Rio anuncia decreto com protocolos para a liberação de grandes eventos

O prefeito do Rio, Eduardo Paes disse que novo texto deve ser publicado no início da próxima semana
Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes durante pronunciamento

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que um decreto com protocolos para a realização de eventos na cidade será publicado no início da próxima semana. Os eventos-teste exigirão um teste negativo para a covid-19 feito em até 12 horas antes do evento para todos os participantes, além de comprovante de vacinação no caso de pessoas com 60 anos ou mais, que deverão ter tomado a segunda dose há pelo menos 14 dias. As informações são do portal O Globo.

“Muito provavelmente, na segunda, vamos publicar decreto em que estabelecemos a possibilidade de realização de eventos com uma série de protocolos. Isso já acontece em vários países do mundo. A ideia é que as pessoas possam participar mediante teste rápido, e repetição do teste depois. O decreto trará o protocolo claro”, disse Eduardo Paes.

De acordo com o comitê científico, os eventos-teste podem acontecer mediante a apresentação de teste rápido de antígeno e/ou histórico de vacina. A capacidade de lotação do local do evento deve observar a categoria de risco do município no momento de sua realização. A junta de cientistas pede ainda que a prefeitura privilegie eventos ao ar livre. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o projeto deve começar a sair do papel dentro de 45 dias, prazo de aprovação para as propostas de eventos, que podem incluir shows.

Decreto em vigor

Na semana passada, a prefeitura publicou um decreto em que trouxe as regras para conter o avanço a Covid-19 no município. Entre as flexibilizações, que são válidas até 20 de maio, próxima quinta-feira, voltou a ser permitido o banho de mar e a presença de pessoas na areia nos fins de semana nas praias. Casas de espetáculo podem abrir as portas com 40% da capacidade (se forem ambientes fechados).

Nas praias, a atuação do comércio ambulante (vendedores e barraqueiros) volta a ser permitida. Antes, essas atividades só eram autorizadas durante a semana. As áreas de lazer também podem voltar a abrir aos domingos.

Foi liberado no último decreto:

A realização de eventos em áreas particulares;

O funcionamento de casas de espetáculo e concerto, com 40% da capacidade se forem ambientes fechados e 60% da capacidade se forem ambientes abertos;

A circulação de pessoas em áreas públicas das 23h às 5h;

Em bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres fica permitido o consumo apenas para clientes sentados, com distanciamento mínimo de dois metros entre cada conjunto composto por mesa e cadeiras, limitado a oito ocupantes, sendo admitida música ao vivo até as 23h.

O que permanece suspenso:

O funcionamento de boates, danceterias e salões de dança;

A realização de rodas de samba e de festas que necessitem de autorização transitória, em áreas públicas e particulares;

A entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no município, exceto aqueles que prestem serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem, neste caso, reserva de hospedagem.