Prefeito apresenta projetos para o Prodetur-Turismo em Foz

Município recebeu o Selo Turismo, garantindo prioridade aos projetos de financiamento.

O prefeito Chico Brasileiro apresentou ontem (20), ao Ministério do Turismo, dentro do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur Turismo) projetos ligados ao desenvolvimento do setor.

Estiveram presentes no evento o ministro do Turismo, Vinicius Lemmertz, a governadora do Paraná, Cida Borghetti, o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz, Gilmar Piolla, o diretor-geral da Itaipu Marcos Stamm, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Entre as propostas está a duplicação da BR-469, o projeto de revitalização do Rio M'Boicy, e o Reinventar Foz, um grande projeto ligado ao ecoturismo, e o Beira Foz.

O Selo Turismo é um carimbo que garante preferência de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a juros diferenciados para projetos nas áreas de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana

“O selo significa que de todos os projetos do Brasil que chegarem ao Ministério do Turismo, esses sempre estarão na linha de frente como prioritários, devido ao que Foz do Iguaçu representa ao turismo nacional é um grande avanço, pois nos mostra que temos projetos que possuem condições reais de captar recursos e finalmente sair do papel", afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que participou da reunião do Prodetur-Turismo Itinerante em Foz, terceira cidade a receber o evento, o ministério e os bancos de financiamento estão juntos a procura de boas ideia para desenvolver o turismo nacional. “Os bons projetos precisam receber recursos para que se tornem realidade, como o exemplo de Foz do Iguaçu que possui muitos planos para fortalecer o setor", disse.

O Programa oferece linhas de crédito a prefeituras e também a empresas para investimentos em obras de infraestrutura pública e privada. O Prodetur pretende viabilizar o empréstimo de R$ 5 bilhões para alavancar o setor turístico no país, as verbas serão destinadas aos melhores projetos apresentados.

“Estamos analisando as condições, taxas de juros e prazos de pagamento. Temos a possibilidade de emplacar projetos estruturantes que a cidade precisa para alavancar o desenvolvimento turístico e econômico. A vantagem em relação ao Prodetur antigo é que cidades acima de 100 mil habitantes podem ser contempladas. Antigamente, só cidades acima de 1 milhão de habitantes estavam habilitadas. São linhas de crédito diretamente com o BNDES. São taxas um pouco mais altas que as do BID e outros organismos internacionais, mas em reais, não mais em dólar, por isso não sofrem variação cambial”, explicou o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Ainda segundo ele, caso o Governo Federal não libere recursos para duplicação da BR-469 “a obra poderá ser assumida pelo município, pois hoje a prefeitura tem capacidade de endividamento, além de que se trata de uma obra indutora de desenvolvimento. Acaba se pagando sozinha com investimentos que atrai após ser concluída. Aproveitaríamos também para revitalizar o trecho urbano da Avenida das Cataratas”, adiantou Piolla.

Cida Borghetti, Vinicius Lummertz, Chico Brasileiro

Financiamentos aprovados

No decorrer do evento foram assinados dois financiamentos realizados para reforma e modernização de dois empreendimentos hoteleiros no Paraná, que gerarão 95 empregos durante a execução do projeto e serão realizados pelo BRDE com recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Um dos financiamentos é para o Hotel Carimã de Foz do Iguaçu, o documento foi assinado pelo sócio administrador do Hotel, Altino Voltolini, pelo Diretor Presidente do BRDE, Orlando Pessuti, e pela Governadora do Paraná.

Fonte: assessoria