato e variadas peças.   Para Érica Drumond, secretária de Estado de Turismo, "a Abav é uma excelente oportunidade de apresentar novos roteiros e produtos mineiros para os agentes de turismo e favorecer a comercialização do destino para o Brasil e exterior. Queremos transformar Minas Gerais no melhor e mais visitado destino do país. A feira é uma referência no mercado de turismo, pretendemos materializar a possibilidade de consumo e estimular a venda de novos pacotes”, enfatiza.   Apresentações culturais das Cidades Históricas e vídeos de Minas Gerais farão parte da programação diária do estande. Durante os três dias, a Setur oferecerá um coquetel para públicos específicos: imprensa especializada em turismo, a Bito, a Braztoa, e operadoras e agentes em geral. O estande contará também com uma Sala Vip e uma Sala de Reuniões, onde a equipe da Secretária de Estado de Turismo receberá as autoridades e profissionais do trade.   Participam do estande mineiro como parceiros: os Circuitos das Águas, Caminhos Gerais, Serras Verdes do Sul de Minas, dos Diamantes, Ouro, Canastra, Parque Nacional Serra do Cipó, Grutas, Instituto Estrada Real, Sesc, Belo Horizonte CVB, Senac, ABIH, Copasa, Uberlândia CVB, Total Linhas Aéreas, Programa de Turismo Solidário da Secretaria de Estado Extraordinário para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e do Norte de Minas e a Superintendência de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
Newsletter
Receba as novidades