Canais
Turismo
publicado em 14 de agosto de 2020 - 21h43

Redescubra o Rio: atrativos turísticos da cidade se unem em parceria inédita para reabertura das atividades

AquaRio, Bondinho Pão de Açúcar, Paineiras Corcovado, Rio Star e Trem do Corcovado reabrem juntos no dia 15/8 e com descontos de 30% a 50% para todos os moradores do estado do Rio de Janeiro.

Da Redação

O turismo no Rio de Janeiro abre as portas com a campanha Redescubra o Rio, uma parceria entre os principais atrativos da cidade: AquaRio, Bondinho Pão de Açúcar, Paineiras Corcovado, Rio Star, Trem do Corcovado e Jardim Botânico. A iniciativa inédita marca a reabertura conjunta dos equipamentos ao público no próximo sábado (15/8), com exceção do Jardim Botânico, que está funcionando desde 9/7, além de oferecer benefícios para toda a população do estado do Rio, com descontos de 30% a 50% por ingresso em cada um dos atrativos.

Os detalhes da ação promocional foram anunciados em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (12/8) no Morro da Urca, seguindo todas as recomendações de higiene, com a presença dos CEOs dos atrativos: Pablo Mórbis, do Grupo Cataratas, responsável pelo AquaRio e Paineiras Corcovado; Sandro Fernandes, do Bondinho Pão de Açúcar; Fábio Bordin, da Rio Star; e Sávio Neves, do Trem do Corcovado. O evento também contou com a presença da Secretária Especial de Turismo e Legado Olímpico da Prefeitura do Rio, Camila Sousa; da Secretária de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Homem de Carvalho; e da Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Ana Lucia Santoro. A coletiva foi mediada por Pedro Guimarães, presidente da Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins - Apresenta Rio.

O benefício oferecido pela campanha será válido para todos os moradores do estado do Rio e poderá ser adquirido até o dia 15/9, para vendas online nos sites dos equipamentos. Com os descontos, será possível conhecer ou revisitar o AquaRio por R$ 49,90. No Bondinho Pão de Açúcar, os bilhetes custarão R$ 52,20 para adultos e R$ 26,10 para crianças, apenas para compras no site oficial, onde também pode ser conferido o regulamento da promoção. No Cristo Redentor, a visita será possível por valores a partir de R$ 21,50. O bilhete para a Rio Star poderá ser comprado por R$ 49,00. Já no Jardim Botânico, o valor do ingresso com desconto de 30% é de R$ 10,50 (não vale para meia entrada), e a compra poderá ser feita apenas na bilheteria, em dinheiro. A visita deve ser agendada previamente no site da instituição.

Para receber o público no padrão exigido pelas Regras de Ouro da Prefeitura do Rio, que segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os equipamentos seguirão o mesmo protocolo de segurança. Irão operar com capacidade reduzida, como forma de evitar aglomeração. Em todos os atrativos, foram instalados dispensers de álcool 70%; sinalização sobre a importância de manter a higiene pessoal e sobre o distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas nos ambientes, principalmente em filas. Todos os ambientes e superfícies de contato serão regularmente higienizados. Os protocolos adotados serão comunicados ao público durante a visita. Essas medidas cumprem as regras estabelecidas também pelos governos federal e estadual.

Com o apoio da Secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico, da Prefeitura do Rio, a iniciativa tem como objetivo possibilitar que moradores do estado do Rio descubram ou redescubram os lugares que o mundo inteiro gostaria de conhecer de forma segura, com todos os protocolos de segurança sanitária para visitantes e funcionários. Para os CEOs dos atrativos, a parceria inédita representa um esforço conjunto para que as pessoas se sintam seguras para voltar a desfrutar de experiências ou visitar pela primeira vez os lugares do Rio de Janeiro que encantam o mundo. "É uma oportunidade única para aproveitarem o Rio com mais exclusividade", dizem.

Para a secretária de Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa, a iniciativa tem muita importância para o setor de turismo. "A campanha apresentada é fruto de um esforço conjunto para um tema tão presente na vida dos moradores do Estado do Rio como o turismo. Essa parceria inédita entre a iniciativa privada e o poder público, através da construção de uma agenda comum, é vital para a recuperação do setor, uma das atividades mais impactadas pela pandemia mundial. Ao reabrirmos as principais atrações cariocas de forma conjunta, com absoluta responsabilidade e seguindo as Regras de Ouro estabelecidas pela Prefeitura, além de todos os protocolos de segurança específicos, pudemos unir nossas forças e trazer uma melhor campanha para os residentes no Rio de Janeiro. O dia de hoje é um marco no turismo mundial".

