Punta del Este apresentado a operadores e agentes de viagem em SP

Em evento realizado no dia 25 de setembro, no Renaissance Hotel em São Paulo, o balneário Punta del Este foi apresentado a operadores e agentes de viagem. Um grupo integrado por empresários uruguaios e representantes da prefeitura de Maldonado apresentou o destino VIP da América Latina durante almoço seguido de workshop.

O objetivo do evento, para o sócio-diretor da Garcia Santos Empreendimentos e diretor do grupo Destino Punta del Este, Carlos García Santos, é divulgar o balneário. “Participamos de vários eventos em todo o mundo, fomos para Madri, no Salão de Imóveis, participaremos do Salão de Imóveis São Paulo e ainda iremos para muitos outros países”. Reduto notório de veraneio, casas e chácaras marítimas oferecem o maior número de leitos para os turistas, cerca de 180 mil. O setor de hotelaria, por sua vez, oferece aproximadamente 14 mil leitos, acrescenta o presidente da Associação de Promotores Privados da Construção do Uruguai, Ricardo Weiss, também proprietário da Atija-Weiss Arquitetos.

Punta del Este é um balneário rico em áreas verdes, com restrições à construção de edifícios altos. “Podemos construir edifícios de até 20 andares em apenas 2% das áreas. Em 4% delas podemos levantar prédios de até 4 andares. Nos outros 94% do território é permitida apenas a construção de casas”, explica Weiss. Esse é mais um dado que caracteriza o turismo residencial no balneário

Segundo o diretor geral de Turismo de Maldonado, Horácio Diaz, Punta del Este espera cerca de 600 mil turistas na próxima temporada, 20% a mais do que no ano passado, sendo que 25% desse total provavelmente serão brasileiros. “Queremos apresentar Punta como destino turístico para toda a família”, destaca Diaz. Ele também explica que o turista geralmente aluga uma casa por 15 ou 30 dias e depois acaba comprando seu próprio imóvel.

Aproveitando a passagem por São Paulo, no dia 26 de setembro a comitiva uruguaia visitou Guarujá, cidade irmã de Punta del Este. Foi a primeira visita após o acordo firmado em julho, entre a Pérola do Atlântico e o município uruguaio, cuja finalidade é fazer o intercâmbio de promoções turísticas entre os destinos.

Capital sul americana do turismo residencial

Um dos destaques é o investimento voltado ao desenvolvimento do turismo residencial. Nos últimos 35 anos foram investidos no balneário mais de U$12 bilhões no setor do turismo, com empreendimentos que contemplam condomínios, hotéis, residências e prédios. Hoje estão em andamento obras avaliadas em mais de US$ 500 milhões.

Um fenômeno recente em Punta del Este é o grande número de europeus que têm decidido viver no balneário. Eles buscam qualidade de vida, natureza virgem, alto nível cultural e estilo de vida europeu, aliados a ausência de conflitos sociais, a segurança e menor carga tributária em relação as taxas fiscais do primeiro mundo.

Com todos esses atrativos, o turismo residencial em Punta del Este é caracterizado pela suntuosidade das mansões junto ao mar e pelas chácaras marinhas construídas entre frondosos bosques. Apesar do crescimento do turismo residencial, todos os novos habitantes estrangeiros, bem como a população de Punta del Este, vivem em perfeita harmonia com a diversidade dos ecossistemas

Motivos da Viagem

-64% recreativo

-20% visita a família e amigos

-7% negócios

-9% outros

Visitantes por trimestre

-38% 1º trimestre

-27% 4º trimestre

-18% 3º trimestre

-17% 2º trimestre

Fonte: Secretaria de Turismo de Maldonado

Chácaras Marítimas

Agrupadas em diferentes zonas com características próprias, as chácaras marítimas se impuseram como uma forte tendência em Punta Del Este e caracterizam o turismo residencial da região. Eleitas pelos famosos e empresários mais poderosos do mundo, elas propõem um estilo de vida que combina luxo com vida agreste.

A posição geográfica de Punta del Este favorece a valorização imobiliária. De um lado, uma área rural produtiva por excelência. Por outro, centros urbanos com concentração de serviços administrativos, econômicos, culturais e sociais.

Muitos são os famosos internacionais que se instalaram nas chácaras marítimas de Punta Del Este. Uma deles é a cantora Shakira. Habituada a visitar os locais mais elegantes do mundo, optou passar suas férias em uma chácara de José Ignácio, uma propriedade de 5 hectares avaliada em U$1 milhão.

Sobre a rota 104, perto de Laguna Blanca, está a zona mais exclusiva de todo o Uruguai. Ali Julio Iglesias construiu sua residência em uma propriedade de 80 hectares, no complexo Laguna Estates. Calcula-se que cada hectare da área valha cerca de U$100 mil.