SPTuris presente na Incentive Travel & Meeting Executives Show

A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de promoção turística e de eventos da Cidade de São Paulo, está presente na Incentive Travel & Meeting Executives Show (IT&ME), maior feira do mercado americano do turismo de incentivos, congressos e convenções, que está sendo realizada em Chicago, EUA, até o dia 27 de setembro. Em sua 66ª edição, a feira oferece a oportunidade de contato com diversos executivos com poder de decisão para a escolha das sedes dos programas de viagens de incentivos e eventos de suas respectivas associações e empresas.

A participação da cidade de São Paulo acontece dentro do stand da StarCite, companhia norte- americana especializada em marketing de destinos. Juntamente com o Amazonas, Rio de Janeiro e Costa do Sauípe, a capital paulista será divulgada por meio do Brazil Meetings & Incentive Consortium, consórcio que propõe opções de pacotes combinados para incentivo e eventos corporativos. A idéia é oferecer um programa no qual São Paulo entra como destino para eventos, reuniões de trabalho, noite social e entretenimento e os outros destinos nacionais entram como complemento para passeios.

A divulgação de São Paulo se dará, principalmente, por meio do novo manual "Destino São Paulo – Turismo de Negócios e de Incentivo", voltado para operadoras e agências de viagens especializadas, empresas organizadoras de eventos e executivos responsáveis pelos departamentos de viagens nas empresas. O objetivo do material é mostrar os espaços e a infra-estrutura de serviços disponível na cidade, bem como a vasta rede de atrações que podem fazer da capital paulista não somente um charmoso e diferenciado destino de eventos, como também o ponto alto de uma viagem de incentivos junto aos funcionários das companhias.

A publicação, de 76 páginas, aborda temas como “Por que São Paulo é o melhor destino para seus eventos e negócios”, “Razões para fazer da cidade o ponto alto de um programa de incentivos”, bem como argumentos para vencer eventuais resistências e mitos existentes em relação à capital paulista como destino. Traz também destaques como a ampla oferta de opções gastronômicas e culturais, a infra-estrutura de eventos e serviços, sugestões de roteiros temáticos e de um dia, música, artes, compras e, claro, alguns dos principais pontos turísticos da capital, em geral divididos por regiões da cidade, além de um calendário com os principais eventos anuais.

A área de infra-estrutura para eventos e negócios ressalta os espaços para feiras e exposições, centros de convenções, espaços em hotéis, locais surpreendentes e inusitados, espaços especiais, além de apresentar dicas e um guia de viagem para facilitar a vida de quem visita a cidade como transportes, telefones úteis, informações turísticas, dicas, segurança, endereços etc.

Com uma tiragem inicial de cinco mil exemplares, o material é apresentado nas versões em português, inglês e espanhol, e traz ainda um CD-ROM para apoiar a venda da cidade, como fotos para a confecção de folhetos e material promocional, mapas, vídeos, roteiros e até mesmo apresentações para treinamento e capacitação.

Para o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, essa é mais uma grande oportunidade para a crescente consolidação turística da cidade, pois trata-se de um segmento cujos interesses nos negócios e benefícios que podem ser agregados pelo destino contam significativamente. “E a força econômica de São Paulo, bem como sua infra-estrutura, não deixa dúvidas”. Segundo ele, a capital paulista já está consolidada como a capital latino-americana dos negócios e eventos. Esse segmento atrai anualmente entre 4,5 milhões e 5 milhões de turistas para a cidade, 50% do total.

Entre os visitantes de fora do país, os turistas dos Estados Unidos são os que mais desembarcam em São Paulo – principalmente quando o motivo são os negócios – seguidos por Argentina e Alemanha, respectivamente. Quase 70% (68,4%) dos norte-americanos que chegam ao Brasil se dirigem a São Paulo. O mesmo acontece com 58,08% dos alemães.