SP anuncia calendário de eventos-teste

SP compra 4 milhões de doses de CoronaVac para paulistas, amplia horário de funcionamento das atividades econômicas em todo o estado e anuncia 30 eventos-teste
Governador de São Paulo João Doria

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira a compra de 4 milhões de doses da vacina CoronaVac para acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 no estado. A primeira entrega deve ocorrer ainda nesta quarta, com 2,7 milhões de ampolas vindas da China. O restante, 1,3 milhão, é esperado para até 26 de julho.

Com essa quantidade extra de imunizantes, negociada diretamente pelo governo paulista junto ao laboratório Sinovac, um novo calendário deve ser apresentado nos próximos dias. O uso dessas vacinas será dedicado exclusivamente ao estado de São Paulo, sem entrar no estoque do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Na mesma coletiva de imprensa, realizada no Palácio dos Bandeirantes, o governador anunciou relaxamento na quarentena a partir desta sexta-feira, 9 de julho, feriado no estado. O horário de funcionamento de atividades econômicas será ampliado até as 23h — anteriormente, o fechamento de estabelecimentos era marcado para as 21h. Assim, o toque de recolher valerá entre as 23h e as 5h.

O governo também permitiu o avanço da ocupação dos estabelecimentos, de 40% para 60%. Essas novas regras valem até 31 de julho.

Eventos

O governo estadual anunciou um calendário de eventos teste que envolvem 14 eventos sociais, 12 eventos de economia criativa, dois eventos esportivos e dois eventos de negócios.

Entre os eventos já com datas marcadas estão a feira Campus Party, que deve ocorrer entre 28 de outubro a 2 de novembro; a Oktoberfest, de 25 de novembro a 12 de dezembro e a CCXP, de 15 a 20 de dezembro. O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 está previsto para 21 de novembro.

O evento mais recente, segundo o calendário, será a Expo Retomada, feira de negócios na cidade de Santos, no litoral paulista, em 21 e 22 de julho.

O acesso a esses eventos será restrito a pessoas já vacinadas. Eles serão promovidos com “rígidos controles sanitários”, como testagem de todos antes do ingresso nos locais e “monitoramento dos participantes'', afirmou o governador. A ideia é que essas experiências sirvam de modelo para uma retomada segura de eventos no estado.

Representantes de entidades e de eventos-teste confirmados no estado de São Paulo participaram da coletiva de imprensa. Entre eles, Paulo Passos, Abrace, Ricardo Dias, Abrafesta, Tonico Novaes Campus Party

Em relação à semana anterior, São Paulo apresenta queda de casos (-20,6%), mortes (-10,6%) e internações (-11,4%) por Covid-19, simultaneamente. Trata-se da segunda semana consecutiva em que o estado mira para esse cenário de redução no trio de indicadores.

— A queda não ocorreu no estado de São Paulo de maneira uniforme. Ela começou um pouco antes na Grande São Paulo e na Baixada Santista — explicou o coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo. De acordo com o especialista, a redução no interior do estado demorou mais para acontecer, em comparação com essas duas regiões.

O ritmo da doença em velocidade variada no estado ainda causa, portanto, impacto em regiões do interior, que apresentam atualmente ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) superior a 80% — Gabbardo não especificou quais são essas localidades. Por outro lado, a Grande São Paulo tem 64,56% de ocupação de leitos de UTI.

Outra flexibilização anunciada é a da retomada das aulas presenciais nos ensinos técnico e superior. A partir de 2 de agosto, faculdades públicas e privadas poderão voltar a oferecer classes presenciais com até 60% de lotação.

Nesta quarta, o governador João Doria (PSDB) também reiterou o compromisso de que o Instituto Butantan antecipará em 30 dias a conclusão da entrega dos 100 milhões de doses da vacina CoronaVac comprados pelo Ministério da Saúde.

Pelo contrato, o instituto poderia entregar esses lotes até 31 de setembro ao PNI. A ideia de finalizar o contrato um mês antes já havia sido anunciada por Doria nos últimos meses, mas a escassez de matéria-prima para a produção da vacina colocava essa proposta em risco.

Programa de flexibilização prevê:

  • Antecipação da entrega de 100 milhões de doses da Coronavac para o PNI em 30/08
  • Chegada de 12 mil litros de IFA em 14/07
  • Compra de 4 milhões de doses extras da Coronavac para a vacinação no Estado de SP
  • Ampliação de horários: a partir de 9/7, comércio, bares e restaurantes podem fechar às 23h, com aumento de 40% para 60% na capacidade de ocupação
  • Volta as aulas presenciais do ensino técnico e Superior a partir de 2/08, com 60% de ocupação (e 100% de ocupação para cursos de Saúde).
  • SP vai realizar 30 eventos de teste a partir de 17/7, com pessoas testadas e vacinadas