Rio de Janeiro exigirá comprovante de vacinação para frequentar locais fechados

A exemplo do que está acontecendo em outras cidades pelo mundo, o Rio de Janeiro vai exigir comprovante de esquema vacinal completo contra a Covid-19.

A exemplo do que está acontecendo em outras cidades pelo mundo, o Rio de Janeiro vai exigir comprovante de esquema vacinal completo contra a Covid-19 para quem pretende frequentar espaços fechados, como boates e estádios de futebol, a partir do mês de setembro, quando estão previstas para começar a vigorar as novas medidas de flexibilização. 

Pelo plano da nova etapa de flexibilização das regras anunciado pela prefeitura na sexta-feira passada, a partir de 2 de setembro os estádios de futebol estarão liberados para receber 50% de sua capacidade. Mas, para frequentar as arquibancadas, o torcedor terá de comprovar que já foi imunizado com as duas doses. O mesmo vai valer para o público das boates, casas de shows, festas em locais fechados, que também poderão receber 50% de capacidade, na mesma data, pelo plano.

De acordo com matéria divulgada no Globo.com, o comprovante será exigido também nos centros de convivências de idosos e até mesmo para ter acesso a programas de assistência da prefeitura. Também de acordo com divulgado, a princípio o carioca que quiser frequentar esses espaços poderá apresentar o certificado digital de vacinação pelo app ConecteSUS. 

O método é semelhante ao que será adotado por Nova Iorque, que a partir dessa terça-feira vai passar a exigir a apresentação do comprovante de vacinação para as pessoas que queiram frequentar restaurantes, fazer academias de ginásticas ou ir a lugares fechados como os cinemas e os teatros.

Também em setembro prefeitura do Rio deve dar prosseguimento com a busca ativa, telefonando para as pessoas que não compareceram nos postos de vacinação dentro da data prevista originalmente. As medidas são necessárias porque um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que cerca de 100 mil cariocas estão sem a imunização completa. Destes, 55 mil, ou seja, mais da metade possuem entre 60 e 64 anos.

Ao anunciar o novo plano de flexibilização, na semana passada, o prefeito Eduardo Paes condicionou as ações ao cenário epidemiológico continuar favorável; as vacinas chegarem conforme planejado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde; a vacinação dos cariocas continuar sendo realizada de maneira eficaz e engajada; e alta cobertura vacinal da população acima de 60 anos e com comorbidades. Para que a retomada ocorra como planejado, a ideia é, até setembro, que 77% da população já tenha recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e que 45% já estejam vacinados com a segunda dose ou dose única.

Plano de retomada Rio de Janeiro:

2 de setembro – Liberação de eventos em ambientes abertos; permissão de público com esquema vacinal completo nos estádios (com 50% da capacidade) e liberação de público em boates, casas de show e festas em locais fechados com esquema vacinal completo e com 50% da capacidade. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.

17 de outubro – Boates, casas de show, festas em locais fechados e os estádios estarão liberados para abrir com 100% da capacidade desde que o público apresente esquema vacinal completo. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.

15 de novembro – O uso de máscara será obrigatório apenas em transporte público e estabelecimento de saúde. A partir dessa data, a prefeitura vai liberar a livre circulação das pessoas, sem restrição de capacidade e distanciamento.


Fonte: Globo.com