Primavera-Verão Rio-São Paulo: destinos se unem para ação de promoção

Primavera-Verão Rio-São Paulo: destinos se unem para ação de promoção Braztoa e Convention & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro e São Paulo lançam movimento que incentiva a criação e divulgação de experiências para turismo doméstico


Braztoa e Convention & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro e São Paulo lançam movimento que incentiva a criação e divulgação de experiências para turismo doméstico

“Carioca, troque o dia pela noite e venha conhecer São Paulo! Paulistano, troque a noite pelo dia e venha conhecer o Rio!”. Esse foi o slogan de uma antiga campanha publicitária de incentivo ao intercâmbio de turistas dos dois grandes destinos emissivos do Brasil. Com o mesmo espírito, nesta terça-feira, 14 de setembro, foi lançada a campanha “Primavera-Verão Rio-São Paulo”, uma ação que nasceu da parceria da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) e São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).

A partir desta data, operadoras associadas da Braztoa promoverão uma série de experiências para moradores do Rio de Janeiro conhecerem São Paulo, moradores de São Paulo conhecerem o Rio, e viajantes de todo o Brasil visitarem os dois destinos. “A recuperação do turismo começou pelas viagens de curta distância e destinos de São Paulo e do Rio de Janeiro marcaram presença constante nos levantamentos mensais promovidos pela BRAZTOA. Vemos nessa ação a possibilidade de ampliar a cartela de produtos na prateleira dos associados, atraindo mais viajantes e, com isso, criando ferramentas para o fomento da economia regional”, explica Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

As experiências participantes da ação recebem o selo “Primavera-Verão Rio São Paulo” e podem ser encontradas nos sites e redes sociais das entidades realizadoras (veja lista abaixo).

“A iniciativa tem o objetivo de realizar um intercâmbio entre as cidades. São Paulo, para nós, é um mercado emissor importantíssimo e, para eles, o Rio de Janeiro também é muito convidativo. Além disso, a distância facilita muito tanto para o viajante que quer vir de avião quanto de carro. Nós já vínhamos mantendo um diálogo importante nos últimos meses e a 'Primavera-Verão Rio-São Paulo' é a concretização deste trabalho”, afirma o presidente executivo do Rio CVB, Carlos Werneck.

Para Toni Sando, presidente executivo do SPCVB, a oportunidade é para fortalecer ainda mais a imagem dos destinos como opção tanto para o turismo de curta distância, finais de semana e feriado; como para um novo perfil do viajante de negócios. “Não é preciso mais esperar as férias para viajar. Mesmo durante a semana, com o avanço das tecnologias para o trabalho remoto, o viajante pode cumprir com suas obrigações durante o horário comercial direto do hotel ou resort, e, nas horas vagas, aproveitar da piscina, spa, gastronomia e outros serviços, além dos atrativos do próprio destino, como vida noturna, museus, compras e mais”, conta.

O secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Bruno Kazuhiro, defende o potencial do turismo entre Rio e São Paulo em um momento em que ainda há restrições por causa da pandemia. "Estamos mantendo contato constante com a Secretaria de Saúde para adotar os protocolos mais flexíveis de forma segura, já que temos todo o interesse que o turismo seja retomado. Por isso, a Secretaria dará total apoio a esse projeto para trazer turistas de São Paulo para cá e também mandarmos viajantes para lá, além de ajudar na divulgação para que o turista estenda a viagem e visite as duas cidades", detalhou Kazuhiro.

Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, acredita que este é um momento de retomada sustentável do nosso turismo. “Sentimos na pele a dificuldade de manter os negócios até aqui. Um ano e meio de restrições e quarentena. Agora, estamos de volta e esse movimento é uma excelente notícia. É um grande prazer fazer parte desta iniciativa que une dois destinos tão incríveis quanto o Rio e São Paulo. É um incentivo potente para o turismo doméstico, que vai estreitar e estimular o fluxo de turistas. As viagens de proximidade já são uma tendência”, conclui.

Para acessar as promoções, os interessados devem acompanhar as redes sociais e site da Braztoa, Rio CVB e SPCVB com a hashtag #primaveraveraoriosp.

Braztoa

braztoa.com.br

facebook.com/braztoa

instagram.com/braztoa

Rio CVB

rcvb.com.br

facebook.com/rcvbbrasil

instagram.com/riocvb

SPCVB

visitesaopaulo.com

facebook.com/visitesp

www.instagram.com/visite_sp