A secretária de Turismo do Estado, Adriana Homem de Carvalho, também comenta a importância da união entre os atrativos para o setor. "Acreditamos que a união realizada pelos principais pontos turísticos da capital, com a reabertura coletiva e oferecendo descontos, será essencial para motivar os moradores, não só da cidade, mas de todo o Estado, a conhecer ou a revisitar os atrativos do Rio de Janeiro", diz a secretária. Adriana ainda reforça que o selo Rio de Janeiro Turismo Consciente é obrigatório para o cadastro do equipamento turístico na #RedescubraORio. "Isso garante a segurança dos visitantes e funcionários, essencial para uma retomada consciente e mais segura", finaliza.

A presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico comenta o simbolismo da campanha Redescubra o Rio para o turismo local e faz um balanço do primeiro mês de reabertura do parque. "Recebemos cerca de 25 mil visitas nos últimos 30 dias. Esse resultado mostra a confiança do público nas medidas adotadas pela instituição para proteger a saúde dos visitantes e das nossas equipes. E participar da iniciativa Redescubra o Rio é uma forma de ampliar o acesso, para o público de todo o estado do Rio de Janeiro, ao lazer, à contemplação e ao conhecimento que o Jardim Botânico proporciona", diz Ana Lúcia.

O presidente da Associação Apresenta Rio, Pedro Guimarães, compartilha do mesmo pensamento. "É um momento importante de união e integração que resulta nessa campanha inédita de promoção e de mobilização pelo Rio. É uma ação de retomada, construída em parceria, em que a Apresenta atuou unindo os atrativos e os governos em prol dos moradores do estado do Rio. Estamos orgulhosos dessa iniciativa".

A campanha Redescubra o Rio está aberta à adesão de todas as atrações turísticas da cidade. O site oficial da campanha será sempre atualizado com os novos parceiros. Os descontos de 30% a 50% de desconto serão aplicados nos ingressos de cada um dos atrativos turísticos participantes, que serão válidos para visita apenas ao respectivo equipamento. Para obter o ingresso da campanha, o visitante morador de qualquer cidade do estado do Rio de Janeiro precisa apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. O regulamento já está disponível no site da campanha. Os bilhetes promocionais poderão ser adquiridos a partir de amanhã (13/8), nos sites dos equipamentos:

- AquáRio

- Bondinho Pão de Açúcar

- Paineiras Corcovado

- Rio Star

- Trem do Corcovado

- Jardim Botânico

Horários de funcionamento dos atrativos

• AquaRio: de quinta a terça-feira, das 9h às 17h (entrada até as 16h)

• Bondinho Pão de Açúcar: de quinta a segunda-feira, das 10h às 19h (entrada até as 18h)

• Paineiras Corcovado: de quarta a segunda-feira, das 8h às 16h30 (entrada até as 15h)

• Rio Star: de quinta a terça-feira, das 10h às 18h

• Trem do Corcovado: todos os dias, das 8h às 16h30 (entrada até as 15h)

• Jardim Botânico: segundas, das 12h às 17h; de terça a domingo, das 8h às 17h

Fonte: FSB Comunicação

Veja também:

21/09/2020
Visual Turismo lança Central de Grupos
A Visual Turismo, operadora que faz parte da CVC Corp, acaba de lançar a Central de Grupos, um departamento especializado para atender os agentes de viagens nas reservas de grupos acima de 10 pessoas, com as melhores condições em hotelaria e pacotes nacionais e internacionais, para eventos sociais e corporativos.
08/09/2020
CVC Corp adere à semana do Brasil
Campanha promovida pelo Governo Federal, também conhecida como a Black Friday brasileira, reúne todo o setor para incentivar retomada das viagens
06/09/2020
Movimento Supera Turismo estreia a Série "Pelo Brasil"
Inauguram a série três atrativos localizados em Bonito e Jardim (MS): Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Estância Mimosa.
06/09/2020
Pier 1 anuncia expansão para o mercado latino-americano
Empresa referência em cruzeiros de luxo terá base em Montevidéu, no Uruguai.
Newsletter
Receba as novidades