Canais
Turismo
publicado em 11 de janeiro de 2019 -  0h23

RioAmaLapa busca valorizar o centro antigo

A nova atração foi inaugurada no dia 10 de janeiro e fica na Praça Cardeal Câmara, também conhecida como Praça dos Arcos.

Sergio Junqueira Arantes

Os turistas que visitam o Rio terão mais um motivo para ir à Lapa, uma das regiões mais boêmias da cidade: o mobiliário urbano Rio❤Lapa (RioAmaLapa). A nova atração foi inaugurada hoje (10 de janeiro) e fica na Praça Cardeal Câmara, também conhecida como Praça dos Arcos. A ação é parte de um plano de valorização do Rio Antigo como destino turístico e cultural não apenas no período noturno, mas com oferta de ampla programação diurna, incluindo atividades artísticas, além de ações de impacto social.

Inspirada em peças de cidades como Amsterdã (“IAmsterdam”), Nova York (“I❤NY”) e São Paulo (São Paulo É Tudo de Bom), a peça Rio❤Lapa (RioAmaLapa) tem 2 metros de altura por 11 metros de largura e fica a 80 metros de distância dos Arcos da Lapa e a 18 metros da Avenida Mem de Sá. A estrutura, de autoria de Caio Leitão, foi produzida pela empresa de design Studio A2, com chapas galvanizadas e acabamento em pintura automotiva, com tratamento anticorrosivo, e tem elementos que simbolizam o bairro, como o bondinho, o samba e o patrimônio histórico.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre órgãos públicos (Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência do Centro/Prefeitura e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH) e o Polo Novo Rio Antigo, associação que reúne mais de 120 empreendimentos locais - antiquários, confeitarias, hotéis, bares e espaços musicais – na região da Lapa, Rua do Lavradio, Praça Tiradentes, Carioca, Cinelândia e arredores. A realização do mobiliário teve patrocínio cultural da Antarctica (Ambev).

Presidente do Polo Novo Rio Antigo, Thiago Cesário Alvim, sócio do Carioca da Gema, lembrou que a região é vitrine do Rio no Brasil. “A proposta é marcar o início do verão, estação mais turística do ano, atraindo mais visitantes e iniciando um processo de melhorias. Esse tipo de ação reforça a relação com a cidade. Será como um cartão de boas-vindas”, ressaltou o empresário.

O idealizador da campanha foi Leo Feijó, empreendedor cultural que já restaurou diversos imóveis no Corredor Cultural para destinação artística nos últimos 15 anos e foi subsecretário na Secretaria de Estado de Cultura coordenando o setor da música. Conceitos como o de place branding e metodologias de criação de redes locais foram aplicadas no processo. “Realizamos encontros com artistas, produtores, guias de turismo, empresários, moradores e órgãos públicos para entender quais as principais demandas e assim elaborar um plano estratégico. A peça é apenas um primeiro passo, como um canal para que as pessoas expressem esse sentimento de pertencimento e relação afetiva com a Lapa e o Rio”, explica Leo Feijó.

A cerimônia teve apresentação do Bloco Afro Orunmilá e contou com a presença de representantes dos órgãos públicos municipais e estaduais. Durante o evento, o diretor da Riotur, Mauricio Werner, anunciou a instalação, em breve, de um posto de informação turística para atendimento aos visitantes na Praça Cardeal Câmara, próximo ao mobiliário. Na ocasião, o superintendente do Centro, Pablo Mello, destacou que a operação Lapa Presente será permanente na Lapa. O novo mobiliário também ganhou iluminação especial feita pela RioLuz.

Ficha técnica “Rio❤Lapa”

Realização: Polo Novo Rio Antigo

Patrocínio cultural: Antarctica (Ambev)

Apoio Institucional:

Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Superintendência do Centro/Prefeitura, RIOTUR, TurisRio, IRPH

Agradecimentos: IPHAN, Sebrae e SindRio

Arte: Caio Leitão, Marcelo Rodrigues e Paul Davies

Fotos: Gui Maia

Idealização: Leo Feijó

Coordenação Distrito Cultural da Lapa/SEC: Tânia Amorim

Superintendente de Artes/SEC: Patrícia Lins e Silva

Agradecimentos: Pablo Mello, Marcelo Rotenberg, Paulo Vidal, Clara Valente e Lucienne Figueiredo

Fonte: assessoria

Veja também:

03/07/2020
Trend e Visual Turismo lançam selo de biossegurança
Marcas integram a CVC Corp e utilizam o selo para identificar quais meios de hospedagem seguem novos protocolos por conta da pandemia.
29/06/2020
Diretoria compra operação de seguro viagem da APRIL no Brasil
Sete executivos fecham acordo com a multinacional francesa para a aquisição.
29/06/2020
Conselho Consultivo de Mercado fortalece ações protagonizadas pelo Movimento Supera Turismo Brasil
Formado por respeitadas lideranças setoriais do setor de viagens e turismo, o Conselho espelha o espírito colaborativo e a coesão de propósito que promove união de forças entre todos os participantes.
24/06/2020
MOVIMENTO SUPERA TURISMO BRASIL e Coletiva Mídia formalizam parceria de impacto nacional
A mensagem de valorização do setor de viagens e turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável alcança todas as cinco regiões do território nacional.
Newsletter
Receba as novidades